Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Confraternização e caminhada na semana de doação de leite materno em Teresópolis

Denise Dias com a filha Maria Luísa: “A doação ajuda a salvar vidas”
Confraternização e caminhada marcam a semana de doação de leite materno-Neste domingo, 19, tem mobilização na Feirinha de Teresópolis, no Alto

Teresópolis, 16 de maio de 2013 – Em Teresópolis, as comemorações pela Semana Estadual de Doação de Leite Humano tiveram início na manhã desta quinta-feira, 16, com uma homenagem às doadoras de leite materno cadastradas no Centro de Lactação de Teresópolis e no Posto de Coleta de Leite Humano. A data foi criada pela lei estadual 6237/2012, de autoria da deputada estadual Claise Maria Zito e é celebrada anualmente na semana do dia 19 de maio.

As ações prosseguem na manhã deste domingo, 19, quando equipe da Secretaria de Saúde fará uma caminhada para divulgar a importância da doação de leite materno. Realizada no Dia Estadual de Doação de Leite Humano, a atividade de sensibilização pretende ampliar o número de doadoras no município e acontecerá na Feirinha de Teresópolis, localizada na Praça Higino da Silveira, no Alto. Na ocasião, também será feita uma campanha de arrecadação de embalagens para o armazenamento do leite doado.

A confraternização promovida nesta quinta-feira no Centro Materno Infantil, na Várzea, reuniu as doadoras e as equipes do Programa de Aleitamento Materno do Município. Conscientização sobre o ato de doar, distribuição de brindes e de camisa e lanche marcaram o encontro.

“O objetivo foi fazer um chamamento para a necessidade da doação de leite, pois ainda estamos muito aquém do que precisamos. São muitos bebês prematuros e ainda não temos quantitativo para ceder a todas as crianças. Houve ainda a troca de vivência e experiências entre as doadoras e, por fim, a confraternização entre elas, suas famílias e as equipes da Secretaria de Saúde”, assinalou a médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, coordenadora da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

A Subsecretária de Saúde, Claudia Miguel, e a diretora do Centro Materno Infantil, Carmen Lúcia Santos, também acompanharam a confraternização. “Muito bom ver que não cuidamos só da doença, mas também investimos na prevenção. Leite materno é vida e essencial para que nossas crianças cresçam saudáveis”, pontuou Claudia Miguel. “Que as mães continuem amamentando os seus filhos e doando o leite materno excedente para aquelas que não produzem”, incentivou Carmen Lúcia.

Coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, a nutricionista Cleoneide Tavares chamou a atenção para a importante iniciativa de doar o excedente do leite materno. “As doações que recebemos ajudam os bebês prematuros e as mães que não produzem leite, contribuindo para que elas tenham a oportunidade de amamentar de forma indireta”.

Mãe da pequena Maria Luísa, de cinco meses, Denise Dias, 25 anos, é doadora regular de leite materno. “É importante aproveitar o excesso de leite e evitar que fique acumulado, de empedrar e até de secar. A doação ajuda a salvar vidas, com certeza”.

Solidariedade

Resultado da parceria firmada entre a Prefeitura e o Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão no Rio de Janeiro, o Centro de Lactação e o Posto de Coleta de Leite funcionam desde agosto de 2011 no Centro Materno Infantil, na Várzea. Têm como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno no município, além de oferecer orientações às mães que tenham dificuldades quanto à amamentação.

Atualmente as unidades registram 27 doadoras de leite materno ativas. Os 52 frascos arrecadados por semana são enviados para o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde o leite é processado e qualificado. Depois de pasteurizado, o produto está pronto para servir de alimento para prematuros e recém-nascidos internados nos hospitais de Teresópolis.

Para se cadastrar como doadora de leite materno basta comparecer ao Centro Materno Infantil (Avenida Lúcio Meira, 1130, Várzea), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para mais informações é (21) 2742-4997.
Equipes do Programa de Aleitamento Materno, do Posto de Coleta e do Centro Materno Infantil com as doadoras de leite materno
Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário