Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

​Prefeitos dos municípios do Conleste se reúnem com Pezão, no Rio de Janeiro

 Vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, em reunião entre os prefeitos dos municípios pertencentes ao Conleste
Prefeitos dos municípios do Conleste se reúnem com Pezão, no Rio de Janeiro-Arlei solicita obras de prevenção às enchentes e conclusão da implantação do Complexo de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos

Teresópolis, 20 de agosto de 2013 – Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 19, no Palácio Guanabara, uma reunião entre os prefeitos dos municípios pertencentes ao Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), com o Vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, o Secretário de Interior, Felipe Peixoto, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno e oSubsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro.

Participaram da reunião os prefeitos Helil Cardoso, de Itaboraí e presidente do Conleste, Arlei Rosa, de Teresópolis e vice-presidente do Conleste, Nestor Vidal, de Magé, Neilton Mulim, de São Gonçalo, Solange Almeida, de Rio Bonito.

Na ocasião, o Conleste apresentou reivindicações ao Governo do Estado, para que interceda junto à Petrobrás e também ao Governo Federal, acerca de que municípios atingidos pelo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) possam ter as contrapartidas da Petrobrás, uma vez que o investimento trará problemas para os municípios da região.

Foram definidas como prioridades gerais a mobilidade urbana nos municípios afetados, a saúde e o saneamento básico. Problemas que serão levados a Casa Civil pelo Vice-governador Pezão, que se dispôs a se reunir frequentemente com os municípios do Conleste. Em uma próxima reunião, os prefeitos irão definir as prioridades que serão apresentadas à Casa Civil , cerca de duas ou três demandas por cada cidade.

O Prefeito Arlei ainda solicitou a realização de obras de contenção, como muros e dragagem de rios em bairros que necessitem dessas ações, como Santa Cecília e Ilha do Caxangá. Arlei também solicitou obras de prevenção às enchentes em áreas como Rosário, Perpétuo, São Pedro, Pimentel e no centro da cidade.

“Temos que agradecer ao Governador Sérgio Cabral e ao Vice Pezão que já estão realizando várias obras de prevenção em nossa cidade, em bairros como Caleme, Posse, Campo Grande e Parque Imbuí. Ainda precisamos agir em mais locais, a tempo de nos prevenirmos das fortes chuvas de verão. O centro da cidade também precisa que as galerias na Reta e na Carmela Dutra sejam refeitas. Estamos aqui para pedir mais esta ajuda ao Governo do Estado”, afirmou Arlei, que também pediu para que a Várzea receba obra de drenagem, com novo manilhamento e reasfaltamento da Reta. O Prefeito enviará o projeto das obras para o Vice-governador Pezão.

Durante a reunião, o Prefeito Arlei obteve a confirmação do asfaltamento da estrada que liga o Segundo Distrito ao Terceiro. As obras serão realizadas pelo Governo do Estado, com início nos próximos dias.

Ainda na reunião com o Vice-governador Pezão e o Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, o Prefeito Arlei solicitou também a finalização do processo licitatório do projeto para as obras de conclusão da implantação do Complexo de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos do município de Teresópolis, a cargo da Secretaria Estadual de Obras.

Esta etapa contempla as seguintes intervenções:

I - Unidade de tratamento de resíduos sólidos de serviços de saúde;

II - Unidade de beneficiamento de resíduos sólidos da construção civil;

III - Adequação da unidade de triagem para uma unidade de apoio à coleta seletiva;

IV - Recuperação e encerramento da jazida e tratamento paisagístico.


1. Aquisição de maquinas, veículos e equipamentos para o beneficiamento de material proveniente de poda dos municípios envolvidos no consorcio;

2. Aquisição de maquinas e veículos para o manejo de resíduo da construção civil;

3. Aquisição de veículos e equipamentos para o manejo de resíduo hospitalar;

4. Aquisição de veículos, máquinas e equipamentos para apoio ao Programa de Coleta Seletiva;

5. Aquisição de veículos e máquinas para o apoio aos serviços de Operação do Aterro.

O CTDR (Complexo de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos) de Teresópolis foi projetado com uma concepção regional, tendo capacidade de recebimento dos resíduos sólidos gerados nos municípios de Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.

Prontamente o Vice-governador Pezão acolheu a solicitação e pediu que Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga acelere o processo licitatório.
 Prefeito Arlei, de Teresópolis, e Prefeito Nestor Vidal, de Magé, participaram de reunião com Vice-governador Pezão, no Rio de Janeiro

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário