Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2013

Inscrições abertas para interessados de Teresópolis no Curso de Formação Cultural

Professora Cleisemery Campos da Costa explicou como funcionará o curso
Inscrições abertas para o Curso de Formação Cultural

Teresópolis, 20 de setembro de 2013 – Já estão abertas desde a última segunda-feira, 16, as inscrições para o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O curso será ministrado a partir de outubro e visa à capacitação dos profissionais atuantes nos mais diversos setores culturais fluminense. No último dia 11, um encontro especial foi realizado em Teresópolis, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, para divulgar a atividade na Região Serrana.

Na ocasião, estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre secretários, coordenadores de cultura, delegados e produtores culturais, representantes dos municípios de São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro, além de Teresópolis.

A reunião, realizada com o objetivo de difundir o curso, foi promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e ministrada pela professora Cleisemery Campos da Costa, da Coordenação de Mobilização e Avaliação do curso, que abordou questões como vagas e critérios de inscrições, bem como informações sobre os módulos, ementa das disciplinas, calendário e dinâmica de avaliação.

Presente ao encontro, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, falou sobre a importância da capacitação profissional. “Este curso representa uma ótima oportunidade de capacitação para gestores e artistas que tramitam no setor cultural, contribuindo assim, de forma significativa, para um efetivo fortalecimento da nossa cultura. Quanto mais profissionais capacitados tivermos entre nossos representantes, maior será nosso embasamento para a execução de políticas sérias, projetos e ações de interesse da cultura não só em Teresópolis, mas também em toda a região”, comentou, estimulando também a participação dos gestores dos municípios vizinhos.

Sobre o curso

O Curso de Formação de Gestores Públicos será desenvolvido através do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Uerj. É destinado a gestores públicos de cultura, conselheiros municipais de cultura, coordenadores de pontos de cultura e, principalmente, agentes culturais. Tem como objetivos qualificar gestores, conselheiros e agentes culturais no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo competências de reflexão sobre cultura e seus modelos de gestão, formulação e execução de programas e ações para a cultura, planejamento e previsão de infraestruturas para as atividades culturais. 

A aula inaugural será realizada no dia 26 de outubro no teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e o início do curso, propriamente dito, será no dia 4 de novembro. O curso é semipresencial, com nove meses de duração e total de 151 horas, sendo 135 horas à distância e 16h de forma presencial, por meio de dois encontros. As aulas são gratuitas e o curso funcionará como extensão universitária, com direito a certificado concedido pela Uerj.

Com relação às vagas, foram abertas 800 vagas em todo o estado e as inscrições vão até 6 de outubro. Cada município tem direito a quatro vagas destinadas a gestores públicos de cultura; duas destinadas a conselheiros de cultura e duas para coordenadores de pontos de cultura.

Já com relação aos agentes culturais (artistas, pesquisadores, trabalhadores de cultura, animadores culturais), estes também t​ê​m direito a vagas, desde que comprovem cinco anos de experiência em atividade cultural. As inscrições dos agentes devem ser realizadas diretamente através do endereço eletrônico http://www.ifht.uerj.br/cultura e serão avaliadas por uma comissão.

Texto: Geórgia Jahara
Crédito: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário