Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

FESO Teresópolis vence licitação e assume administração do PSF

Prof. Luis Eduardo: "Todos os que integram o sistema de saúde devem participar com a intenção de dar o melhor de si".
FESO vence licitação e assume administração do PSF

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) venceu o processo licitatório para o gerenciamento e execução das atividades e serviços de saúde no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. O resultado do processo foi anunciado pela Comissão Julgadora da Prefeitura de Teresópolis no dia 22 de maio. O professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da FESO, justifica o interesse da Instituição em contribuir na gestão dos Postos de Saúde da Família (PSFs) alegando que a inserção dos estudantes neste cenário de prática é fundamental para o processo de formação de profissionais de saúde do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

A importância do PSF

O Programa Saúde da Família, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, que consiste na implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. A ideia do programa é manter nos PSFs equipes responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias de uma determinada área geográfica. Estas equipes ficam encarregadas de atuar com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, além da manutenção da saúde desta comunidade.

“Entendemos que, como um centro formador de recursos humanos para a área de saúde, a presença dos professores e dos estudantes ajuda a qualificar o serviço, o que é fundamental em nossa visão”, explicou o professor Luis Eduardo, ressaltando ainda que é preciso que as ações da rede de saúde sejam articuladas entre si: “Todos os que integram o sistema de saúde devem participar com a intenção de dar o melhor de si para a rede funcione de forma articulada, integrada e, sobretudo, com a visão de que devemos atender a população com carinho, com toda a atenção e consideração de que a comunidade precisa. Para tanto, a FESO estruturou uma coordenação que estará acompanhando, junto à Secretaria Municipal de Saúde, o desempenho da estratégia”.

Equipes qualificadas para receber a população

Quanto à preocupação da população em relação ao remanejamento de profissionais que já atuam no programa — questão levada recentemente à discussão na Câmara Municipal de Vereadores — o professor Luis Eduardo afirma que a intenção é, em princípio, aproveitar todos que estejam capacitados para atuar num atendimento de qualidade, através de um processo de seleção público. “A FESO é sempre muito sensível com as questões sociais. O emprego e a dignidade das pessoas sempre fizeram parte da nossa preocupação, que é a visão de quem está numa posição de educador. Precisamos contribuir para que a sociedade tenha esta visão mais solidária com as pessoas. Em nosso projeto está dito que vamos fazer uma seleção pública para contratar trabalhadores para os PSFs, e com isso queremos que integrem o programa aqueles que estão qualificados para a estratégia da saúde da família”, esclareceu.

Em reunião realizada na prefeitura em 28 de maio, representando a FESO/UNIFESO, os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da FESO; Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico e Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde — se encontraram com o prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa; o secretário municipal de Saúde Carlos Otávio Monteiro de Sant’Anna, o vereador Maurício Lopes, presidente da Câmara Municipal, diversos vereadores e funcionários da prefeitura lotados no PSF.

Ficou ajustado que os funcionários da Fibra, organização social que até então administrava o PSF, serão contratados provisoriamente por dois meses, prazo necessário para a organização da seleção pública da qual todos poderão participar. Quanto aos funcionários da prefeitura, eles deverão ser aproveitados na ampliação do PSF e da Atenção Básica que o governo municipal irá promover.

O projeto da FESO, em conformidade com a legislação e o edital da licitação, incorpora também uma avaliação do desempenho dos funcionários e o oferecimento de um curso de especialização em Saúde da Família para quem tem curso superior, e um de capacitação em PSF para quem tem o ensino médio. Será instituído ainda um projeto de educação permamente, que reorganiza o processo de trabalho, conforme aprovado no projeto.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário