Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Prevenção de desastres naturais em Teresópolis

Teresópolis RJ
Prevenção de desastres naturais: palestra pretende sensibilizar moradores do Rosário sobre o descarte adequado de lixo

Teresópolis, 11 de julho de 2013 – Marcada para este sábado, 13, às 15h, no CIEP Sebastião Mello (Rua Acre, 432 – Rosário), uma palestra de sensibilização dos moradores da comunidade sobre a importância da destinação correta do lixo. O tema será abordado por um grupo de agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação é uma das atividades previstas no curso de capacitação Agentes Locais em Desastres Naturais: Defesa Civil e Saúde na Redução de Riscos, que desde junho vem sendo promovido a um grupo de dez agentes comunitários do município.

O curso é uma parceria entre a Fiocruz, a UFF (Universidade Federal Fluminense), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a Defesa Civil do Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar, articular, mobilizar práticas educativas e executar ações de prevenção e primeiras respostas a desastres naturais.

Trata-se de um projeto-piloto que reúne 60 alunos dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo (os mais afetados pela tragédia climática de janeiro de 2011) e Rio de Janeiro (pioneiro em iniciativas de prevenção de desastres envolvendo agentes de saúde). É voltado para a formação de agentes locais de vigilância em saúde e defesa civil, para transformá-los em multiplicadores de ações nas comunidades localizadas em áreas de risco.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário