Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ação de saúde é sucesso em Mottas em Teresópolis

Crianças recebem tratamento bucal, com aplicação de flúor
Ação de saúde é sucesso em Mottas

Comunidade compareceu para atendimento odontológico,medição de pressão arterial e teste de glicemia

Teresópolis, 02 de setembro de 2013 – A Escola Municipal Sizenando Adolpho Tayt-Sohn, em Mottas, no 3º Distrito, recebeu no último sábado, 31, uma grande ação social, e a comunidade compareceu em peso para receber os serviços prestados, como atendimento odontológico, medição de pressão arterial e teste de glicemia.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), a ação foi organizada pela Igreja Missão Batista e contou com o apoio de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. Foram realizados vários serviços, como atendimento odontológico, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, exercícios de fisioterapia, escovação dentária com distribuição de material para higiene bucal e atividades educativas sobre diversas áreas da saúde.

Idealizador da ação, o pastor Jonatas Cupello explicou a necessidade de realizar o serviço. “Vendo que as crianças da comunidade não tinham uma saúde bucal adequada, junto com a escola resolvemos fazer essa ação uma vez por ano. Nosso desejo é servir a comunidade, e como igreja sabemos que esse é nosso objetivo. Além de pregar o evangelho, cremos no evangelho integral, que visa tratar do corpo, da alma e do espírito”.

O professor de enfermagem, Antônio Henrique Vasconcellos, destacou a importância da ação para a população de Mottas. “Esta ação tem como objetivos diagnosticar casos de doença e trabalhar a promoção e a prevenção de agravos da saúde da população do interior. É uma política pública de saúde. É responsabilidade do poder público acompanhar os agravos e checar como anda a saúde da população rural”, disse.

A ação também contou com equipes da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, que percorreram a localidade para vacinar cães e gatos contra a raiva animal e também para realizar ações de combate à dengue.

Alem das ações de saúde, foram oferecidos à população serviços de cabeleireiro, como corte de cabelo e escova, que fizeram sucesso.

“Estamos trazendo a comunidade até a escola, favorecendo os moradores com serviços que não contamos no dia-a-dia, como vacinação, teste de glicose, aferição de pressão, entre outros. Ficamos muito felizes, porque a comunidade precisa desse apoio da Prefeitura, do Unifeso e também da Igreja Batista”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Sizenando Adolpho Tayt-Sohn, professora Lucimar Tuller Siqueira.
Aferição de pressão arterial e teste de glicose realizados por acadêmicos do curso de EnfermagemServiços de cabeleireiro também foram oferecidos na ação social
Atendimento para as crianças

O atendimento odontológico foi direcionado às crianças. Com palestras ministradas pelos acadêmicos de Odontologia e exibição de vídeos educativos, elas receberam tratamento bucal com aplicação de flúor, orientação sobre como escovar corretamente os dentes e como usar o fio dental. 

“Estamos tentando promover e prevenir a saúde bucal através de vídeos educativos e instrução de higiene oral. Estamos realizando esse trabalho com as crianças para observar como eles estão escovando os dentes e, com isso, ensinamos a forma correta”, explicou a acadêmica Cassiana Fortuna.

João Gabriel Rosa Mendes, de 8 anos, prestou bastante atenção nas palestras. “Temos que escovar sempre os dentes quando a gente acorda, depois do almoço e antes de dormir, para não ter os bichinhos do mal nos nossos dentes”, lembrou.
Após assistir o vídeo educativo, João Gabriel explica como se deve usar o fio dental

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário