Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

Secretaria de Saúde realiza ação integrada no Caleme em Teresópolis

 Agente coleta água de caixa d’água destampada e em uso para verificar existência de foco do mosquito Aedes aegypti
Saúde realiza ação integrada no Caleme

Bairro recebeu desratização, vacinação contra a raiva animal e combate à dengue

Teresópolis, 25 de junho de 2013 – O Caleme, na zona urbana, foi o bairro atendido nesta terça, 25, com mais uma ação integrada realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é reunir agentes de vários setores e intensificar o combate aos principais problemas ambientais que causam agravos à saúde da população, mobilizando e orientando os moradores quanto às medidas de prevenção. A ação reuniu as equipes dos Programas Vigiágua, de Combate à Dengue, de Combate a Roedores e de Vacinação Antirrábica, todos vinculados à Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde.

Visitas domiciliares para localização de caixas d’água destampadas e identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, distribuição de hipoclorito de sódio para desinfecção da água consumida pelos moradores, colocação de raticidas em pontos estratégicos, como margens de rios, para combater roedores, além de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal e informações sobre o descarte adequado do lixo foram os serviços disponibilizados aos moradores.

Estudante do oitavo período do curso de Medicina Veterinária do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Silvana Luz, que mora no Caleme, participou da ação como voluntária. “É uma iniciativa super válida. Acho que a associação de moradores poderia se unir à ação para trazer mais melhorias para o bairro. Também acho que a conscientização deve ser reforçada, para que os moradores passem a tomar certos cuidados no seu dia a dia”, opinou.
Agente do Programa de Combate a Roedores espalha iscas de raticidas no Caleme
Durante o trabalho de campo, os agentes do Programa de Combate à Dengue visitaram algumas casas onde foram localizadas caixas d’água destampadas ou cobertas de forma improvisada. Os proprietários foram orientados a limpar os reservatórios para evitar focos de mosquito e ter água adequada para o consumo. Eles também foram informados que a Secretaria de Saúde distribui capas protetoras de poliéster, basta procurar a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, na Tijuca. “Bom para prevenir problemas de saúde no futuro”, disse Elisiene da Silva Lima, moradora da Servidão Durval Machado.

Também nesta terça, 25, o Caleme, um dos bairros atingidos pela tragédia de janeiro de 2011, recebeu a visita da equipe técnica da Prefeitura que está percorrendo todas as áreas afetadas pela catástrofe natural no município. Formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, de Desenvolvimento Social e de Planejamento, o grupo percorreu a comunidade para fazer um levantamento das casas demarcadas e que ainda não foram demolidas, das pessoas cujas casas foram demolidas e que já foram indenizadas pelo Governo do Estado, bem como das famílias vitimadas pelo temporal e que ainda não recebem aluguel social.
Integrantes do Programa de Combate à Dengue esvazia e vira uma caixa d’água para evitar acúmulo de água e proliferação de mosquitoIntegrantes do Programa de Combate à Dengue esvazia e vira uma caixa d’água para evitar acúmulo de água e proliferação de mosquito
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário