Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Alegria e música marcam o 9º Cultura de Raiz de Teresópolis

A professora do Cia Francisco Lippi, Tânia Fabbri, é a idealizadora do projeto que homenageia Ernesto Nazareth
Alegria e música marcam o 9º Cultura de Raiz

Teresópolis, 2 de setembro de 2013 - Uma bela manhã de sol, regada a muita alegria e música. Foi este o clima do 9º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013, realizado no último domingo, 1º de setembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu diversos artistas, que alegraram o público por cerca de quatro horas em mais de vinte apresentações diferentes.

“Tivemos mais uma edição de sucesso, recheada por muita música. E o que é melhor, o público esteve presente durante todo o tempo, prestigiando os nossos artistas e comprovando o quanto a cultura popular atrai e encanta a plateia. Isso sem falar na alegria dos próprios participantes, que se sentem valorizados e consideram o evento um verdadeiro encontro de amigos”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A edição deste domingo teve como tema a primavera. No cenário de cozinha de roça, o engenheiro agrônomo Beto Selig comandou a atração, auxiliado pela professora Andréa Sant'Anna. O próprio Beto, ao lado do Trio Bico Seco, abriu o programa e, depois disso, foram muitas e muitas apresentações.
A apresentação dos alunos da Cia Francisco Lippi encantou a plateiaA Casa de Cultura ficou cheia para a realização do evento
Adão Curió da Viola foi um dos primeirosAlexandre Firme e Vera Borcard
Coral Cantar é Viver cantou Adoniran BarbosaEdson e Moacir Rosa
Fernando Mello apresentou músicas da trilha sonora do Bumba Meu BoiFernando Mello, Mario do Violão, Jorge Viajante e Zé Paulo
Entre os participantes, destaque para Edson do Acordeon e Moacir Rosa, que mostraram ao público 'Estrela Dalva', uma valsa de autoria de Edson, e para Amado Rodrigues, que fez sucesso com 'Menino da porteira'. Acompanhado por Edson Firmino, Paulo Medeiros, Genaro da Zabumba, Daniel Vieira e Tião do Triângulo, o sanfoneiro Zé Lopes alegrou o público. O mesmo aconteceu com o consagrado 'Seu' Timbira, que se apresentou com Antônio Ceará e Zé Luiz.

O cantor e repentista Zé Rodrigues cantou 'Saudade da Paraíba' e aproveitou o evento para fazer o lançamento de seu primeiro CD 'Passageando as montanhas', que pode ser encontrado todos os sábados, na Feira Agroecológica. Acompanhado por Andréa Sant'Anna e Ayrton Rebello, Fernando Mello encantou com as músicas 'A campina' e 'Jaraguá', que integram a trilha sonora do Bumba Meu Boi, apresentado durante o Festival da Cultura Popular. Os personagens Boi e Jaraguá participaram da apresentação.

Destaque ainda para o Coral Cantar é Viver, da Univerti. Com o acompanhamento de Ayrton Rebello e Jane Barbosa, o grupo emocionou a plateia com um potpourri de músicas de Adoniran Barbosa. Vera Borcard foi outra que agradou o público com 'Atração fatal', enquanto Jorge Viajante e Mario do Violão agitaram com 'Avião das nove'. De volta ao palco, o Trio Bico Seco fez sucesso com 'Igarapé das mulheres'. Retornando ao programa, Gustavo Agostini deu show com seu pífano, enquanto Francisco Corino, que também estava afastado, agradou em cheio com 'Asa Branca'.

Utilizando instrumentos como rabeca, cavaquinho e bandolim, entre outros, Wagner Tadeu, Maria Eduarda, Gustavo Agostini, Lucas Borelli, Fernando Mello, Genaro da Zabumba e Zé Luiz abordaram o folclore. Finalizando a edição, muitos aplausos para o projeto Ernesto Nazareth, apresentado pelos alunos do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, escola estadual de Venda Nova, no interior, e a professora de artes Tânia Fabbri. Idealizadora do projeto, Tânia primeiramente apresentou no teclado três chorinhos – Garoto, Odeon e Escovado -, todos de Nazareth. Em seguida, foi a vez dos alunos, estudantes do Ensino Médio da escola que, devidamente caracterizados, apresentaram uma coreografia de choro, encantando a plateia. A biografia do compositor também foi lida durante a apresentação. “Foi ótimo receber este carinho. Só temos a agradecer pelo convite e parabenizar por este belo projeto”, comentou a professora.
Genaro da Zabumba, Daniel Vieira e Crésio da Vila
Irmão e sobrinho de Wanderley Peres, de Minas, Laércio e Sérgio conheceram o projeto e aplaudiram os artistas locaisO lanche à moda caipira fez parte do evento O sanfoneiro Zé Lopes assistido pelo público atentamente
Trio Bico SecoWagner Tadeu, Maria Eduada e outros artistas abordaram o folcloreGenaro, Antônio Ceará e Francisco Corino, retornando ao programa
Servido pelas funcionárias da Casa, ao longo de toda a manhã também fez sucesso o lanche à moda caipira, com direito a café, sucos, biscoitos, bolos, aipim cozido e batata doce.
Zé Luiz, Antônio Ceará e Paulo Gonçalves

Artesanato

Além da movimentação do teatro, também foi grande a circulação do público na sala de dança da Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde estiveram montados os estandes de artesanato. Estiveram presentes os artesãos: Josy Soares (doces e compotas), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Leir Guarilha (bijuterias), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Magno Guimarães Pinho (tapioca), e a estreante Sônia Marilda Oliveira, com venda de pijamas. “Foi minha primeira vez aqui e adorei. Espero participar novamente”, disse.

Participantes

Participaram do 9º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Beto Selig, Trio Bico Seco (Inácio, Helcir e Julio Cesar), Adão Curió da Viola, Roninho, Paulo Medeiros, Ayrton Rebello, Fernando Mello, Zé Lopes, Edson Firmino, Genaro da Zabumba, Daniel Vieira, Tião do Triângulo, Amado Rodrigues, 'Seu' Timbira, Antônio Ceará, Zé Luiz, Roberto Müller, Julicão, Edson do Acordeon, Moacir Rosa, Coral Cantar é Viver, Jane Barbosa, Zé Rodrigues, Gustavo Agostini, Zé Paulo, Jorge Viajante, Mario do Violão, Crésio da Vila, Francisco Corino, Wagner Tadeu, Maria Eduarda, Lucas Borelli, Vera Borcard, Alexandre Firme, Andréa Sant'Anna, Paulo Gonçalves, professora Tânia Fabbri e alunos da Escola Estadual Cia. Francisco Lippi.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 47 edições na Casa de Cultura – além das especiais -, ao longo de quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.
Zé Luiz, Antônio Ceará, Seu Timbira e Ayrton Rebello
Zé Rodrigues aproveitou o evento para lançar seu CD
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário