Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cultura nos Bairros leva arte e entretenimento à Ilha do Caxangá

Cultura nos Bairros leva arte e entretenimento à Ilha do Caxangá

Teresópolis, 16 de julho de 2013 - Na tarde do último domingo, 14 de julho, a Secretaria de Cultura levou à comunidade da Ilha do Caxangá o projeto Cultura nos Bairros. As atividades foram realizadas no campinho e alegraram os moradores ao longo de toda a tarde. Números de dança, música e recreação fizeram parte da programação, que teve ainda a participação de artistas da comunidade.

“Como um dos projetos fixos da Secretaria de Cultura, o Cultura nos Bairros tem cumprido importante tarefa, oferecendo arte e entretenimento àscomunidades e ainda identificando e revelando novos talentos teresopolitanos. As famílias participam, vivem uma tarde diferente e, o que é melhor, com atividades saudáveis”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, as atrações agradaram em cheio, começando ao som do forró. Juntos, Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Zé Luis e Ayrton Rebello apresentaram sucessos de Luiz Gonzaga, como 'Último pau de arara', 'Sabiá', 'Respeita Januário' e ainda clássicos de Alceu Valença, como 'Tu vens', e de Jackson do Pandeiro, como 'O canto da ema'.
Paralelamente, as atrizes e agentes culturais Andréa Sant'Anna e Nara Zeitune capricharam na pintuagem dos pequeninos e ainda animaram as crianças com jogos, brincadeiras e recreação infantil. Outra atração que também chamou a atenção foi a exibição dos alunos do curso de dança de rua da Secretaria de Cultura, que se apresentaram sob o comando do professor Marcelo Cruz.

Retornando ao palco, Wanda Pinheiro agradou o público com suas músicas e repentes, enaltecendo o bairro e encantando com 'Chico Mineiro' e 'Beijinho Doce'. Na sequência, Zé Rodrigues lançou a música 'Hoje à noite tem', de autoria própria, que vai integrar seu CD, em fase de produção.

Logo depois, foi a vez da participação da comunidade. Reunidos na mesma apresentação, Roger Amorim, do grupo Além da Loucura MCs, e Mateus Silva e Carlos Gabriel Ribeiro, da banda Questão de Raciocínio, fizeram a alegria da meninada com muito rap e batalhas de improviso. “Foi aqui que tudo começou. Por isso mesmo, é um prazer estar de volta e aproveitar esta excelente iniciativa para apresentar um pouco dessa cultura urbana”, comentou Roger. “Maravilhoso este projeto. Temos uma proposta educacional saudável e que vai de encontro também aos objetivos do Cultura nos Bairros. Assim, tivemos aqui uma ótima oportunidade para toda a comunidade”, completou Carlos Gabriel.

Já no fim da tarde, uma nova etapa de forró e músicas de quadrilha, desta vez com o acordeonista Zé Lopes que, acompanhado por Deusecílio, Tião do Triângulo, Fernando Mello, Zé Luis e Jacaré, encerrou o evento com aplausos do público.

As irmãs Helen e Wellyn Gouveia e as gêmeas Letícia e Larissa Alcântara se divertiram. “Eu gostei das brincadeiras, mas legal mesmo foi a pintura”, comentou Wellyn, de sete anos. Moradora da comunidade, Ana Helena Nascimento também gostou. “Achei muito legal. Gostei de tudo, das músicas, das brincadeiras. Foi divertido, principalmente para as crianças”, disse Ana, ao lado da filha Íris.

Representante da Associação de Moradores da Ilha do Caxangá, Josélia Domingos da Silva ficou satisfeita. “Foi nota 10. Conversei por alto com algumas crianças e já estão me perguntando quando haverá uma nova edição. Os moradores gostaram muito, se sentiram prestigiados. Só temos a agradecer à Prefeitura pelas atrações, torcendo para que venham mais vezes. Valeu a pena”, comentou Josélia, secretária da associação.
Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando ainda os artistas populares espalhados pela cidade e promovendo o mapeamento cultural do município. Mais de 40 comunidades já foram visitadas pelo projeto, tanto na zona urbana, como no interior do município.

Texto e fotos: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário