Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Equipes do PSF participam de oficina de territorialização no UNIFESO Teresópolis

Equipes do PSF participam de oficina de territorialização no UNIFESO Teresópolis
Equipes do PSF participam de oficina de territorialização no UNIFESO

No dia 18 de outubro aconteceu a 1ª Oficina de Territorialização das Equipes de Saúde da Família, no Laboratório II de Informática do Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e teve como público alvo as equipes do Programa da Saúde da Família (PSF) de Pimenteiras, Barra do Imbuí e profissionais da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis.

A capacitação foi oferecida pela OTICS-RIO, tendo como finalidade disponibilizar às equipes ferramentas de geoprocessamento que possibilitem uma melhor apropriação dos territórios de responsabilidade das equipes, e faz parte da nova administração do PSF, agora em cogestão pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo UNIFESO. “A partir do reconhecimento e da reaproximação destes territórios com as equipes do PSF pretende-se reorganizar e redistribuir as responsabilidades sanitárias e os cuidados com a saúde entre os grupos, resultando numa redistribuição territorial mais equânime entre Pimenteiras e Barra do Imbuí”, explicou Vera Lucia Gonçalves Pacheco, responsável técnica pelo UNIFESO na cogestão.

A tecnologia agradou a enfermeira Geise Gonçalves Pimentel, que está confiante quanto à ajuda que a ferramenta vai proporcionar ao disponibilizar uma visualização mais completa das áreas da comunidade. “Agora podemos fazer uma estimativa mais precisa da população que vive em áreas deficitárias. Estamos trabalhando no mapeamento e delimitação das áreas e com certeza esta ferramenta está agregando importantes informações ao nosso trabalho”, apontou.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário