Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Com estoque em nível crítico, Hemonúcleo de Teresópolis convoca doadores de sangue de todos os tipos

Teresópolis RJ
Com estoque em nível crítico, Hemonúcleo de Teresópolis convoca doadores de sangue de todos os tipos

Teresópolis, 24 de maio de 2013 – Por conta da situação crítica do estoque de sangue, o Hemonúcleo Teresópolis está convocando os doadores de todos os tipos sanguíneos, especialmente ‘O’ e ‘A’ positivo e negativo, para regularizar a sua reserva. Em média, são feitas em torno de 50 a 60 doações por semana, mas desde abril esse número vem caindo, com o registro atualmente de 20 atendimentos. 

Segundo a assistente social Rita Valadão, responsável pelo setor de captação de doadores da unidade, a queda pode estar relacionada à campanha de vacinação contra a gripe. Isso porque após tomar a vacina, as pessoas ficam impedidas de doar sangue por até 45 dias. Ela teme que a situação, que já é desconfortável, piore ainda mais. 

“Homens podem fazer a doação a cada 60 dias e mulheres, a cada 90 dias. As pessoas não deveriam doar apenas quando há campanha, ou um familiar ou amigo precisa de sangue. A fidelização da doação é o ideal para repor o estoque constantemente”, alerta Rita Valadão.

Para doar deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Em virtude do feriado nacional de Corpus Christi, na próxima semana o Hemonúcleo funcionará de segunda a quarta, das 8h às 12h. O endereço é Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e o telefone para mais informações, (21) 3641-5872.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário