Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

UNIFESO Teresópolis participa do X Torneio de Atendimento Pré-Hospitalar

 Estudantes do UNIFESO participam de simulação na Praça Olímpica
UNIFESO participa do X Torneio de Atendimento Pré-Hospitalar


O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Corpo de Bombeiros, SAMU e empresas de outras cidades participaram da décima edição do Torneio de Atendimento Pré-Hospitalar de Teresópolis (APH) nos dias 23, 25 e 26 de maio, na Praça Olímpica e no Campus Sede do UNIFESO. O evento objetivou a integração das equipes de emergência, a integração entre sociedade e órgãos que atuam no APH, o conhecimento de ações operacionais em desastres e novas tecnologias e a qualificação no atendimento de emergência e segurança de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

De acordo com o professor Antonio Henrique Vasconcelos da Rosa, coordenador do curso de pós-graduação de Enfermagem, “o torneio foi uma parceria entre a pós-graduação em Enfermagem e Emergência e o grupo Eficiência, que é formado por profissionais que realizam atendimento pré-hospitalar em vias públicas”.
Estudantes do UNIFESO participam de simulação na Praça Olímpica
No primeiro dia foram realizadas atividades teórico-práticas sobre extricação (retirada de uma vítima presa em ferragens ou outros locais) e transporte, ressuscitação cárdio-pulmonar (RCP), acidentes com materiais químicos e acesso a vias áreas superiores. Também foi realizado um ensaio clínico com quatro casos reais em que os competidores puderam analisar a cinemática do trauma e as principais condutas a serem realizadas. No segundo dia aconteceram as competições, em dois grupos: um de profissionais, em que o grupo ganhador foi o do Corpo de Bombeiros de Teresópolis; e um de estudantes, com duas equipes ganhadoras: uma composta por alunos do sétimo e oitavo períodos do curso de Enfermagem, e outra composta por alunos do sexto período do curso de Medicina.
Estudantes e profissionais do UNIFESO levam 'vítimas' do simulado ao HCTCO
O responsável técnico pela organização do evento, Carlos Souza, diz que “a realização da simulação foi uma parceria entre UNIFESO, a Organização Social Eficiência, onde sou o responsável técnico, o coronel Flavio Luiz de Castro Jesus, comandante do 16º GBM, e a doutora Claudia Miguel Coelho Ramos de Souza, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Segurança e da Guarda Municipal. O objetivo do evento foi alcançado e foi de grande importância para todos conhecerem e entenderem a função de cada instituição e a integração entre elas”.

Igor Pedersoli, estudante do oitavo período do curso de Enfermagem, afirmou que “a simulação foi de grande aprendizado, pois no atendimento de emergência além da usar a teoria é preciso praticar. Então nessa simulação nós colocamos nosso conhecimento em prática, além de estarmos em contato direto com o público, que pôde ver como é feito o trabalho dos bombeiros em nossa cidade, e assim se inteirar sobre o mesmo. A pós-graduação de emergência na UNIFESO coordenada pelos professores Antonio Vasconcelos da Rosa e Marcos Cardinot, bem como o Carlos Souza, que é um dos organizadores do evento, deram todo o suporte e treinamento para que tudo ocorresse com segurança e profissionalismo”.
Estudantes e profissionais do UNIFESO na competição entre equipes no Campus SedeEstudantes e profissionais do UNIFESO na competição entre equipes no Campus Sede
 Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário