Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Reunião do Conselho Estadual de Turismo em Teresópolis

Entrosamento entre Prefeitura e Governo Estadual: Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal, Prefeito Arlei, Presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Lopes, Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, Presidente da FCVB-RJ, Marco Navega, e Vice-prefeito Márcio Catão
Teresópolis sedia reunião do Conselho Estadual de Turismo

Encontro foi presidido pelo Secretário de Estado, Ronald Ázaro,e aconteceu paralelamente ao Seminário Teresopolitano de Turismo

Teresópolis, 29 de maio de 2013 – Realizada em Teresópolis na tarde desta quinta-feira, 28, a 46ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET) inaugurou a era dos encontros itinerantes da instituição nos municípios do interior do estado. A iniciativa atende à política de regionalização posta em prática pelo Governo do Estado. A ideia é aproveitar os grandes eventos internacionais que acontecerão no Rio de Janeiro, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, e incentivar os turistas a visitarem também os municípios do interior fluminense.

Pela primeira vez realizada fora da Capital, e com programação paralela ao I Seminário Teresopolitano de Turismo, promovido pela Prefeitura de Teresópolis no Centro de Convenções do Hotel Alpina, a reunião do CET foi coordenada pelo Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, que é presidente do Conselho e também da Turisrio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro). Ele foi recebido pelo Prefeito Arlei, o Vice-prefeito Márcio Catão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, e o Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal.

De acordo com Ronald Ázaro, a realização do encontro de trabalho em Teresópolis serviu para comprovar que o município e as cidades da Região Serrana estão preparados para receber os visitantes, e que este é o momento de resgatar a sua imagem após a tragédia de janeiro de 2011. “Hoje temos o Conselho Estadual de Turismo com mais de 50 integrantes. É um grupo forte de participação nas decisões e que nunca havia saído da Capital. Então foi proposto fazer essa reunião na Região Serrana e no município de Teresópolis para reconhecer o esforço feito pelo cidadão, o setor produtivo e o poder público de resgatar a imagem que foi maculada no momento de tragédia”. 
Abertura da reunião do Conselho Estadual de Turismo em Teresópolis: Vice-prefeito de Teresópolis, Márcio Cacau, vice-presidente da Turisrio, Nauro Grehs, vice-presidente do Conselho, Cláudio Magnavita, e Secretário de Estado de Turismo Ronald ÁzaroTeresópolis marca presença na mesa de trabalho da reunião do Conselho Estadual de Turismo, no Hotel AlpinaRecuperação do Turismo na Região Serrana é debatida na reunião do Conselho Estadual de Turismo em Teresópolis
O encontro de trabalho do Conselho Estadual de Turismo reuniu representantes de importantes instituições do setor, entre elas, a FCVB-RJ (Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro), a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), a Turisrio e a Associação de Hotéis Roteiros de Charme. Também marcaram presença representantes do Convention Bureau de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

A Reunião Ordinária do CET teve como pautas o lançamento do Plano Nacionall de Turismo 2013-2016, a apresentação da Avaliação Ambiental Estratégica do Ministério do Turismo e os relatórios do evento Goal To Brasil, realizado no início de maio, no México. Trata-se de projeto desenvolvido pela Embratur para promover as 12 cidades brasileiras que serão sede da Copa do Mundo como destino turístico no mercado internacional.

Durante a reunião, os conselheiros criticaram recentes abordagens negativas pela imprensa, relativas ao período da catástrofe de 2011, e pediram empenho nas ações de retomada do turismo na Região Serrana, atividade considerada de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da Serra.
Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal, Vice-prefeito Márcio Catão e Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, que é presidente do Conselho Estadual de Turismo e da Turisrio
O Vice-prefeito de Teresópolis, Márcio Catão, fez parte da mesa de trabalho. “A cidade agradece pela realização de tão importante reunião em Teresópolis. O Secretário de Estado Ronald Ázaro sempre nos brinda com boas propostas e tem sido o braço direito da Secretaria Municipal de Turismo”, disse Catão, destacando que o Prefeito Arlei tem em seu tripé de governo o turismo como ferramenta para alavancar o desenvolvimento do município.

O Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal, também acompanhou a reunião do CET. “Foi um presente para Teresópolis. Pela primeira vez o Conselho Estadual de Turismo se reúne fora do Rio de Janeiro”. Carregal também fez um balanço positivo do I Seminário Teresopolitano de Turismo. “O seminário foi um sucesso de público e de resultados. As pessoas interagiram e entenderam o nosso objetivo, que é fazer de Teresópolis um destino indutor do turismo”.

Para o vice-presidente da Turisrio, Nauro Grehs, que é conselheiro estadual de Turismo, a realização da reunião ordinária do CET na cidade serviu para mostrar aos formadores de opinião do turismo que a Região Serrana está preparada para receber visitantes. “A Região Serrana está com seus equipamentos e atrativos recuperados. Não temos só natureza, mas equipamentos e atrativos prontos para receber os visitantes”.
Teresópolis sedia reunião do Conselho Estadual de Turismo
Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Também cobertura do I Seminário Teresopolitano de Turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário