Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Secretaria de Educação realiza mais um encontro do Programa Educação Integrada em Teresópolis

A professora Adriana Vital Santana, Chefe da Divisão de Educação do Campo da SME, explica os objetivos do encontro
Secretaria de Educação realiza mais um encontro do Programa Educação Integrada

Teresópolis, 22 de agosto de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou durante todo o dia desta quarta-feira, 21 de agosto, o 2° Encontro do Programa Educação Integrada 2013 – “Educação no Campo, uma história a ser contada”, na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Volta do Pião, 2° Distrito de Teresópolis. O encontro visa a integração entre as comunidades escolares da Zona Rural e da Zona Urbana, entendendo que um espaço não pode predominar sobre outro, ao contrário, deve se completar como elementos essenciais na troca do conhecimento acadêmico e cultural dos alunos e professores.

“Sem medo de polemizar ou discutir assuntos delicados, preparamos uma programação para envolver toda a comunidade escolar, com o intuito de tentar melhorar a escola do campo”, explicou a professora Adriana Vital Santana, Chefe da Divisão de Educação do Campo da SME.

Para atingir esse objetivo, o Programa busca integrar todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem, isto é: responsáveis, alunos, equipe de apoio, equipe diretiva e professores, unindo-os à equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A proposta é discutir e avançar nas questões que envolvem todos esses sujeitos da educação por meio de oficinas de formação, rodas de conversas, palestras e assembleias.
 O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, abre o evento lembrando que suas origens estão no campo
O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, abriu o evento lembrando que suas origens estão no campo. “Eu vim da roça. Meu pai dizia que o roceiro quando planta não sabe se nasce, se nasce não sabe se colhe, se colhe não sabe se vende, e se vende não sabe se recebe! Essa é a nossa vida e por isso é tão importante discutirmos a educação do campo, já que é daqui que sai grande parte da riqueza de nosso município”, disse o Secretário.

O ex-aluno Guilherme Machado Ferreira destaca a importância do encontro O professor de História, Pedagogia e Licenciatura de Educação do Campo da UFRRJ, Ramofly dos Santos, enfatiza a necessidade do encontro
Entre os palestrantes, o professor de História, Pedagogia e Licenciatura de Educação do Campo da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Ramofly dos Santos, enfatizou a necessidade do encontro. “Precisamos plantar uma semente no coração dessas pessoas envolvidas com a Educação do Campo, para que floresça a sensibilidade de se pensar essa educação com outros olhares, e não a Educação do Campo articulada apenas aos centros urbanos. A Educação do Campo precisa ter um diferencial no nosso olhar enquanto educadores”, apontou o palestrante.

Com uma programação que tomou o dia inteiro, o Encontro do Programa Educação Integrada ofereceu oficinas formativas, palestras, rodas de conversas e atividades culturais para os diversos membros da comunidade escolar representados no evento. O ex-aluno Guilherme Machado Ferreira, hoje estudante de uma universidade federal, chamou atenção para a importância do encontro.

“Devemos realmente discutir a educação do campo, já que a realidade do homem do interior não é apenas o seu pé de chuchu, mas também o que acontece em seu município, em seu estado, em seu país e na América Latina. Afinal, de forma direta ou indireta, tudo isso faz parte da sua realidade”, definiu o estudante.
 O Encontro do Programa Educação Integrada ofereceu oficinas formativas, palestras, rodas de conversas e atividades culturais

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário