Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Algumas atrações do Festival de Artes de Teresópolis 2013:Duofel, Toni Garrido , Roberto Menescal, Wanda de Sá, sexteto Bebossa ,Jahguasoul,RJ 130,Toninho Horta,Bulo, Três de Nós e Capitão Blues

Foto 868 - Roberto Menescal e Wanda  Sá cantam bossa
Roberto Menescal, Bebossa e Wanda Sá fecham as apresentações musicais do Festival de Artes

Show de Toni Garrido atrai mais de mil pessoas na Feirinha de Teresópolis



Festival prossegue até domingo, 9 de junho


Teresópolis 3 de junho de 2013 – Na noite deste domingo, 3, o charme e a melodia da Bossa Nova tomaram conta do Espaço Arte e Conhecimento, montado na Feirinha de Teresópolis, no Alto, encerrando as apresentações musicais do Festival de Artes. Um dos estilos musicais mais influentes da história da MPB, conhecido em todo o mundo, a bossa nova levou ao palco do Festival Roberto Menescal, Wanda Sá e o sexteto Bebossa.

Reconhecidamente, Menescal é hoje o grande ícone do estilo e o responsável pelo constante frescor dessa sonoridade. Encontrar Menescal e Wanda é revisitar as grandes canções, partilhar a poesia de Vinicius e desfrutar da genialidade de Tom Jobim. A plateia se emocionou e percebeu o quanto a música faz bem à alma.
 
Entusiasmadas, as irmãs Sheila e Larissa Malva prestigiaram todos os dias do festival. “Nós viemos em todos os shows, praticamente. É muito bom e, melhor, de graça. Só tem artista bom e de vários estilos. Tem para todos os gostos!”, falaram. Júlio Cesar Freitas trouxe o filho de sete anos, João Victor, para conhecer o som instrumental da Banda RJ 130, atração da manhã de domingo. “É de pequeno que se aprende a gostar das coisas, por isso estamos aproveitando esta oportunidade para ouvir boa música”, disse o pai.

Já no domingo de manhã, foi a vez do grupo RJ 130 se apresentar no palco do Festival. Seu som pop e pós-progressivo atraiu um público fiel ao estilo instrumental. O RJ 130 é composto por Klebs Cavalcanti (violão e guitarra), Zé Lima (violão e guitarra), Hélio Ratis (bateria), Luciano "Cabeça" (baixo), Sérgio Serra (guitarra) e Thiago LPC (violão e guitarra). Todo trabalho musical é de autoria própria dos seis componentes da banda.
Foto 133 - Já no domingo de manhã, foi a vez do grupo RJ 130 se apresentar no palco do Festival
O guitarrista Zé Lima falou que eventos culturais como o Festival de Artes deveriam acontecer com mais frequência na cidade. “Acredito que o caminho para o aculturamento da cidade seja exatamente este. A promoção de eventos culturais precisa ser mais regular. Um festival com atrações de qualidade e ainda com capacitações em diversas áreas agrada a todos”, comentou.

De acordo com o Subsecretário de Eventos, Ronaldo Fialho, a participação popular foi intensa. “O público interagiu e a praça lotou todos os dias. Os artistas de fora ficaram encantados com a recepção do público teresopolitano, assim com os artistas locais também ficaram felizes por terem espaço garantido no Festival. Tudo transcorreu da melhor maneira possível com planejamos”, avaliou Fialho.

Reggae e pop rock

O reggae e o pop rock tomaram conta da segunda noite do II Festival de Artes de Teresópolis, com a apresentação do cantor Toni Garrido, vocalista da banda Cidade Negra, na última quinta-feira, 30. Realizado no Espaço Arte e Conhecimento, montado na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, o show atraiu pessoas de todas as idades e lotou o lugar destinado às apresentações musicais. Em pé ou sentado, o público dançou e cantou junto com o artista as músicas mais famosas.
Toni levou toda sua expressão de arte musical e fez a plateia cantar sucessos como ‘Amor Igual ao Teu’, ‘Girassol’, ‘Firmamento’, ‘Palco’ (de Gilberto Gil) e tantos outros que marcaram sua carreira.

Para Toni Garrido tocar em um Festival que reúne cultura e educação é muito gratificante. “Essa é a terceira vez que venho a Teresópolis e já me considero em casa, entre amigos. É uma honra participar de um festival que une música e educação. Vejo pessoas de todas as idades curtindo diferentes estilos musicais e essa pluralidade é essencial para a música brasileira”, disse Toni.
O Festival

Realização da Água Grande Projetos, em parceria com a Prefeitura e patrocínio da CEG Gas Natural Fenosa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, o Festival de Artes 2013 teve início na última quarta-feira, 29 de maio, com o show intimista de João Bosco. O espetáculo de aproximadamente duas horas de duração cativou a plateia, que cantou em coro sucessos como 'Quando o amor acontece', 'Mestre sala dos mares', 'Corsário', 'O bêbado e a equilibrista' e a tão esperada 'Brinquedo de papel machê', pedido de bis que encerrou a apresentação.
João Bosco
Na quinta, 30, além do prestigiado show de Toni Garrido, o Capitão Blues contagiou a manhã da Feirinha de Teresópolis com clássicos da soul music e do rock. Com 14 anos de estrada, a banda é formada por Fred Leite e André Luiz Mosquito (guitarra), Leonel Rilo (baixo) e Diego Faria (bateria).
Foto Capitão Blues - Na quinta, 30, além do prestigiado show de Toni Garrido, o Capitão Blues contagiou a manhã da Feirinha de Teresópolis com clássicos da soul music e do rock
Na manhã de sexta, 31, o Três de Nós explorou sons e ritmos com arranjos autorais. Além de canções do trio, formado por Spencer Moura (cordas e vocal), Hugo Sanchez (cordas) e Rachel Claussen (vocal), a apresentação fez uma viagem por vários estilos musicais. Outro show que agradou o público amante da MPB e dos Beatles foi o do Duofel. A dupla de violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo comemorou os 35 anos de carreira e amizade com boa música e muita gente prestigiando o espetáculo.
BuloBulo
A primeira atração do sábado, 1º de junho, foi Bulo, jovem promessa da boa música brasileira. Nascido em Teresópolis, o cantor apresentou o espetáculo 'Camarada Zen', surpreendendo o público com a qualidade de suas músicas. No final da tarde, a música instrumental do compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista mineiro Toninho Horta invadiu o Espaço Arte e Conhecimento. O espetáculo interativo contou com a participação de Itamar Assiére (piano e teclado), Yuri Popoff (baixo elétrico), Esdra "Neném" Ferreira (bateria) e Lena Horta (flautas). Também subiram ao palco os músicos Serginho Serra e Marcílio Figueiró. Encerrando o sábado, a banda Jahguasoul mostrou a sonoridade de sua música autoral, com muito rock e bom humor. O grupo de Teresópolis surgiu em 1997 e é formado por Cláudio Mesquita (violão e voz), Luciano Mendes (baixo), Flávio Mangaba (guitarra), Tommaso (bateria) e Bruno Wallardan (percussão). O talento e a jovialidade da banda conquistaram a plateia.
Yuri Popoff (baixo elétrico) e Toninho Horta
Toninho Horta
O II Festival de Artes de Teresópolis prossegue desta terça, 4, até domingo, dia 9 de junho, com a Mostra de Teatro de Teresópolis, reunindo 9 grupos da cidade, além de oficinas de criação artística, contação de história, mostra de ciência com a exibição de programas de TV com temáticas sobre ciência e tecnologia e programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O acesso a todas as atividades é gratuito. Confira a programação.

II FESTIVAL DE ARTES DE TERESÓPOLIS

OFICINAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Terça e quarta, 4 e 5 de junho - Das 9h às 12h e de 14h às 17

• A arte e seus desígnios – Daniel Azulay
• Oficina O passo – corpo e mente em movimento - Para descobrir, sensibilizar e criar música - Lucas Ciavatta
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)

• A arte de criar, contar histórias e dinamizar leitura – Lúcia Fidalgo
• A música tem cena – Caíque Botkay
Local: Centro Cultural Feso Pró-Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto)

Quinta e sexta, 6 e 7 de junho - Das 9h às 12h e de 14h às 17

• Para criar é preciso brincar – Deneir
• Criar para transformar – A. Cássia
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)

• Arte e liberdade – Jarbas Lopes
• A arte de colar – Domi Junior
Local: Centro Cultural Feso Pró-Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto)

SHOW HISTÓRIAS DA MÃE NATUREZA
Bia Bedran
Sexta, 7 de junho, 14h
Sábado, 8 de junho, 11h
Local: Espaço Arte e Conhecimento (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

MOSTRA DE TEATRO DE TERESÓPOLIS

Sábado, 8 de junho

14h, Contando com a Sorte – Grupo Pirueta
15h30, Auto de Teresópolis – GT de Artes Cênicas de Teresópolis
17h, E acabou-se o preconceito! – Grupo Os Brômios
19h, Os palestrantes – Ayrton Rebello
20h, A serpente – Grupo Cena Perdida

Domingo, 9 de junho

11h, O soluçar do Planeta – Cia Teatral Fantasia
14h, A floresta encantada – Grupo Hocus Pocus
16h, Willie Hexa e Ozair Pirilim – Grupo Pick Cola
17h, O circo – Trupe Circonflexo

Local: Espaço Arte e Conhecimento (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

MOSTRA VER CIÊNCIA TERESÓPOLIS

Exibição de programas de TV com temáticas sobre ciência e tecnologia

De quarta a sexta, 5 a 7 de junho

Das 9h às 17h, Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)

Das 9h às 19h, Escola Estadual Euclydes da Cunha (Rua Melo Franco, 608, Alto)

OFICINAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Sábado e domingo, 8 e 9 de junho – Das 10h às 12h e de 14h às 17h

A arte de pintar - Domi Junior e A. Cássia
A arte de criar brinquedos – Deneir
Local: Espaço Cultura das Artes (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

CONTADORES DE HISTÓRIAS

Sábado, 8 de junho

10h e 12h30 – Histórias sem Fronteiras, com Benita Prieto
10h30 e 13h30 – Lúcia Fidalgo conta histórias

Domingo, 9 de junho

10h e 12h30 – Baú que conta e canta
13h30 – Andréa Viviana Taubman

Local: Espaço Criar e Contar Histórias (Praça Higino da Silveira – Feirinha de Teresópolis – Alto)

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Quarta, 5 de junho – Histórias do meu e do meio ambiente

9h, 10h30, 13h e 15h – Contos do meio ambiente
Local: Escola Municipal Aclimea Oliveira Nascimento (Rua São Pedro – São Pedro)

10h e 15h30 – Ecoliteratura e arte sustentável, Ana Maria Andrade
Local: Escola Municipal Belkis Frony Morgado (Rua Rosa Cardoso – São Pedro)
Grupo Três de Nós

Fotos Ascom-créditos: Marco Esteves-Jeferson e Joseph Hermida - Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cobertura Terê Total-Fazendo a história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário