Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Festival da Cultura Popular em Teresópolis na próxima semana

Festival da Cultura Popular em Teresópolis na próxima semana
Festival da Cultura Popular na próxima semana

Teresópolis, 16 de agosto de 2013 - Um verdadeiro 'arraiá' em pleno mês de agosto! Começa na próxima quarta-feira, 21, o Festival da Cultura Popular, que vai movimentar Teresópolis, nos arredores da Casa de Cultura Adolpho Bloch até domingo, dia 25. Serão cinco dias inteiros com inúmeras atividades, incluindo quadrilha, comidas típicas, danças regionais, artesanato, diversas oficinas e muitos shows.

Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e ainda a concessionária de energia Ampla, o evento terá entrada franca. Entre as atrações, estão confirmados nomes como Sandra de Sá, Dudu Nobre, o grupo Caraforró, da Feira de São Cristóvão, e o cantor Wenderson Rosa.

A programação do Festival da Cultura Popular será intensa e abrangente, com atrações diversas a partir das 10h. Diversos shows e apresentações de cultura popular, como Bumba Meu Boi, Maculelê e Maracatu, farão parte da festa. Um grande cenário, que reproduz uma cidade de interior está quase pronto e vai transformar a Casa de Cultura. Boa parte das atividades serão realizadas no anfiteatro da Casa de Cultura, onde um palco em formato concha estará montado, facilitando o acesso e a visualização do público.

Além disso, uma praça de alimentação completa, com os mais variados quitutes e comidas típicas, estará montada para oferecer conforto ao público. A decoração conta ainda com bandeirinhas, pórtico, cerca, lanternas e tudo mais que lembre um bom 'arraiá'. Até mesmo quadrilha e um casamento na roça serão realizados. E, para divertir a criançada, também será montado um parquinho.

Além das muitas atrações preparadas diretamente pela Secretaria de Cultura, o Festival da Cultura Popular vai englobar ainda um outro evento de grande porte: a segunda edição do Consciência Ampla Cultural, projeto que agora é realizado em novo formato, voltado para os alunos da rede municipal de ensino. Através da produtora Biruta, a Ampla trará à cidade diversas oficinas, contação de histórias, teatro, shows e um bate-papo com o cantor Dudu Nobre. Tudo isso tendo como tema “O Brasil que os brasileiros ainda não conhecem”.

Com relação aos shows, estão confirmados Sandra de Sá, a dupla Bento e Mariano, Wenderson Rosa, Fernando Mello (Seu Quixote e Chico Pança), Írio Lima, Zé da Onça e o Caraforró, banda de forró formada por artistas da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Para os pequeninos, apresentação infantil com Daniel Azulay e com o Baú que Conta e Canta, entre outros.

“Já tínhamos confirmada a realização do Consciência Ampla Cultural. E, a partir daí, resolvemos valorizar ainda mais a iniciativa da Ampla, ampliando o evento e abrindo o leque de opções. Assim, todo o entorno da Casa de Cultura se transformará em um verdadeiro arraiá, com o objetivo de comemorar ao melhor estilo o Mês do Folclore, da Cultura Popular. Serão cinco dias de atrações, a partir das 10h. E tudo gratuito. Compareçam!”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Confira abaixo a programação completa do Festival da Cultura Popular, incluindo as atrações do Consciência Ampla Cultural.

        Dia               Horário                      Oficina/Apresentação/Show

21 - Quarta09h | 13h30 | 15hOficina de Danças Típicas
Oficina de Música
09h | 11h30 
13h30
 | 15h
Oficina de Pintura
Oficina de Brinquedos
10h | 13h30 | 15hBaú que Conta e Canta
Manhã e TardeGrupo Cazumbaque
10h às 20hLiteratura de Cordel
19hBate papo com Dudu Nobre
20h30Írio Lima
22 - Quinta09h | 13h30 | 15hOficina de Danças Típicas
Oficina de Música
09h | 11h30 
13h30
 | 15h
Oficina de Pintura
Oficina de Brinquedos
10h | 13h30 | 15hBaú que Conta e Canta
15h às 16hDaniel Azulay
Manhã e TardeGrupo Cazumbaque
10h às 20hLiteratura de Cordel
20h30Bento e Mariano
23 - Sexta09h | 13h30 | 15hOficina de Danças Típicas
Oficina de Música
09h | 11h30 
13h30
 | 15h
Oficina de Pintura
Oficina de Brinquedos
10h | 13h30 | 15hBaú que Conta e Canta
Manhã e TardeGrupo Cazumbaque
10h às 20hLiteratura de Cordel
19hSandra de 
24 - Sábado14hCapoeira - Mestre Cidinho
15hParlendas e Adivinhas
16hMaracatu - Írio Lima
17hBumba meu boi
17h45Ballet "Esmeralda" com Rafaela Ribeiro
18h da Onça e sua Gente
20h30Caraforró
25 - Domingo10hCultura de Raiz
14hCapoeira e Maculelê - Mestre Sorriso
15hBumba meu boi
16hQuadrilha - Grupo Folclórico Brega e Chique
18hFernando Melo - 'Seu Quixote e Chico Pança' 
20h30Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário