Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Teresópolis garante a recuperação da Estrada do Batume em Água Quente

 Estado e Município unidos na recuperação da Estrada do Batume: técnico da Emater, Adão Dias, secretário de Agricultura, José Cortázio, vereador Fábio Filé, presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, e prefeito Arlei
Parceria do Governo do Estado com a Prefeitura garante a recuperação da Estrada do Batume em Água Quente-Via interliga o 2° e o 3° Distritos, facilitando o escoamento da produção agrícola

Teresópolis, 7 de agosto de 2013 – Desde esta segunda-feira, 5, equipe de empresa contratada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura, trabalha na recuperação de 5,4 quilômetros de extensão da Estrada do Batume, em Água Quente, no 2° Distrito de Teresópolis. A via interliga o 2° e o 3° Distritos de Teresópolis, tendo fundamental importância para o escoamento da produção agrícola do município.

Esta é mais uma ação do programa Estradas da Produção, executada com recursos do Banco Mundial. O trecho da via está recebendo bica corrida, e o material é compactado para nivelar a pista. A próxima etapa, de construção de canaletas e de bueiros para o escoamento da água da chuva, aguarda autorização do INEA - Instituto Estadual do Ambiente.

Nesta quarta, 7, o Prefeito Arlei esteve no local, onde se encontrou com a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, que veio vistoriar o serviço. Acompanharam a comitiva os vereadores Fabinho Filé – de Teresópolis, Regina Alípio e Rildo Souza – de Sapucaia, Wendel Leal e Lelei – de Sumidouro. Também marcaram presença o secretário de Agricultura de Teresópolis, José Cortázio, e o presidente da Associação de Moradores e Produtores de Água Quente e Volta do Pião, Venâncio Damásio.

Durante a visita, a presidente da Emater, Stella Romanos, lembrou que a Secretaria de Estado de Agricultura vem atuando no interior de Teresópolis desde antes da tragédia de janeiro de 2011. O trabalho começou com a limpeza dos rios, através do programa Rio Rural, e continua com o programa Estradas da Produção, a fim de beneficiar os produtores rurais e valorizar a produção agrícola.
Comitiva vistoria a recuperação da Estrada do Batume, em Água Quente, importante via utilizada para o escoamento da produção agrícola
Vereadores Lelei (Sumidouro), Regina Alípio, Rildo Souza (Sapucaia) e Fábio Filé (Teresópolis), prefeito Arlei, Secretário de Agricultura, José Cortázio, vereador Wendel Leal (Sumidouro) presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, e o técnico da Emater, Adão Dias
“A Emater Rio produziu, uma semana após a tragédia, um diagnóstico que nos ajudou muito. O Secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, levou esse diagnóstico para o Banco Mundial, que concordou em financiar várias ações. Uma delas é essa que estamos vendo, o revestimento de estradas com colocação de bica corrida, principalmente nos pontos críticos. Com o material de revestimento realmente o trabalho fica mais duradouro, bem compactado. E são vias importantes para o escoamento da produção”, relatou Stella Romanos.

A presidente da Emater-Rio fez questão de salientar a parceria do Município com o Estado, que vem garantindo uma série de obras para a melhoria da qualidade de vida da população. “O prefeito Arlei está sempre presente conosco, vendo a complementação do nosso trabalho. E a Prefeitura também está colaborando. Acho que se dever a isso o sucesso do programa Estradas da Produção aqui no município de Teresópolis É exatamente isso: somando forças, como diz o nosso Governador Sérgio Cabral. O município, através da Prefeitura Municipal, e o Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura e da Emater”.

O prefeito Arlei agradeceu toda a atenção que o Governo do Estado vem dispensando a Teresópolis, através de importantes obras, como a recuperação da Estrada do Batume. Ele lembrou também que já foi autorizada pelo vice-governador, Luiz Fernando Pezão, o recapeamento asfáltico da Estrada de Água Quente. O pedido foi confirmado durante encontro de trabalho realizado em julho, com o presidente do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro), Henrique Ribeiro.

“Mais uma vez a Secretaria de Agricultura do Estado está ajudando Teresópolis. Mais uma vez agradeço ao secretário de Agricultura do Estado, Christino Áureo, ao Governador Sérgio Cabral, ao vice-governador Pezão, a presidente da Emater, Stella. Temos muito a fazer em toda a cidade, mas agora vamos priorizar o 2° Distrito com esse recapeamento da Estrada de Água Quente e com a recuperação da Estrada do Batume”.

O vereador de Teresópolis, Fabinho Filé, também enalteceu o trabalho realizado pelo Governo do Estado. “O Estado tem ajudado muito o interior. E essa parceria com a Prefeitura, colocando o pessoal para fazer a manutenção de estrada, colocando manilha, é um benefício muito grande para a agricultura”.


A recuperação da estrada é fundamental para a região, onde a agricultura é a principal atividade econômica, beneficiando os moradores de uma forma geral, e facilitando o transporte escolar, como destacou o secretário de Agricultura de Teresópolis, José Cortázio. “Significa muito para os agricultores, porque é uma melhoria muito grande. Essa via agora vai ficar sem problema na época das chuvas. Melhora também o transporte escolar. É melhoria geral para todos”.

O líder comunitário Venâncio Damásio destacou a importância da obra, principalmente para os produtores rurais da região. “Isso tem uma importância muito grande por causa do escoamento das mercadorias da agricultura. Na época da chuva é muito difícil. Mas eu acredito que agora vai melhorar, porque vai ter um escoamento melhor, sem grandes perdas”. O produtor Djalma da Silva Oliveira concordou: “É tudo o que a gente precisava. O produtor trabalha com dificuldade, mas uma estrada boa é um bom começo”.
A recuperação dos mais de 5 quilômetros de extensão da Estrada do Batume, em Água Quente, teve início esta semana

Via interliga o 2° e o 3° Distritos, facilitando o escoamento da produção agrícola

Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário