Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Discussão:A localidade de Volta do Pião faz fronteira com os quatro municípios fluminenses (Teresópolis, Sapucaia, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto)

A Promotora de Justiça, Zilda Januzzi Beck, responsável por Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, espera um desfecho já para os próximos encontros
Municípios se unem para decidir destino de Volta do Pião


Teresópolis, 10 de junho de 2013 - Em reunião realizada na última sexta-feira, 7 de junho, na Prefeitura de Teresópolis, os prefeitos Arlei de Oliveira Rosa (Teresópolis), Juarez Corguinha (Sumidouro), Anderson Zanon (Sapucaia) e José Augusto Gonçalves (São José do Vale do Rio Preto), juntamente com representantes do Ministério Público de Teresópolis e Petrópolis, trataram mais uma vez da questão envolvendo a localidade de Volta do Pião que, geograficamente, pertence aos quatro municípios.

Na pauta, a apresentação das medidas acordadas na última reunião, que determinava que cada município fizesse uma avaliação socioambiental e o levantamento dos eleitores cadastrados. 

Outros assuntos, como as responsabilidades quanto à prestação dos serviços públicos, especialmente a coleta do lixo, o tratamento de esgoto sanitário e o abastecimento e qualidade da água, também foram levantados. A Procuradora Geral de Teresópolis, Rosilda Carvalho Barbosa, sugeriu que a solução para a captação e tratamento de água e esgoto da localidade seja feita através do Consórcio Intermunicipal, que deverá ser formado dentro dos próximos 60 dias entre os quatro municípios ali representados.

Após a prestação de contas dos municípios ao Ministério Público, ficou acordado que os prefeitos se reunirão novamente no dia 21 de junho para a criação do Consórcio Intermunicipal, quando deverão apresentar soluções definitivas quanto à problemática de Volta do Pião.

A Promotora de Justiça, Zilda Januzzi Beck, responsável por Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, espera um desfecho já para os próximos encontros. “Além da reunião do dia 21, temos outro encontro agendado para o dia 25 de junho, no Rio de Janeiro, com a Presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, uma vez que o assunto envolve questões ambientais. Vejo que todos os prefeitos estão imbuídos no espírito de tentar resolver amigavelmente o problema da região. Acredito que logo apresentaremos uma solução para os moradores”, disse Zilda.

Para o Prefeito Arlei, a população tem o direito de opinar sobre seu destino. “No dia 21 vamos entrar num acordo, mas acredito que a melhor solução ainda é a vontade popular. Por isso insisto na realização de um plebiscito, para que os moradores decidam a qual município consideram pertencer”, concluiu.

A localidade de Volta do Pião faz fronteira com os quatro municípios fluminenses (Teresópolis, Sapucaia, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto) e a população não sabe exatamente a qual deles pertence. Um inquérito aberto pelo Ministério Público busca soluções para a problemática do esgoto sanitário e da distribuição de água nesta região. Após a definição de posse, os limites territoriais serão ajustados e a situação administrativa definida. 
Para o Prefeito Arlei, a população tem o direito de opinar sobre seu destino
Texto - Gisele Barreto
Fotos - Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário