Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Equipe da Secretaria de Cultura de Teresópolis visita Bienal do Livro e ArtRio

Luciana Daumas, Cléo Jordão, Ricardo Guarilha e Regina Tavares na Bienal do Livro
Equipe da Secretaria de Cultura visita Bienal do Livro e ArtRio

Teresópolis, 10 de setembro de 2013 - Na última sexta-feira, 6 de setembro, parte da equipe da Secretaria de Cultura de Teresópolis esteve no Rio de Janeiro para visitar a Bienal do Livro 2013. O objetivo da visita foi realizar na bienal uma pesquisa de campo, tendo em vista a Feira Literária de Teresópolis, que será promovida em novembro pela Prefeitura, através da parceria entre as secretarias de Cultura e Educação. O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, também visitou a Bienal do Livro, que terminou neste domingo, 8. Além da Bienal, o grupo esteve ainda na ArtRio – Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro.

Estiveram na bienal o artista plástico e designer gráfico Ricardo Guarilha, as produtoras culturais Cléo Jordão e Luciana Daumas, e a diretora da Casa de Cultura Adolpho Bloch, Regina Tavares. Montada no Riocentro, a 16ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro terminou neste domingo, 8 de setembro, totalizando 660 mil visitantes, com venda de 3,5 milhões de títulos. A arrecadação do evento foi de R$ 71 milhões, R$ 20 milhões a mais que a última edição.

Paralelamente, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres também esteve na bienal, analisando diversos aspectos do evento. “Estamos planejando para novembro a 1ª Feira Literária de Teresópolis, um evento que vai movimentar todo o município, envolvendo a população em geral e toda a rede municipal de ensino. Por isso, visitar a bienal foi ótimo. Analisamos o evento e vislumbramos diversas possibilidades para enriquecer a nossa feira”, comentou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Além da visita ao Riocentro, o grupo também visitou a ArtRio 2013 – Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro. Realizada de 5 a 8 de setembro no Píer Mauá, Centro do Rio de Janeiro, com a participação de obras de galerias do mundo inteiro, a ArtRio é reconhecida por artistas, galeristas e colecionadores como um dos mais importantes eventos de arte da América Latina. Em duas edições, a feira recebeu 120 mil visitantes de todo o Brasil e do mundo, e consolidou a posição da Cidade Maravilhosa como um dos roteiros do calendário internacional das artes visuais.

Este ano, a ArtRio contou com mais de 100 galerias de todo o mundo, selecionadas por um comitê formado por nomes de excelência e relevância no meio das artes visuais: Alexandre Gabriel, Anita Schwartz, Cecília Tanure, Greg Lulay e Matthew Wood. A feira contou ainda com intervenções e lançamento de livros de arte, palestras gratuitas sobre o mercado da arte e pólo de alimentação.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário