Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Música, atividades circenses, exposição e rapel comemoram tombamento de árvore centenária em Teresópolis

A descida de rapel, em homenagem a Miguel Inácio, integrou as atividades
Música, atividades circenses, exposição e rapel comemoram tombamento de árvore centenária

Teresópolis, 23 de setembro de 2013 - No último sábado, 21 de setembro, a tarde foi movimentada, no Centro, por conta das comemorações pelo tombamento da árvore centenária da Praça Balthasar da Silveira. Show de forró, exibição de malabares e descidas de rapel fizeram parte da ação, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Na ocasião, foi inaugurada também a exposição ‘Uma árvore centenária’, com imagens e fotos que contam a história da praça e da árvore, uma figueira.

A planta homenageada pelo evento é uma Ficus Moraceae, ou figueira, como é popularmente conhecida. Plantada em 1913, a espécie está há 100 anos na Praça Balthasar da Silveira e foi identificada como a mais antiga de que se tem notícia entre as árvores urbanas de Teresópolis.

O centenário da árvore despertou o interesse do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis visando sua preservação. E assim, a partir de pesquisa, foi identificada a necessidade do tombamento, solicitado pela Secretaria de Cultura ao Prefeito Arlei que, sensível ao assunto, acolheu a iniciativa. O decreto de tombamento foi publicado em diário oficial no último sábado, garantindo a partir de agora a preservação da árvore, protegendo-a de sofrer danos e ações de vandalismo.

Realizadas justamente no Dia da Árvore, as atividades de comemoração do tombamento contaram com uma série de atividades, realizadas na frente e ao redor da árvore. Os músicos Fernando Os músicos Fernando Mello, Marcos André, Ayrton Rebello e Andréa Sant’Anna fizeram uma animada apresentação de forró. Sucessos como Xote das Meninas, Xote da Alegria, Carolina, Táxi Lunar e Rindo à toa estiveram no repertório, que alegrou o público na praça. Além do show, o artista circense Ivo Bernardo realizou exibição de malabares, utilizando claves e flower, e encantou a criançada presente, que participou ativamente.
A exposição conta a história da praça e da árvore centenária, podendo ser vista até o fim desta semana
As atividades com malabares encantaram as crianças presentes
No mesmo local, também foi inaugurada a exposição ‘Uma árvore centenária’, contando a história da praça e, consequentemente, da árvore. Por meio de textos e imagens, banners narram diversos períodos da história, com ênfase na figueira que, comprovadamente completou seu primeiro século, conforme atesto de pesquisa realizada pela equipe do Patrimônio Histórico. Uma fotografia datada de 1913, extraída do livro Therezópolis, de Armando Vieira, comprova a existência da figueira no canto da praça já nesta época. E esta fotografia é uma das muitas que podem ser vistas pelo público na exposição.

Além de todas as atividades culturais, a tarde de festa teve ainda um momento especial. Integrantes do grupo de montanhistas Lagartos em Ação subiram a torre da Matriz de Santa Teresa, onde realizaram a troca da iluminação do cruzeiro da igreja. Depois, estes mesmos montanhistas desceram a torre da igreja de rapel, em um gesto de homenagem ao também montanhista Miguel Ignacio Jorge, que por mais de 50 anos foi o responsável pela manutenção da torre da igreja. Adepto das atividades de montanhismo e escalada, o secretário de Cultura, Wanderley Peres, também participou da ação, descendo de rapel a torre da matriz.

“Esta árvore tem grande importância dentro do contexto em que se passa a história do centro da cidade e da Praça Balthasar da Silveira. Foi plantada ali há 100 anos e, sem dúvida, é uma das poucas, senão a única, que sobreviveu à passagem do tempo e às mudanças advindas com a urbanização e o progresso da cidade. E como parte da nossa história, a espécie merecia ser tombada para ser assim protegida e preservada”, comentou o Wanderley Peres, durante a comemoração. “As fotografias encontradas pela nossa pesquisa a identificaram em diversos momentos e em tamanhos diferentes, ao tempo em que se faziam as modificações da Várzea. Todo este material pode ser visto de perto na exposição especial que montamos em função do tombamento da figueira centenária. Com certeza, muitas pessoas vão identificar momentos em que estiveram ali, momentos em que a figueira foi o cenário de suas próprias histórias. Vale a pena”, completou o secretário, convidando a todos para conferir a mostra, que ficará exposta até o fim desta semana na Praça Balthasar da Silveira.

Público aplaude ato

Quem passou pela praça na tarde de sábado aplaudiu o evento de homenagem e a exposição. “Preservar esta árvore era realmente necessário. Já perdemos tanto de nossa história. Então, este tombamento é justo e necessário. A Prefeitura está de parabéns por toda a iniciativa”, comentou a professora Mirian da Silva. Sobrinha neta de Miguel Ignacio, a fisioterapeuta Débora Jorge de Oliveira foi outra que ficou satisfeita. “Achei todo o evento muito bacana e importante para a história do município. A preservação é fundamental. Isso sem falar na homenagem a meu tio-avô, que deixou todos nós emocionados”, elogiou.
Para comemorar o tombamento atrações culturais foram promovidas na Praça Balthasar da Silveira
Texto: Geórgia Jahara
Foto: Marco Esteves e Marcello Medeiros (as de rapel)
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário