Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

EJA retorna as aulas avaliando último semestre e traçando novas metas

A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello, abre a reunião da EJA
EJA retorna as aulas avaliando último semestre e traçando novas metas

Teresópolis, 20 de agosto de 2013 – Os educadores da Educação de Jovens e Adultos participaram de um encontro nesta segunda-feira, 19, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Tijuca. O objetivo foi realizar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido no primeiro semestre de 2013 e novas metas para o segundo semestre do ano, bem como promover a integração entre as equipes dos Polos e dos novos profissionais envolvidos na EJA da Rede Municipal de Ensino.

Participando da abertura do Encontro, a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Carla Rabello, destacou a importância dos novos profissionais que estão começando seus trabalhos com a EJA do município. “Esses rostos novos que estamos percebendo aqui talvez sejam o primeiro passo para colocar nossa Educação de Jovens e Adultos onde queremos. Quando, lá atrás, pensamos em mudar nossa EJA, nossa clientela era bem diferente daquela que temos hoje em dia. Por isso precisamos estar renovando sempre”, disse a diretora.

Uma das novas características da EJA em Teresópolis é a procura de uma clientela cada vez mais jovem pelo serviço. A Educação de Jovens e Adultos do município pretende expandir o seu atendimento também no período diurno e conquistar números cada vez melhores no desempenho de seus alunos.

“Nossa EJA tem o total apoio da Secretaria Municipal de Educação. Seu trabalho e projeto pedagógico são reconhecidos em todo o Brasil, o que já nos rendeu duas premiações de nível nacional, uma em 2011 e outra em 2012. Queremos que esse trabalho evolua cada vez mais”, comentou o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Durante o Encontro da EJA, foram abordados temas sobre metodologias de trabalho, organização administrativa, distribuição do calendário letivo, entre outros. O evento também teve como objetivo incentivar os professores a participar ativamente na inovação educacional e na melhoria contínua da educação e do ensino de jovens e adultos, mobilizando e adquirindo novas competências relativas ao trabalho docente.

“Todo semestre, quando fazemos esse encontro, parece que não teremos novidades. Mas preparamos essa reunião com quinze dias de antecedência, estudamos os números da EJA, os resultados apresentados pelos nossos alunos e trouxemos muitas informações para discutirmos hoje. Precisamos nos descobrir, nos reconhecer e escolher os caminhos que vamos seguir”, apontou a professora Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA no Município.

A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de educação nas etapas do ensino fundamental que recebe as pessoas que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada, por qualquer motivo. O mais frequente é a necessidade de trabalhar e contribuir com a renda familiar desde a infância. Em Teresópolis, tem seus pólos funcionando nas escolas municipais: Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Cerom (São Pedro), Ginda Bloch (Alto) e Maçom Lino Oroña (Tijuca) – na cidade – e Mariana Leite Guimarães, localizada em Bonsucesso, no interior, com turmas de sexta à nona etapa.
 A professora Ana Paula Coutinho, Coordenadora da EJA no Município, destaca a importância da reunião

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário