Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Teresópolis sedia oficina regional de saneamento básico

Oficina preparatória regional dos Planos de Saneamento Básico reúne representantes de seis municípios em Teresópolis
Teresópolis sedia oficina regional de saneamento básico

Teresópolis, 21 de agosto de 2013 – Iniciada na quarta, 21, prossegue nesta quinta-feira, 22, em Teresópolis, a oficina preparatória regional dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), organizada pela Secretaria Estadual do Ambiente (SEA). O objetivo é qualificar técnicos das prefeituras, bem como integrantes da sociedade civil de seis municípios da região da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha, para atuar de forma participativa na elaboração, execução e acompanhamento de seus Planos. A oficina engloba Teresópolis, Areal, Carmo, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Sumidouro.

De acordo com a Lei Nacional de Saneamento Básico (11.445/2007), todos os municípios têm a obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico, o PMSB. Sem esse projeto, a partir de 2014, as prefeituras não poderão mais receber recursos federais para obras nesta área.

A oficina é coordenada pela Superintendência de Políticas de Saneamento da Secretaria Estadual do Ambiente e reúne representantes da Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) e do Consórcio Encibra-Paralela I. Formado pelas empresas Encibra S/A e Paralela I, o consórcio foi contratado, através de licitação realizada em 2012 pelo Estado, para a elaboração dos planos dos seis municípios da região.

O público é formado por gestores públicos, do Comitê Piabanha, do Ministério Público Estadual, Cedae, Fórum da Agenda 21, Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), líderes comunitários e pessoas interessadas no tema.
Victor Zveibil, superintendente de Políticas de Saneamento da Secretaria Estadual do Ambiente: oito meses para concluir a elaboração do plano de saneamento básico
“Estamos iniciando um processo estratégico, que vai exigir toda a nossa atenção para desenvolver um instrumento que não é só uma obrigação legal para ter acesso a recursos federais. Vamos fazer discussões construtivas que sejam de fato utilizadas pela administração pública e a população dentro das realidades de cada município. E para isso temos apenas oito meses”, explanou Victor Zveibil, superintendente de Políticas de Saneamento da SEA.

Realizada no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea), a oficina preparatória continua nesta quinta-feira, 22, das 9h às 15h, com entrada franca.

Fotos – Crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário