Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Secretaria de Cultura de Teresópolis faz plantio de jabuticabeira em homenagem a Mazinho

A árvore foi plantada em homenagem ao escalador, que trabalhou na Secretaria de Cultura
Jabuticabeira plantada na Casa da Memória

Teresópolis, 25 de julho de 2013 - No último dia 30, foi plantada nos jardins na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura, uma jabuticabeira, árvore frutífera brasileira, nativa da Mata Atlântica. O plantio da árvore, realizado pessoalmente pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, com a presença de convidados, foi feito em homenagem ao escalador Jomar da Silva Amorim, mais conhecido como Mazinho, funcionário da Secretaria de Cultura e que falecera exatamente um mês antes, em maio, durante escalada na pedra do Cão Sentado, em Nova Friburgo.

“Até mesmo por ser escalador, Mazinho era pessoa muito ligada à natureza e trabalhou conosco, na Secretaria de Cultura, por cerca de seis meses, cuidando com carinho e afinco do jardim da Casa da Memória. A paisagem do local ganhou vida nova durante sua estada em nossa secretaria. Por isso, nada mais justo do que homenageá-lo dessa forma. A escolha da jabuticabeira, inclusive, não foi aleatória. Já era desejo de Mazinho o plantio desta espécie e, para tanto, ele tinha cavado o local e preparado a cova para o plantio que acabou não fazendo. Daí, a homenagem, em reconhecimento ao seu trabalho, aplaudido por toda a nossa equipe”, comentou o Secretário de Cultura Wanderley Peres, que retirou a árvore de seu pomar para o replantio no espaço público, onde os colegas do escalador poderão colher os frutos e lembrar de quem tanto prezavam.
O plantio da jabuticabeira foi acompanhado por amigos e familiares de Mazinho
O plantio da jabuticabeira foi acompanhado pelos irmãos do homenageado, Paulo César Lopes, Alessandro, Regina e Cíntia, além de colegas de trabalho e amigos que participaram da escalada que causou sua morte. Aos 29 anos, o escalador faleceu em 30 de maio no Parque Cão Sentado, em Furnas, Nova Friburgo. Jomar da Silva Amorim saiu de Teresópolis e estava com um grupo de escaladores subindo as costas da pedra Cão Sentado, que tem cerca de 100 metros de altura. Quando Mazinho estava alcançando os 70 metros da pedra, segundo seus amigos, deixou de fazer a segurança adequada, o que teria provocado sua queda fatal. Nove pessoas faziam parte do grupo teresopolitano.
O Secretário de Cultura Wanderley Peres realizou pessoalmente o plantio

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Leonardo Malcom
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário