Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

​Educação oferece cardápio exclusivo para alunos com necessidades especiais

Educação oferece cardápio exclusivo para alunos com necessidades especiais


Teresópolis, 9 de setembro de 2013 - O Serviço de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a empresa terceirizada que fornece alimentação para as unidades escolares do município, oferece em seu serviço cardápios exclusivos para alunos com necessidades especiais matriculados na rede municipal de ensino. Os cardápios destes alunos são cuidadosamente avaliados por nutricionistas, elaborados e servidos exclusivamente para cada caso.

Segundo o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, algumas avaliações já foram feitas em menos de 24 horas. “O trabalho desenvolvido pelo Serviço de Educação Alimentar tem recebido inúmeros elogios por parte de responsáveis e educadores de nosso município. Um dos motivos é o cuidado e a presteza com que atende aos alunos com necessidades especiais”, enaltece o secretário.

O requerimento do serviço deve partir dos responsáveis que apresentam às escolas documentação médica solicitando atendimento nutricional especial. A partir daí, é preenchida uma ficha e enviada para o Serviço de Educação Alimentar da SME, que avalia, elabora e serve as refeições de que ao aluno necessita em um cardápio especialmente desenvolvido para ele.

Em algumas unidades, como a escola municipal em tempo integral, Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, localizada no bairro de São Pedro, o serviço chega a atender cerca de 20 alunos. Para evitar confusão, a equipe diretiva criou um sistema em que as crianças portadoras de necessidades especiais são fotografadas e seus cardápios, com restrições alimentares, são anexados às fotos e exibidos na parede da cozinha da escola.

“Nós nos preocupamos em atender nossos alunos com necessidades especiais. Temos casos em que a restrição alimentar é tão séria que pode levar a criança a graves problemas de saúde. Nestes casos, a SME já nos atendeu em um período de menos de 24h horas. Em outros casos, a média de atendimento é de até 10 dias. Não vejo, nem mesmo na rede particular, esse padrão de atendimento que hoje nós ofertamos aos nossos alunos”, salienta Carla de Cunto Carvalho, diretora da Escola Aclimea Nascimento.

Eduarda Bilonia Gama, de 8 anos, é uma das alunas que recebe cuidados especiais com sua alimentação. Em junho deste ano, seus responsáveis enviaram à escola uma solicitação com sete itens a serem contemplados em relação à aluna, que sofre de sobrepeso e ​constipação​.

Em 10 dias os pedidos foram atendidos na íntegra pelo Serviço de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Educação. Hoje Eduarda recebe cuidados que incluem biscoitos, massas e pães integrais, leite desnatado, adoçante e farinha de linhaça em suas refeições.

“Primeiro eu fui na pediatra e depois na nutricionista. Elas falaram o que eu podia comer, minha mãe pediu na escola e eu obedeço. Minha comida é muito boa, porque eles fazem especialmente pra mim”, explica Eduarda, que já perdeu peso desde que começou a cuidar de sua alimentação.

Em outro caso, também na Escola Aclimea Nascimento, os responsáveis apresentaram laudo médico em que o aluno tinha grave intolerância alimentar ao leite e corante vermelho, correndo risco de morte em caso de ingestão. Com a demanda apresentada verbalmente ao Serviço de Educação Alimentar da SME às 12h30, às 14h a nutricionista responsável pela escola compareceu com substitutivos da alimentação.

“Sabemos como a questão da alimentação é importante para o desenvolvimento de nossas crianças e, por isso, nosso departamento faz o possível para atender da melhor forma possível, não apenas os casos de necessidades especiais, mas todos os alunos da rede municipal de ensino”, define Nirvana Maria Holanda, chefe do Serviço de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Educação.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário