Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Atividades e exposições chamam atenção na Casa da Memória em Teresópolis

Em formato de trem, a exposição externa desperta a curiosidade infantil
Exposições despertam a atenção na Casa da Memória

Teresópolis, 26 de setembro de 2013 - Durante a última semana, mais grupos de alunos estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso para ver de perto a Exposição ‘Teresópolis, 122 anos de história’, montada no primeiro piso da casa. Agora, com a instalação da mostra ‘A história do trem em Teresópolis’, exposta nos jardins da casa em formato de trem, a demanda tornou-se ainda maior. Além disso, grupos de estudantes também tem procurado o local para pesquisa e realização de trabalhos escolares.

Na semana passada, estiveram na Casa da Memória, que é também sede administrativa da Secretaria de Cultura, cerca de 150 alunos da Escola Municipal Alice Saldanha. Foram dois dias de visitas intensas, divididas em grupos, onde os alunos puderam aprender sobre a história do município e ainda conhecer o acervo da casa, que conta com objetos e mobiliário de época.

Elaborada a partir da pesquisa do Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, a exposição 'Teresópolis, 122 anos de história' conta, através de paineis com textos e imagens, a história de Teresópolis, desde os primórdios de sua formação, destacando fatos do surgimento e do desenvolvimento do município. A estética da mostra, traduzida em inglês e espanhol, desperta o interesse, através de paineis com diversas aplicações, várias delas em alto relevo.
Alunos da Escola Alice Saldanha recebem a orientação de Regina Rebello, chefe do Patrimônio Histórico
Crianças da Escola Alice Saldanha em visita à Casa da Memória
O trem

Já a partir desta semana, além da história do município, também vem despertando e muito o interesse do público a nova exposição promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, que conta ‘A história do trem em Teresópolis’. Montada em formato inovador, mais lúdico, lembrando um trem antigo, a mostra está exposta nos jardins frontais da Casa da Memória e chama a atenção de quem quer que passe, principalmente as crianças.

De acordo com o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o objetivo era exatamente esse. “O formato foi pensado com o objetivo de atrair o público infantil, despertando nos pequenos teresopolitanos o gosto pela história e pela preservação da memória local. E pelo que estamos percebendo no dia a dia, não faltarão crianças para ver de perto o nosso trenzinho”, comenta.

A mostra conta a história da Estrada de Ferro Therezópolis, desde sua construção, comemorando os 105 anos do transporte ferroviário no município. São textos e imagens dispostos em pranchas montadas na cenografia, que faz referência a um trem antigo, com locomotiva e três vagões.

O trabalho é resultado de ampla pesquisa realizada pelo Secretário Wanderley Peres, que também é historiador, com suporte da equipe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura. Já a cenografia é uma concepção do artista plástico e coordenador de exposições, Ricardo Guarilha, executada pela equipe da Secretaria de Cultura. Toda a estrutura, incluindo a própria locomotiva, foi criada a partir de material reaproveitado, atendendo ao conceito de sustentabilidade.

A casa como cenário

Além da visitação às exposições, alunos de escolas da rede municipal tem frequentado a Casa da Memória com o intuito de realizar pesquisas ou mesmo utilizar o espaço da casa como cenário para a realização de trabalhos escolares. Dois grupos, alunos da Escola Municipal Ginda Bloch, estiveram no local esta semana para desenvolver uma atividade da disciplina de Artes.

As alunas Ana Carolina Souza, Glasiele Ferreira, Gabriele Mathias e Giovanna Moreira, Clara Rafaela Elizaude e Juliana Andrade, do 9º ano, utilizaram a casa como cenário para gravar sua mininovela, com roteiro desenvolvido por elas, que termina com a encenação das alunas, reproduzindo exatamente a tela Intrudo, de Debret. “Escolhemos a Casa da Memória por ser um espaço muito bonito, com arquitetura antiga, e que atenderia perfeitamente ao nosso objetivo”, disse Ana Carolina.

Na mesma trajetória, outro grupo também escolheu a Casa da Memória para executar uma tarefa semelhante. Também alunas do 9º ano, Ana Luiza Maciel, Maria Eduarda Albernaz, Náthaly Delgado, Anna Carolynne Ramos e Isabelle Carolyne Lima utilizaram a casa também como cenário para o trabalho, finalizando-o com um vídeo das alunas, desta vez, reproduzindo o quadro ‘A Pátria’, de Pedro Bruno. “Criamos uma história e desenvolvemos o trabalho, que termina justamente nesta cena. Até o vestuário retratado na pintura nós procuramos reduzir da forma mais fiel possível”, contou Ana Luiza.

As exposições ‘Teresópolis, 122 anos de história’, e ‘A história do trem em Teresópolis’ podem ser vistas de segunda a sábado, das 13h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro). Entrada franca.
Com formato inovador, a mostra 'A história do trem em Teresópolis' chama atenção de quem quer que passe
Na casa, as crianças visitam as exposições e conhecem o acervo do local, com objetos e móveis antigos


Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Rafael Corrêa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário