Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Defesa Civil dá início à implantação de NUDEC na Granja Guarani em Teresópolis

Teresópolis RJ
Defesa Civil dá início à implantação de NUDEC na Granja Guarani

Teresópolis, 10 de julho de 2013 - Com o objetivo de capacitar moradores sobre como agir em época de chuvas fortes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil começará, na próxima segunda-feira, 15, a implantação do Núcleo Comunitário da Defesa Civil (NUDEC) na Granja Guarani. O curso visa habilitar um grupo de voluntários para informar aos moradores sobre como atuar para minimizar a ocorrência de desastres, como deslizamentos de terra, reduzindo ao máximo a intensidade dos danos causados por esses tipos de acidentes. As aulas serão realizadas nos dias 15, 17 e 19 de julho, às 19h30, na Comunidade Evangélica Deus é Fiel.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, é muito importante a retomada da implantação dos núcleos comunitários. “Nós temos alguns projetos dentro da secretaria para esta área, que é da preparação e da prevenção, retomando o processo de formação dos núcleos da defesa civil dentro das comunidades”, disse o Coronel Roberto Silva, empolgado com a resposta dos moradores da Granja Guarani. “Esta semana fizemos uma divulgação dentro da comunidade e saímos de lá muito satisfeitos, a população está muito motivada. São cerca de cinco mil pessoas que moram naquela área, que é uma das regiões que registra o maior volume de chuva em Teresópolis”, esclareceu.

Durante o curso de capacitação, os voluntários receberão a cartilha ‘Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações’, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil. O material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de terra e alagamentos.

De acordo com o Coronel Roberto Silva, a participação da comunidade é essencial para o sucesso das ações da Secretaria. “A partir da conclusão do curso, os voluntários, coordenados por agentes da Defesa Civil, vão fazer um mapeamento da área de risco, indicação das rotas de fuga e a indicação dos pontos de apoio. Eles vão nos ajudar nesses serviços porque quem conhece melhor a comunidade são os moradores. A partir daí, dentro da nossa visão de Defesa Civil, estaremos realizando as adaptações necessárias”, concluiu.

No dia 26 será realizado um grande simulado, específico para a Granja Guarani, às 10h, onde serão observadas as ações dos novos voluntários junto à comunidade.

Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário