Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Artesanato faz sucesso no Festival da Cultura Popular de Teresópolis

O artesão Etemilton Antônio da Silva e o Secretário de Cultura, Wanderley Peres
Artesanato faz sucesso no Festival da Cultura Popular

Teresópolis, 29 de agosto de 2013 - Além de todas as atrações, fossem shows ou apresentações de manifestações artísticas, que alegraram o teresopolitano e o turista na semana passada, o artesanato também ficou em evidência e fez muito sucesso durante o Festival da Cultura Popular. Diversos artesãos estiveram presentes, integrantes da feira Espaço Mulher, do Cultura de Raiz e até mesmo da Feira de São Cristóvão, que vieram a Teresópolis especialmente para o evento. E todos saíram satisfeitos com o resultado da exposição.

“Realizamos o festival com a intenção de oferecer ao público as mais variadas opções em termos de cultura popular. Por isso, o evento reuniu não apenas manifestações artísticas diversas, como também os mais variados quitutes típicos da época na praça de alimentação. E, é claro, o artesanato não poderia faltar. Tivemos no festival artigos diversificados, que também agradaram os visitantes”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

O setor de artesanato ficou dividido em dois polos. Na calçada da Praça Juscelino Kubitschek, 15 estandes devidamente decorados com os motivos da festa foram montados. Ali, se concentraram as artesãs que integram a Feira Espaço Mulher. Vinculada à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a feira, formada exclusivamente por mulheres, normalmente funciona na Praça Balthasar da Silveira às sextas e sábados mas, excepcionalmente durante o Festival da Cultura Popular, foi transferida para o bairro de Araras. No local, o público pode conferir peças em tricô, crochê, pintura em madeira, artigos peruanos, panos de prato, bijuterias, quadros, etc.

Junto a elas, ficaram também algumas das artesãs que expõem seus trabalhos nas edições mensais do Cultura de Raiz. Iara Hesse, Leir Guarilha, Josy Soares, Maria Christina Barbosa e Yuanit Gonzalez foram algumas das participantes e levaram ao festival trabalhos em pintura, bijuterias, pães e geleias artesanais, artesanato em tecido e sucata e batas rendadas. O Lar Tia Anastácia também esteve presente, através do projeto 'Costurando o amanhã', de geração de trabalho e renda.

Após cinco dias de evento, as artesãs estavam satisfeitas, não apenas com o lucro gerado pelo festival, mas também pelas atividades como um todo. “Eu adorei participar. Quando não havia muito movimento no estande, corria para assistir as atrações. O festival foi ótimo, com vários artistas incríveis. Muito bom”, comentou Josy Soares. Maria de Oliveira Medeiros, que participa do Espaço Mulher, também era só sorrisos. E não era para menos. Ela vendeu todo o estoque de panos de prato e aventais que preparou para o evento. “Eu expus até sábado e só parei porque meu estoque acabou. Mesmo assim, voltei no domingo só para aproveitar. Achei o festival maravilhoso. Shows divinos, cenário incrível. Dezenas de pessoas parando para fazer fotos no cenário. Todas as atrações em um horário legal, acessível a todos. Não há o que falar: perfeito! Parabéns à Prefeitura pela festa! Que venham muitos outros”, elogiou Maria de Oliveira.
A artesã Maria de Oliveira Medeiros vendeu todo o estoque
Além deste polo essencialmente feminino, um segundo polo de artesanato foi montado próximo à praça de alimentação do evento, aproveitando a cidade cenográfica criada pela equipe da Secretaria de Cultura, com a coordenação do artista plástico Ricardo Guarilha. Neste polo, ficaram os artesãos Maura Ferreira, com bonecos confeccionados em papel machê, e Etemilton Antônio da Silva, com artesanato em barro e um painel para fotos com as figuras de Lampião e Maria Bonita.

Estabelecido na Feira de São Cristóvão há mais de 27 anos, Etemilton foi o primeiro artesão do espaço carioca e veio a Teresópolis especialmente para o Festival da Cultura Popular. Suas esculturas em barro são típicas do artesanato popular nordestino e ricas em detalhes, o que chamou a atenção dos visitantes durante o festival. Entre as peças, um pescador, um cão, uma casa, e uma cópia fiel do cantor Raul Seixas. Todas pensadas e preparadas com os mínimos detalhes.

Natural do Recife, Etemilton contou que descobriu a habilidade por acaso e viu no artesanato um meio de sobrevivência. “Eu era ferramenteiro. Fiquei desempregado e não sabia o que faria para sustentar meus filhos. Um dia, eu estava remexendo a terra em casa e encontrei barro. De brincadeira, fiz um cachorrinho. E depois outro, e então alguns bonecos. Arrumei um forno para queimar o barro, pintei as peças e fui para o centro da cidade, no Rio de Janeiro. Vendi tudo. Voltei para casa e comecei tudo de novo. Construí mais peças e voltei para vender... e assim por diante... Fiquei algum tempo no centro da cidade, até que me deram o endereço da Feira de São Cristóvão, onde estou há mais de 27 anos”, contou Etemilton.

Além de produzir esculturas em barro, Etemilton dá aulas sobre o uso da argila e participa de feiras, apresentando seu artesanato, como fez no Festival da Cultura Popular em Teresópolis. “Gostei muito do festival. Um evento animado, movimentado, cheio de atrativos. Me diverti e ainda pude apresentar meu trabalho. Bom demais”, elogiou.

Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e a concessionária de energia Ampla, o Festival da Cultura Popular foi realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, nos arredores da Casa de Cultura Adolpho Bloch. A programação incluiu shows, oficinas, apresentações de manifestações artísticas, casamento na roça e quadrilha, além de ampla praça de alimentação, estandes de artesanato, parquinho e uma cidade cenográfica.
A movimentação foi grande nos estandes de artesanato

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cobertura exclusiva Terê Total-o site cultural de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário