Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sábado é dia de vacinação contra poliomielite em Teresópolis RJ

Sábado é dia de vacinação contra poliomielite em Teresópolis RJ
Sábado é dia de vacinação contra a poliomielite
Meta em Teresópolis é imunizar 10.600 crianças de seis meses a 5 anos incompletos

Teresópolis, 6 de junho de 2013 – Este sábado, 8 de junho, é o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Com isso, pais e responsáveis devem levar as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos para tomar as gotinhas da vacina contra a paralisia infantil. Em Teresópolis, a meta é imunizar 10.600 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. É obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação.

Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite, mas somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

No sábado, a campanha acontecerá em 21 unidades de saúde, em nove escolas municipais, no Centro Comunitário de Fazenda Alpina e na Associação de Moradores de Cruzeiro, das 8h às 17h. Estarão funcionando também unidades móveis na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, e na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Um posto volante percorrerá as localidades de Gamboa e Ponte Nova, na zona rural.

A vacinação terá continuidade entre os dias 10 e 21 de junho, com atendimento nos postos de saúde de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A doença – A poliomielite é causada por vírus, é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes e, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

Confira os locais de vacinação que estarão funcionando neste sábado:

• Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea; Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Haje, em São Pedro

• Interior: Unidades de saúde de Água Quente, Bonsucesso, Pessegueiros, Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova

• Escolas municipais: José Gonçalves da Silva (Caleme), Amélia dos Santos Ramos (Campo Limpo), José Alves Ferreira (Santa Rosa), José Duarte Magalhães (Prata dos Aredes), José Guarilha Júnior (Sebastiana), Laura da Conceição Damásio (Vale Alpino), Mariana Martuchelli (Independente de Mottas), Paulino Custódio de Rezende (Canoas) e Serra do Capim.

• Centros comunitários: Cruzeiro e Fazenda Alpina

• Unidades móveis: Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea

• Posto volante: Gamboa/Ponte Nova, no interior do município

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário