Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Educação Especial de Teresópolis se apresenta em encontro da Undime

 Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME, fala sobre o trabalho desenvolvido em Teresópolis
Educação Especial de Teresópolis se apresenta em encontro da Undime

Teresópolis, 16 de setembro de 2013 – Na última sexta-feira, 13 de setembro, atendendo a convite, equipe do Departamento de Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação (SME), apresentou o trabalho desenvolvido no município no encontro “Os Desafios da Educação Inclusiva”, organizado pela Undime - União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio de Janeiro, em São José do Vale do Rio Preto.

“É com muito orgulho que a Secretaria de Educação de Teresópolis aceitou o convite da Undime para compartilhar com outras secretarias suas experiências a respeito de educação inclusiva. Nossa equipe faz realmente um ótimo trabalho, e isso é um sinal de que o reconhecimento desta obra já ultrapassou as fronteiras do nosso município”, enfatizou a professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME.

O encontro contou com a participação das secretarias de Educação de Areal, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Santa Maria Madalena, Sumidouro e Trajano de Moraes, além de Teresópolis, que recebeu convite de diversas secretarias para prestar consultoria no setor.
Márcia Cristina Soares, chefe da Divisão de Educação Especial da SME de Teresópolis, apresenta alguns projetosMárcia Gomes de Sequeira, coordenadora pedagógica da Divisão de Educação Especial, apresenta o projeto ‘A_cessar’
 A psicóloga Maria Eliza Deister apresenta o projeto ‘Cuidar’
“É sempre um desafio se falar em educação inclusiva. É necessário se despir de alguns medos, incômodos e preconceitos para abordar esse tema. Quando falamos em inclusão, falamos de diferenças, de individualização, pois atendemos muitas pessoas e cada uma delas tem a sua necessidade especial. Aliás, nós todos temos as nossas necessidades especiais”, enfatizou Márcia Cristina Soares, chefe da Divisão de Educação Especial da SME de Teresópolis.

Durante a apresentação, a professora Márcia Gomes de Sequeira, coordenadora pedagógica da Divisão de Educação Especial, e a psicóloga Maria Eliza Deister apresentaram alguns projetos realizados em Teresópolis, inclusive com materiais pedagógicos desenvolvidos especialmente para os alunos do município. Ainda durante o encontro, as Secretarias de Educação de Nova Friburgo e Duas Barras também apresentaram suas experiências.

“Foi um grande prazer para nós compartilharmos um pouco das atividades que realizamos para nossos alunos que necessitam de cuidados especiais. A educação inclusiva é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Hoje, em Teresópolis, podemos nos orgulhar em dizer que acolhemos todos os alunos, apresentando meios e recursos adequados de apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem”, definiu a professora Carmem Mouteira Guarilha, diretora do Departamento de Administração da SME.
Carmem Mouteira Guarilha, diretora do Departamento de Administração da SME: orgulho pelo reconhecimento da Educação Especial de TeresópolisEducadores de vários municípios conhecem e fotografam materiais pedagógicos desenvolvidos especialmente para os alunos com necessidades especiais em Teresópolis
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário