Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Teresópolis participa da 3ª Conferência Estadual de Cultura esta semana

Teresópolis participa da 3ª Conferência Estadual de Cultura esta semana
Teresópolis participa da 3ª Conferência Estadual de Cultura esta semana

Teresópolis, 24 de setembro de 2013 - Nesta sexta-feira, 27, e no sábado, 28 de setembro, será realizada na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, a 3ª Conferência Estadual de Cultura. Centenas de pessoas participarão do encontro, que vai definir as políticas públicas culturais para os próximos anos, incluindo a conclusão da Lei Estadual de Cultura. Teresópolis também estará presente ao evento, representada por uma comitiva formada pelo secretário de Cultura, Wanderley Peres, o subsecretário, Arnaldo Almeida, além dos delegados municipais eleitos em junho durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura: Nara Zeitune, representando o Poder Público, e Ivo Bernardo, Licko Turle e Carlos Artur Esteves, representantes da sociedade civil.

Nas últimas semanas, Nara Zeitune, que é coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura e integra a comissão organizadora do evento estadual, vem participando de reuniões na Secretaria de Estado, visando alinhavar os últimos detalhes para a realização do encontro, que vai discutir os temas: Lei Estadual de Cultura, implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e ainda cultura e desenvolvimento.

Teresópolis participará do evento não apenas defendendo suas 16 propostas, aprovadas durante a 3ª Conferência Municipal, mas também atuando de forma conjunta com os demais municípios da região, que compõem o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. “Na etapa municipal, tivemos um proveitoso encontro, com aprovação de propostas interessantes e que podem, e muito, acrescentar ao desenvolvimento cultural do município. Agora é chegada a hora de defender estas sugestões na Conferência Estadual, buscando novamente sua aprovação, assim como de outras propostas saídas da nossa região. Atuando em bloco, poderemos mostrar a força da Região Serrana”, comenta o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Entre as propostas teresopolitanas que serão defendidas na etapa estadual, destaque para a sugestão de que a cultura também seja beneficiada com a nova regra de aproveitamento dos royalties do petróleo, e para a mobilização em torno da aprovação da PEC 150, que prevê a destinação de 2% do orçamento federal para as políticas culturais. Outra proposta é a criação e incentivo a um corredor cultural, com intercâmbio de ações e atrações entre os municípios da Região Serrana.

Duas outras propostas de autoria do próprio secretário Wanderley Peres e aprovadas na conferência municipal também serão defendidas em bloco na 3ª Conferência Estadual de Cultura: a criação do Museu da Imperatriz Teresa Cristina em Teresópolis, aproveitando o acervo que hoje está no Museu Imperial de Petrópolis, e a proposta de reconhecimento do Rio Paquequer como cenário do romance “O Guarani”, do escritor José de Alencar. Embora o nome de Teresópolis não seja citado no livro, todas as características descritas no romance deixam claro que o amor vivido entre a jovem Ceci e o índio Peri teve o município de Teresópolis, o Rio Paquequer e a Serra dos Órgãos como cenários.

Ainda durante a Conferência Estadual, serão definidos os delegados que vão representar o Estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional de Cultura, prevista para novembro deste ano. Confira abaixo a programação da 3ª Conferência Estadual de Cultura.

Dia 27 – sexta-feira
13h – Abertura do credenciamento
14h – Mesa de abertura
15h – Votação do regimento interno
16h – Apresentação e debate da Lei Estadual de Cultura
18h – Encerramento

Dia 28 – sábado
8h – Credenciamento
9h – Trabalho dos quatro grupos de trabalho por eixos temáticos
12h – Almoço
14h – Eleição dos delegados para a 3ª Conferência Nacional de Cultura
15h – Plenária final
17h – Encerramento

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário