Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comunidade de Santa Rita,em Teresópolis, vibra com Cultura nos Bairros no Dia das Crianças


Andréa Sant'Anna, Fernando Mello, Arnaldo Almeida e Marcos André agradaram com muito forró
Comunidade de Santa Rita vibra com Cultura nos Bairros no Dia das Crianças

Teresópolis, 16 de outubro de 2013 - Uma grande festa, com direito a atrações culturais e guloseimas, marcou a comunidade de Santa Rita, no 2º Distrito, no último sábado, 12 de outubro. É que, no Dia das Crianças, o bairro recebeu a visita especial do projeto Cultura nos Bairros. Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, as atividades do projeto agregaram valor à festa organizada pela própria comunidade de Santa Rita em comemoração à data de homenagem infantil. O resultado foi uma tarde alegre, colorida e divertida para adultos e crianças.

As atividades especiais por conta do Dia das Crianças foram realizadas na rua ao lado da Escola Municipal Pedro Torres Leite e contaram com a participação de crianças e adultos da comunidade. E teve de tudo para alegrar a data: de brincadeiras a manifestações culturais. 

Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, as atrações começaram ao som de um bom forró, executado pelos músicos Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Marcos André e Andréa Sant’Anna. No repertório, sucessos com ‘Sala de Reboco’, ‘Xote das Meninas’, ‘Carolina’ e ‘Luiz Respeita Januário’, entre outros, que alegraram o público e, aos poucos, fizeram os moradores tirar os pés do chão e dançar a valer. Em homenagem aos pequenos, músicas do cancioneiro popular infantil, como ‘Tororó’ e ‘Ciranda Cirandinha’, também foram lembradas. 

Logo depois, foi a vez das crianças serem mais do que o centro das atenções. Primeiro, se divertiram com os muitos desenhos e cores das pintuagens feitas pela professora Andréa Sant’Anna e, em seguida, participaram das brincadeiras de roda e jogos de palavras, declamando versos e advinhas.
A pintuagem e as brincadeiras fizeram sucesso entre as crianças
Sem perder o ritmo, entraram em cena os alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina, representando a comunidade, que fizeram enorme sucesso ao representar a história Boi da Lua. Participantes do Programa Mais Educação, os alunos, com idade entre 8 e 12 anos, realizam regularmente oficina de teatro e, a partir da atividade, tiveram a iniciativa de montar uma versão do Bumba-Meu-Boi, que agradou em cheio e foi muita aplaudida pela comunidade. 

Dando continuidade às atrações, também fizeram sucesso os alunos do curso de dança de rua da Secretaria de Cultura. Liderados pelo professor Marcelo Cruz, titular do curso gratuito de Dança de Rua, os alunos apresentaram diversas coreografias e ainda interagiram com a comunidade. E, para finalizar as atrações culturais, novos números de forró foram apresentados pelos músicos da Secretaria de Cultura. 

Cachorro-quente e pipoca

Além de decorar o ambiente, com muitas cores e flores, a comunidade também fez sua parte para comemorar o Dia das Crianças. Ao longo de toda a tarde, foram distribuídos sacos de pipoca, cachorro-quente, gelatina, refrigerante e bolo, resultado da contribuição dos próprios moradores e comerciantes de Santa Rita para a festa. 

E, ao fim da tarde, os pequenos, e também as famílias, estavam mais do que satisfeitos com toda a festa. “Achei tudo aqui muito legal. Uma tarde super diferente”, disse Letícia Lima, que participou das brincadeiras recitando versos. As primas Lorraine e Tainá Correa também se divertiram. “Tudo foi bom demais, da música ao cachorro quente”, lembrou Tainá.

Entre as mães, a mesma sensação. “Foi tudo maravilhoso, especialmente a apresentação de dança de rua. Muito legal”, comentou a dona de casa Vanessa Azevedo, que levou a filha Raíssa, de oito anos, para curtir as atrações. “Ela adorou”, acrescentou Vanessa. 

A professora Zuleide Cardoso também aproveitou a tarde. “Pela primeira vez, Santa Rita teve um evento de verdade... E muito bom! A comunidade e a Prefeitura uniram esforços para fazer uma festa bonita, provando que, quando cada um faz a sua parte, o resultado dá certo. A festa foi linda e as atrações arrasaram”, comentou, ao lado da filha Ilza Natália, de sete anos. “O que mais gostei foi a dança de rua... Eles são demais”, completou a menina. 

Moradora de Santa Rita e responsável pela organização do evento, Rosa Maria Azevedo ficou satisfeita com a festa. “Estou me sentindo realizada. A comunidade participou, interagiu e se divertiu muito mais do que eu havia pensado. Foi surpreendente. E a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, somou muito à nossa festa com estas incríveis atrações. Só temos a agradecer e comemorar, pois nosso objetivo foi atingido com sucesso. As crianças curtiram e saíram muito satisfeitas”, elogiou a organizadora. 

Acompanhado da esposa Linea, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, prestigiou o evento. “Foi maravilhoso ver a alegria de todas aquelas crianças no seu dia. O tempo ajudou, a comunidade fez a sua parte e o resultado da parceria foi um somatório de ações positivas, que certamente ficarão guardadas na memória de todos nós. Em Santa Rita, conseguimos cumprir com maestria a missão do Projeto Cultura nos Bairros, oferecendo arte, cultura e entretenimento a um bairro distante do centro. No Dia das Crianças, esta foi a contribuição da Secretaria de Cultura. E como reconhecimento, trouxemos para casa o sorriso inocente e tão sincero de todas aquelas crianças”, comemorou o Secretário Wanderley Peres, lembrando que, neste sábado, dia 19 de outubro, uma nova edição do Cultura nos Bairros será realizada no Caleme.
A apresentação de dança de rua também chamou a atenção do público
Encenado pelos alunos da Escola Fazenda Alpina, o Boi da Lua encantou a todos
Crédito das fotos para Marco Esteves
Texto – Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário