Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

Ação de vigilância em saúde no Jardim Serrano em Teresópolis

Ação integrada: Secretaria de Saúde leva vacinação animal, desratização e combate à dengue ao Jardim Serrano
Ação integrada: Secretaria de Saúde leva vacinação animal, desratização e combate à dengue ao Jardim Serrano

Teresópolis, 18 de junho de 2013 – Equipes dos setores de Controle de Vetores, de Vacinação Antirrábica, do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) e dos programas Vigisolo, Vigiágua e Vigiar, todos vinculados à Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma ampla ação integrada nesta quarta-feira, 18, no bairro Jardim Serrano.

A vacinação de cães e gatos contra a raiva foi um dos serviços mais procurados, com 228 animais imunizados. Visitas domiciliares para a investigação de focos do mosquito Aedes aegypti e orientação sobre combate à dengue também foram prestados. “Conscientizamos os moradores para que não acumulem água a fim de evitar a proliferação do mosquito, e informamos sobre os sintomas da dengue”, relatou Carlos Lessa, do PMDC. 

A comunidade contou ainda com desratização para o controle de roedores, através da colocação de raticidas em pontos estratégicos. Também foram distribuídos frascos com hipoclorito de sódio para desinfecção da água consumida pelos moradores, já que parte do bairro é abastecida por nascentes. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a água precisa ter um teor de cloro para ser desinfectada”, orientou o biólogo Miguel Ângelo Filho, responsável pelos programas Vigisolo, Vigiágua e Vigiar. 
Vacinação de cães e gatos contra a raiva animalFuncionário do Controle de Vetores e equipe do posto de saúde da FESO percorrem o Jardim Serrano na ação de desratização
Equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue em açãoEquipe do Programa Municipal de Combate à Dengue em ação
A ação já foi realizada em Cruzeiro, no interior do município, e será levada a outros bairros. “O objetivo é promover um trabalho comunitário com maior abrangência, orientando os moradores sobre os fatores de riscos ambientais que interferem na saúde humana e tomando as medidas necessárias de prevenção e controle”, definiu Alonso de Faria, coordenador da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde.

Os moradores aprovaram a iniciativa. A doméstica Débora Lemos levou o gato de estimação para vacinar contra a raiva animal. “É uma ação válida para proteger os animais, e os donos ficam mais tranqüilos”, disse. Ana Paula Moreira, que mora e trabalha no Jardim Serrano, vacinou seus animais de estimação e também recebeu hipoclorito de sódio. “O bairro precisa muito dessa atenção”, comentou.

A ação integrada contou com a colaboração da equipe do posto de saúde instalado pela FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos) no Sítio Assunção, no bairro vizinho de Quebra Frascos, unidade que segue o perfil da Estratégia de Saúde da Família.

Coordenado pelos professores universitários Jacqueline Dias da Silva e Wagner de Oliveira Rodrigues, um grupo de oito alunos do 1º período do curso de Medicina do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) produziu e distribuiu cartilhas sobre escabiose – conhecida popularmente como sarna – e pitiríase versicolor. As duas doenças de pele foram identificadas pela equipe durante as visitares domiciliares regulares que realizam na comunidade.
Vacinação de cães e gatos contra a raiva animal
 FOTOS – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário