Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

Conferência Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis elege delegados e define propostas para a Etapa Estadual

 Subsecretário de Meio Ambiente, André de Mello, presidente da Conferência Municipal: participação popular e objetivos atendidos
Conferência Municipal de Meio Ambiente elege delegados e define propostas para a Etapa Estadual

Teresópolis, 30 de agosto de 2013 – Com realização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, a I Conferência Municipal de Meio Ambiente definiu propostas e elegeu os quatro delegados que vão representar Teresópolis na Etapa Estadual. Previsto para ser realizado nestas sexta, 30, e sábado, 31, o evento foi encerrado na própria sexta-feira, devido à agilidade dos debates.

Foram eleitos por unanimidade: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil - representando o poder público; Centro Universitário Serra dos Órgãos, Federação das Associações de Moradores de Teresópolis e a Associação de Moradores e Amigos de Quebra Frascos – representando a sociedade civil, que vão indicar os seus delegados.

Cerca de 60 pessoas participaram da Etapa Municipal, no auditório do Centro Cultural FESO Pró Arte, no Alto, entre representantes do poder público, de movimentos sociais e comunitários e do setor privado, organizações não governamentais, entidades acadêmicas e pessoas interessadas no tema.

Presidente do evento, o subsecretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, avaliou positivamente a conferência. “Teve ampla participação popular e atendeu os objetivos de tirar propostas concretas do município para serem defendidas na Etapa Estadual, bem como elegeu por unanimidade os delegados que vão representar Teresópolis. Também foi aprovado que a Câmara Técnica de Saneamento do Comdema acompanhará oficialmente o processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico”, pontuou De Mello.

Com enfoque central na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a conferência municipal abordou várias questões, como produção e consumo sustentáveis; o programa municipal de coleta seletiva implantado em 25 bairros em Teresópolis; o Centro de Tratamento de Resíduos do município, no bairro Fischer, que é considerado referência regional; e o processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Professora universitária Verônica Rocha Bonfim fala sobre o incentivo à produção e ao consumo sustentáveis na I Conferência Municipal de Meio Ambiente

Após a explanação dos temas, os participantes debateram e aprovaram as propostas do município, entre elas: a ampliação do programa de coleta seletiva no município; a implementação de pequenas estações de tratamento de esgoto; a articulação entre as secretarias afins para a questão do saneamento básico, em parceria com entidades empresariais e de outros segmentos da sociedade; e a promoção de ações de educação ambiental nas comunidades urbanas e rurais.

As propostas serão incluídas em um relatório final, elaborado pela Comissão Organizadora Municipal. O documento será encaminhado para a Secretaria de Estado do Ambiente, oficializando a participação de Teresópolis na IV Conferência Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, que acontecerá de 13 a 15 de setembro, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário