Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Secretaria de Educação recebe Encontro de Coordenadores de NTM em Teresópolis

A equipe do Serviço de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação recebe representantes de 28 municípios
Secretaria de Educação recebe Encontro de Coordenadores de Núcleos de Tecnologia Municipal

Teresópolis, 21 de junho de 2013 – A Secretaria Municipal de Educação recebeu, nesta sexta-feira, 21, o Encontro de Coordenadores de Núcleos de Tecnologia Municipal (NTM) do Estado do Rio de Janeiro, em seu auditório no Edifício Apa, na Várzea. Na ocasião, foram tratados de assuntos como repasses de verbas federais, materiais tecnológicos como lousa digital e tablets, além de implantação de NTMs em municípios que ainda não foram contemplados com seus núcleos.

O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, se disse privilegiado com essa reunião. “Pela primeira vez esse encontro é realizado em um município fora da região metropolitana do Rio de Janeiro. Teresópolis, escolhida pela UNDIME-RJ (União dos Dirigentes Municipais de Educação) é um dos poucos municípios do estado que possui 100% de suas escolas com laboratórios de informática, e isso para nós é uma conquista muito importante”, enfatizou o Secretário.

Ao todo, vinte e oito municípios do Estado do Rio de Janeiro estiveram representados no Encontro que serviu para socialização de informações obtidas junto à equipe Proinfo/MEC e novos direcionamentos para o fortalecimento das ações dos NTMs em seus respectivos municípios. Além de informações para municípios que ainda não possuem seus Núcleos de Tecnologia Municipal, como Petrópolis.

A professora Ana Geanette Fahur, Coordenadora do NTM de Teresópolis, destacou a realização do encontro em uma cidade serrana fortalece os municípios do interior como um todo, além colocar a cidade em uma posição de destaque no setor. “O NTM de Teresópolis foi usado hoje como modelo para seus pares em todo o Estado do Rio e isso coroa o trabalho que vem sendo aplicado no município em relação ao nosso Serviço de Tecnologia Educacional”, lembrou a coordenadora.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis foi homologado, em novembro de 2009, pela Diretoria de Infraestrutura em Tecnologia Educacional (DITEC), da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação e funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Sua função é sensibilizar e motivar as escolas para a incorporação efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao cotidiano pedagógico escolar.

O NTM, localizado na Secretaria Municipal de Educação (Edifício Apa, 1° andar, Várzea) desenvolve um programa de formação continuada, organizado no formato de cursos, oficinas e eventos gratuitos para os educadores de Teresópolis, alunos do curso de formação de professores e alunos dos cursos de licenciatura e pedagogia, procurando sensibilizá-los e prepará-los para o uso pedagógico das TICs de forma autônoma e independente.
O Encontro Estadual de Coordenadores de NTM aconteceu nesta sexta-feira, 21, na Secretaria Municipal de Educação

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário