Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Caminhada de promoção do aleitamento materno movimenta centro de Teresópolis

Caminhada de promoção do aleitamento materno movimenta centro de Teresópolis
Caminhada de promoção do aleitamento materno movimenta centro da cidade

Teresópolis, 5 de agosto de 2013 - Na tarde deste sábado, 3, os habituais frequentadores da Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, onde também funciona a feira de artesanato Espaço Mulher, na Várzea, tiveram a oportunidade de presenciar a Caminhada de Promoção do Aleitamento Materno. Organizado pela Divisão de Programas da Secretaria de Saúde de Teresópolis, o evento, que faz parte das comemorações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), teve a proposta de conscientizar a população sobre as vantagens da amamentação para a saúde das mães e bebês.

Durante a ação, profissionais de saúde, sob a coordenação da médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, percorreram a Calçada da Fama com camisetas alusivas ao tema e distribuíram informativos para sensibilizar e conscientizar a população para os benefícios dessa prática. No trajeto, o público abordado tomou conhecimento dos dez passos do aleitamento materno, aplicados nos postos e hospitais da rede pública que são credenciados com o selo ‘Amigo da Criança’. Folhetos da campanha foram disponibilizados em uma tenda da equipe, montada na Praça da Matriz de Santa Teresa.

Acreditar que a amamentação é a melhor forma de preparar as crianças para o futuro é primordial para Juliana Pires, mãe de Sofia de 1 ano e 3 meses. “Acho importante que minha filha seja amamentada enquanto ainda pede o leite do peito”, opinou.

Com o tema local “O sucesso da amamentação depende de habilidades que apoiem a mulher durante este processo", a Semana Mundial teve início no dia 1º de agosto. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da existência de grupos de apoio às mães, para que elas iniciem e mantenham essa prática que garante a saúde delas e de seus bebês.

Palestras, exposição de fotografias, exibição de vídeos e dinâmicas de grupo são ações que acontecem nas unidades de saúde do município até o dia 9 de agosto. O encerramento da SMAM 2013 no município está marcado para esta terça, dia 6 de agosto, às 9h, no Centro Materno Infantil.

Confira a programação de algumas unidades de saúde:

UNIDADE
DATA
HORÁRIO
ATIVIDADE
Beira Linha
Dia 06/08
9 horas
Palestra: A importância da amamentação para o bebê e para a mãe
Granja Florestal
Dia 07/08
10 horas
Dinâmica e orientações sobre o tema com as gestantes e café nutritivo
Barra do Imbuí
Dia 09/08
9 horas
Café Cultural com o tema: Fortalecimento de laços

Foto – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário