Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Principais notícias de Teresópolis-Resumo dos releases PMT

Teresópolis RJ
Principais notícias de Teresópolis

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta, 10 de maio-A Secretaria Municipal de Saúde alerta: esta sexta-feira, 10 de maio, é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe. O atendimento acontece em 21 postos, na cidade e no interior, das 8h às 17h. Desde o início da campanha, em 15 de abril, foram imunizadas 28.275 pessoas no município, o que representa 90,91% de cobertura da meta, que é vacinar 31.102 indivíduos. Devem se vacinar crianças de 6 meses a dois anos, idosos, gestantes e trabalhadores do setor de saúde, além de portadores de doenças crônicas com indicação médica. 

Mart'nália faz show neste sábado, 11, na Feirinha de Teresópolis-Ótimo programa para a noite deste sábado, 11, é o show da cantora Mart'nália, um dos nomes de destaque da nova geração do samba. A filha de Martinho da Vila fará uma animada apresentação às 19 horas na Feirinha de Teresópolis, no Alto. Com entrada franca, o show faz parte da Caravana SESI Cultural, resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e o SESI/ FIRJAN.

Prefeitura constrói muro e passarela na Rua Jorge Lóssio, no Alto-A Prefeitura de Teresópolis está concluindo a construção de dois muros de contenção na Rua Jorge Lóssio, no Alto. Constam ainda das obras, realizadas pelos funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, uma passarela de madeira com rampas de acesso para cadeirantes e uma calçada de 80 metros de extensão com guarda-corpo. Asfaltamento da rua, pintura e a construção de um pequeno jardim completam o pacote.

Sebrae/RJ inicia capacitação do Programa Compra Mais-O SEBRAE/RJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento, e apoio da Prefeitura, dá início às capacitações gratuitas de gestores públicos e dos micro e pequenos empresários em Teresópolis dentro do Programa Compra Mais. O programa visa ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais dos municípios da Região Serrana. O curso ‘Compras Governamentais com aplicação dos benefícios para as Micro e Pequenas Empresas e Agricultura Familiar’ será realizado de 14 a 16 de maio, das 9h às 18h, no auditório da Associação Comercial, na Várzea. As inscrições e reservas de vagas podem ser feitas até esta sexta-feira, 10 de maio, pelos telefones (21) 2643-4979 e 2643-5484.

Mês de eventos para comemorar os 25 anos da Casa de Cultura-Neste mês de maio, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, uma das principais unidades culturais de Teresópolis, comemora 25 anos de fundação. Para comemorar a data, a Secretaria de Cultura programou um mês de eventos gratuitos. Entre as atrações programadas estão exposições, recital, teatro e concerto de piano. A programação continua nesta sexta, 10 de maio, com a posse da nova diretoria da Sociedade dos Artistas de Teresópolis e abertura de exposição comemorativa às 19h30, na Casa de Cultura. No sábado, 11, acontece a apresentação da Camerata Theresa Christina, às 20h, também na Casa de Cultura.

Começam a limpeza e dragagem do Rio Paquequer-A pedido da Prefeitura, o Instituto Estadual do Ambiente deu início nesta segunda-feira, 6, à dragagem e limpeza do Rio Paquequer, na altura da Rodoviária, na Várzea. O serviço é executado por empresa contratada pelo Governo do Estado. Uma escavadeira hidráulica desobstrui a passagem das águas. De menor porte, a máquina tem mais condições de realizar o trabalho em locais de difícil acesso. A intenção é fazer a dragagem em toda a extensão do rio, desde o Alto até a Posse, passando pelo centro da cidade.

Hemonúcleo convoca doadores de sangue O positivo e negativo-O Hemonúcleo Teresópolis solicita com urgência a doação de sangue de todos os tipos, especialmente ‘O’ positivo e ‘O’ negativo, para regularizar os seus estoques. Para doar, é necessário estar bem alimentado, mas não ter ingerido alimentos ricos em gordura, possuir boa saúde e ter idade entre 16 e 67 anos, além de apresentar documento de identidade. O Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h. O telefone para mais informações é (21) 3641-5872.

Exposição do Cavalo Pampa e Mangalarga Marchador reúne expositores em Teresópolis-Criadores e expositores de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais participam das exposições especializadas de cavalos Pampa e Mangalarga Marchador neste mês, em Teresópolis. De 16 a 18 de maio, o Parque Municipal de Exposição, em Albuquerque, receberá a IX Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador. Já entre os dias 23 e 25, também no Parque de Exposição, acontecerá a VI ExpoPampa Teresópolis, com os melhores cavalos da raça. Com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador e da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa, as exposições contam com o apoio da Prefeitura através do fornecimento do espaço físico e da infraestrutura.

Etapa Municipal da Conferência das Cidades acontece nos dias 17 e 18 de maio-Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”, a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades será realizada nos dias 17 e 18 de maio, na Escola Municipal Maçon Lino Oroña Lema, na Várzea. Os interessados poderão se inscrever no dia 17, até 19h, e no dia 18, até 10h, no local do evento. Durante a Conferência também será realizada a audiência pública para eleição da nova composição do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Sustentável. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio, das 12h às 18h, na Secretaria de Planejamento, localizada no 3º piso da Prefeitura.

Teresópolis recebe etapa do X-Terra Brazil Tour 2013-Teresópolis recebe nos dias 1 e 2 de junho mais uma etapa do circuito X-Terra Brazil Tour 2013, conhecido festival de esportes de aventura. O evento acontecerá no Hotel Fazenda Boa Vida, em Vieira, no interior do município. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.xterrabrasil.com.br. Com organização da X3M Sports Business, a competição tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Esportes e Lazer. A etapa contará com provas de triathlon, duathlon, mountain bike e corrida noturna.

Prefeitura revitaliza praças, pontes e fontes da cidade-A Praça dos Expedicionários, no bairro São Pedro, as pontes no entorno da Praça Olímpica, na Várzea, e a fonte da Fonte Santa, no bairro da Fonte Santa, estão sendo revitalizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. Todos os pontos passaram por limpeza geral, poda de árvores e nova pintura. A ação faz parte de um programa de melhorias, visando os aspectos visuais, de segurança e de saúde pública.

Teresópolis participa da 11ª Semana Nacional de Museus-Entre os dias 13 e 19 de maio será comemorada a 11ª Semana Nacional de Museus. O objetivo é celebrar o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. Em todo o país, 1.252 instituições vão participar com atividades em 535 municípios. Representando Teresópolis, a Secretaria de Cultura participará do evento com uma série de atividades abertas ao público. Espetáculo teatral e palestras fazem parte da programação, que será realizada na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro).

Sine oferece 24 oportunidades de emprego-O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 24 vagas disponíveis para 14 funções, entre elas, serralheiro, servente de obras, cozinheiro e promotor de vendas. Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

Educação se prepara para Prova Brasil 2013-A Secretaria Municipal de Educação tem investido em estratégias pedagógicas em preparação para a Prova Brasil. Trata-se de uma avaliação da qualidade do ensino no país, aplicada pelo Ministério da Educação aos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Uma das estratégias é a Avaliação Anual do Conhecimento dos Estudantes, elaborada por professores de matemática e de língua portuguesa da rede municipal de ensino. A ideia é que os alunos de todos os anos de escolaridade sejam avaliados durante o ano letivo.

Casa cheia no 5º Encontro de Cultura de Raiz-No último domingo, dia 5, a Casa de Cultura Adolpho Bloch ficou lotada para mais um Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Secretaria de Cultura. Em sua quinta edição da temporada 2013, o evento contou com mais de 20 apresentações, dedicadas ao Dia das Mães e aos 25 anos da Casa de Cultura. Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao longo de quatro anos foram realizadas 43 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca. A próxima edição acontece no dia 2 de junho.

Secretaria de Educação e UNIFESO firmam parceria pela saúde-A Secretaria Municipal de Educação e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) firmaram parceria focada na promoção da saúde. A proposta é que, a cada 15 dias, estudantes e professores do Curso de Graduação em Enfermagem atuem nas turmas da Educação de Jovens e Adultos no município, com palestras, aulas e reflexões sobre temas ligados à saúde. A próxima ação desta parceria acontecerá no dia 16 de maio, às 19h, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Várzea. Na ocasião será ministrada palestra sobre prevenção de acidentes domésticos.

Modinhas agradam plateia no Projeto Música na Matriz-No último domingo, 5 de maio, foi realizada a terceira edição de 2013 do Projeto Música na Matriz com o Trio Orpheus, formado pelos músicos Geremias Cruz (violão), Célia Seabra (canto e flauta), e Giordano Marrelli (violino). Com recital de quase uma hora de duração, o trio encantou a plateia na Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Criado em 1994, o Projeto Música na Matriz é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e conta com apresentações mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês.

CRAS do Barroso promove tarde especial em homenagem às mães-As famílias atendidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso participaram de uma confraternização nesta quarta-feira, 8, em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, 12 de maio. Música ao vivo, sorteio de brindes, distribuição de lembranças, corte de cabelo e escova fizeram parte da programação. O CRAS funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Atende em torno de 480 famílias, com assistência psicológicanciate tarde especial em homenagem ao Dia das M idadepal de Educaç e chaveirohomenagem ao Dia das M e social, reuniões de apoio e cadastramento no Programa Bolsa Família. Também são oferecidas oficinas de geração de renda e aulas capoeira para crianças. O telefone para informações é (21) 3642-1055.

Alunas do curso de fotografia realizam ensaio ao ar livre-Alunas de uma das turmas do curso gratuito de fotografia, oferecido pela Secretaria de Cultura de Teresópolis, saíram na tarde desta quarta-feira, 8 de maio, para uma espécie de laboratório ao ar livre. Elas visitaram o Mirante da Granja Guarani e o Soberbo, onde fizeram registros fotográficos. Em breve o curso de fotografia abrirá inscrição para sua terceira turma. As aulas serão realizadas às quartas-feiras, pela manhã, e ministradas pela professora Nicole Algranti. As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja - Alto), de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Cultura abre vagas para os cursos de Coral e Canto-Estão abertas as inscrições para os cursos de canto e para a formação dos corais infanto-juvenil e adulto, oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura. As aulas e/ou ensaios são realizados às terças e quintas (coral) e quartas e quintas (canto), sob o comando do professor Douglas Clemente. As inscrições são feitas no Centro Cultural Bernardo Monteverd e (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja - Alto). Mais informações pelo telefone (21) 3642-1061. Atualmente a Secretaria de Cultura de Teresópolis oferece 20 cursos gratuitos para a população, com aulas na Casa de Cultura, em Araras, e no Centro Cultural Bernardo Monteverde.

Agente Ambiental Comunitário Voluntário: novos atores da educação ambiental em Teresópolis-Aconteceu na noite desta terça-feira, 7, o primeiro módulo do curso de formação de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários, oferecido pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis. Vinte e cinco inscritos participaram da palestra ministrada pelo coordenador de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça. Apresentado no final de março, o programa tem a finalidade de incentivar a participação voluntária de qualquer pessoa, maior de 18 anos, interessada em atividades de educação ambiental, proteção e preservação dos recursos naturais. A formatura deste primeiro grupo acontece no dia 3 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário