Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Teresópolis participou do Encontro de Gestores de Cultura

Teresópolis participou do Encontro de Gestores de Cultura
Região Serrana se organiza para Conferência Estadual

Teresópolis, 31 de julho de 2013 - Na última segunda-feira, 29 de julho, foi realizada em Cordeiro a reunião mensal do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. Além de debater questões permanentes do fórum, o encontro teve como objetivo principal planejar a participação da Região Serrana na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em setembro, visando a aprovação de propostas que venham a beneficiar a região.

O encontro contou com a presença de secretários de cultura ou representantes de cada um dos 15 municípios que compõem o Fórum Serrano. Na ocasião, foram apresentados ao grupo os relatórios dos municípios onde as conferências municipais já foram realizadas, a exemplo de Teresópolis. Todos os relatórios estão sendo enviados à Secretaria de Estado de Cultura, e também ao Ministério da Cultura, com o intuito de integrar os debates da Conferência Estadual e, posteriormente, da Conferência Nacional. A ideia é que a Região Serrana, através do fórum, se fortaleça como bloco e assim consiga, durante a Conferência Estadual, a aprovação de um número maior de propostas, obtendo desta forma resultados mais consistentes para a cultura da Região Serrana.

Para concluir a definição da ação em bloco, ainda é preciso incluir os resultados de cinco dos municípios da região, que já marcaram para o início de agosto suas conferências municipais. São eles: Cantagalo, que fará conferência dia 2 de agosto; Nova Friburgo, com conferência marcada para dias 3 e 4; Cordeiro, que fará o encontro dia 6; Duas Barras, que realizará sua conferência dia 7; e Santa Maria Madalena, que terá conferência municipal dia 8 de agosto.

Todas as conferências citadas acima terão o suporte técnico da coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis e também coordenadora do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, Nara Zeitune. Mostrando a força da região, Nara Zeitune também integra a comissão organizadora da 3ª Conferência Estadual de Cultura e já tem reunião marcada para esta quinta-feira, dia 1º de agosto, com a Secretaria de Estado de Cultura, visando a definição dos primeiros detalhes e a programação do evento estadual.

Ainda durante o encontro em Cordeiro, o grupo recebeu a gerente de Cultura e Arte do Sistema Firjan, Fabiana Scherer, que conversou com os gestores e buscará a elaboração de ações que fomentem a circulação da produção cultural da Região Serrana.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, tanto as reuniões mensais do Fórum como as conferências têm tido resultados bastante positivos. “Somente através da união de esforços conseguiremos o desenvolvimento e o reconhecimento da cultura da nossa região. Por isso, é tão importante que permaneçamos representados como bloco. Desta forma, mostraremos uma região organizada, com objetivos claros e definidos”, comentou Wanderley Peres, que esteve presente ao encontro em Cordeiro, acompanhado do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário