Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

​Imagens de Teresópolis no Museu da Áustria

Imagens de Teresópolis no Museu da Áustria-Pesquisador teresopolitano visita Museu de Etnologia de Viena e encontra acervo com parte da história do município

Teresópolis, 9 de setembro de 2013 - Em viagem pela Europa, o historiador teresopolitano Marcos Lopes acaba de visitar o Museu de Etnologia de Viena, na Áustria, onde encontra-se metade do acervo do fotógrafo austríaco de renome internacional Mario Baldi. A outra metade do acervo está conservada no Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura de Teresópolis, cidade onde o fotógrafo viveu, o que já rendeu boas parcerias entre a Prefeitura de Teresópolis e o Museu de Viena. Agora, com a viagem de Marcos, primeiro pesquisador brasileiro a visitar a parte austríaca da coleção, a Secretaria de Cultura de Teresópolis colherá novos frutos da parceria, recebendo a reprodução de fotos e documentos inéditos, que se somarão ao arquivo já existente.

Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcos Lopes integrou a equipe da Secretaria de Cultura de Teresópolis de 2009 a 2011. Atualmente como historiador do Museu Casa de Benjamin Constant (Ibram-MinC), no Rio de Janeiro, ele permaneceu mantendo laços estreitos junto à cidade. Sua tese de mestrado foi baseada no acervo teresopolitano de Mario Baldi, que ele próprio pesquisou, organizou e catalogou, e a partir daí, o historiador desenvolveu profundo estudo sobre a carreira do fotógrafo.

A partir da pesquisa de Marcos Lopes, a Secretaria de Cultura de Teresópolis deu início a importantes parcerias com o Museu de Viena. O trabalho já rendeu uma exposição internacional sobre o tema, reunindo as duas partes da coleção, com montagens em Viena, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e em Teresópolis, e até mesmo a visita do diretor do museu austríaco, o antropólogo Christian Feest, que esteve em Teresópolis em setembro de 2010. Na ocasião, ele foi recebido pelo Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e conheceu as instalações da Casa da Memória, onde funciona a sede administrativa da secretaria, com atenção especial ao Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural.

Agora, foi a vez de Marcos Lopes ir à Áustria, onde acaba de conhecer e registrar a metade austríaca do acervo de Baldi. Com a realização da pesquisa internacional, a Secretaria de Cultura ganhará a reprodução de diversas fotografias inéditas, que serão anexadas à parte teresopolitana do acervo, fortalecendo os registros guardados pelo Patrimônio Histórico de Teresópolis.

Entre as novas peças, estão fotos da sala de pesquisa do Museu de Etnologia de Viena, onde fica guardado o acervo de Baldi e diversas reproduções de fotografias feitas pelo artista, tendo como cenário, inclusive, o município de Teresópolis. Segundo relato do historiador, em uma das fotos pesquisadas, a época parece ser de carnaval, na virada dos anos 1940 para 50, com uma placa que diz 'Os Chavantes do alto saúdam os Bocas Negras'. 'No canto superior direito podemos ver que a foto foi feita perto do Hotel Florida', conta Marcos. Outra raridade encontrada é uma foto que retrata a Estação de Trem da Várzea.

Também no acervo do Museu de Viena, Marcos Lopes encontrou negativos com uma coleção completa sobre os festivais da Pró-Arte, na década de 50, com bastidores, ensaios de músicos, aulas de pintura, etc. Uma cópia deste material foi solicitada ao museu e será enviada à Secretaria de Cultura de Teresópolis. “Além da minha satisfação particular, por ter acesso agora à coleção completa, realizar esta pesquisa está sendo fundamental para a conclusão da minha tese de doutorado, que aborda Mario Baldi e a obra dele à luz da história da fotografia e fotojornalismo no Brasil”, complementa o historiador teresopolitano.

Fotógrafo de renome internacional, teve relação direta com Teresópolis entre as décadas de 1920 e 1950, por conta de suas viagens pelo interior do Brasil e de sua proximidade com o príncipe Dom Pedro de Orleans e Bragança. Mario Baldi chegou a morar em Teresópolis e dedicou boa parte de sua carreira ao registro da vida dos índios Bororo e Carajá.

Por mais de 50 anos, o acervo de Mario Baldi esteve dividido entre a Áustria e o Brasil. Em 1959, metade dos trabalhos foi enviada à Viena. Em 1988, a outra metade, até então em poder do historiador Arthur Dalmasso, foi doada ao Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis. O acervo permaneceu guardado até que, por iniciativa do historiador Marcos Lopes e incentivo do secretário Wanderley Peres, a Secretaria de Cultura de Teresópolis iniciou os contatos com o Museu de Etnologia de Viena, gerando o início da parceria que se estende até hoje.

“É a primeira vez que um pesquisador brasileiro visita a parte austríaca da coleção de Baldi. E este pesquisador é teresopolitano, intimamente ligado à Secretaria de Cultura. Por isso, além de dar visibilidade ao Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Teresópolis, o trabalho de Marcos Lopes nos enche de satisfação e deixa claro o quanto é fundamental a preservação da nossa história”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. 

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Museu de Etnologia de Viena, Áustria
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário