Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Peças do Circuito das Artes fazem sucesso em Teresópolis


Com rico figurino, a encenação despertou o interesse do público
Peças do Circuito das Artes fazem sucesso em Teresópolis

Teresópolis, 7 de outubro de 2013 - Crianças e adolescentes se esbaldaram na tarde desta sexta-feira, 4 de outubro, no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch com a peça teatral ‘Histórias que o Eco Canta’. Encenada pela Cia Escaramucha de Teatro, a peça faz parte do Circuito Estadual das Artes 2013 e agradou em cheio os alunos dos cursos da Casa de Cultura e ainda do 6º e do 7º anos do Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT). No sábado, 5 de outubro, foi a vez da peça ‘Adultério’, também do Circuito das Artes 2013. As duas atrações integram a programação do 5º Circuito Estadual das Artes, que chegou a Teresópolis por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. 

“Programa desenvolvido há cinco anos com grande êxito, o Circuito de Artes é uma importante ferramenta de fomento da cultura, pois, além de estimular as atrações culturais, ainda promove o acesso do público do interior do estado aos espetáculos, contemplando desta forma plateia e artistas. Parcerias como esta valem muito”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. 

Destinada ao público infantil, a peça ‘Histórias que o Eco Canta’ reuniu sete atores no palco, que representaram com primazia três contos do escritor Oscar Wilde: O Rouxinol e a Rosa, O Gigante Egoísta e O Aniversário da Infanta. No primeiro, um Rouxinol se sacrifica por uma rosa vermelha, que dará a um rapaz o amor da sua vida. No segundo, o texto conta a história de um gigante que proíbe crianças de brincar em seu jardim. E, no último, um anão se apaixona por uma princesa. Recursos como bonecos gigantes e fantoches de papel machê fizeram parte da apresentação e agradaram. 
A utilização de bonecos gigantes fez parte da apresentação
Cia Atores de Laura em atuação com a peça Adultério
Ao fim da apresentação, os atores ainda tiveram um momento extra de interação com o público, promovendo uma mini oficina de confecção de bonecos feitos a partir de jornal. Estiveram em cena Tatiana Fernandes, Rômulo Rodrigues, Priscilla Balio, Rodrigo Abreu, Igor Veloso, Izabella Ribeiro e Renata Tavares. 

O público curtiu a apresentação e, invariavelmente, escolheu o conto O Rouxinol e a Rosa como o preferido. “Um pássaro dar a vida pela rosa vermelha... uma linda história. Gostei muito”, comentou Lorran Amaral, de 11 anos. As amigas Maria Clara Granito e Eulália Jardim também ficaram encantadas. “Tudo foi bem legal. Mas, o nascimento da rosa foi realmente a parte mais bonita do espetáculo”, disse Maria Clara.

Para a produtora da peça, Ana Berttines, a apresentação em Teresópolis foi ótima. “Embora a peça seja destinada a um público-alvo mais infantil, ter uma plateia formada basicamente por adolescentes foi perfeito. Eles ficaram antenados, prestaram atenção a cada detalhe e embarcaram na história. Isso, para nós, é o mais importante”, comentou. 

Na noite do sábado, 5, a programação do 5º Circuito Estadual das Artes continuou com a peça ‘Adultério’, encenada na Casa de Cultura Adolpho Bloch e destinada ao público adulto. A realidade é ilusão ou a ilusão é a realidade? Compartilhar esta questão com o público é, sem dúvida, compartilhar também o desespero que o absurdo da existência nos proporciona. Num movimento contínuo e ininterrupto, uma realidade se desdobra em outras sucessivamente, como num jogo de espelhos, até o infinito, criando, deste modo, a sensação perturbadora de que o que aparenta ser, não é. A reflexão profunda, visceral e o humor sofisticado de Pirandello acerca da fragilidade das outras certezas encontrou no tema do adultério o pano de fundo para colocar na cena teatral o abismo das infinitas realidades. 

O espetáculo foi encenado pela Cia Atores de Laura, com direção de Daniel Herz. No elenco, Ana Paula Secco, Anderson Mello, Leandro Castilho, Luiz André Alvim, Marcio Fonseca, Paulo Hamilton e Verônica Reis. Durante a tarde de sábado, 5, foi realizado workshop com o diretor da Cia Atores de Laura, Daniel Herz. E após a encenação, foi realizado debate com o grupo teatral, que agradeceu à Prefeitura de Teresópolis pelo apoio recebido.

O Circuito Estadual das Artes é um programa da Secretaria de Estado de Cultura que acontece desde 2008 e tem por objetivo promover o acesso do público fluminense a espetáculos de teatro, dança, música e circo a preços populares. Nessa 5ª edição, a programação foi dividida em duas partes: a primeira aconteceu entre novembro de 2012 e janeiro de 2013; e a segunda acontece agora, entre agosto e dezembro de 2013. No total, são 66 apresentações, que estão percorrendo mais de 43 municípios do estado. 
Cia Atores de Laura

Cultura de Raiz e Música na Matriz neste fim de semana

Na manhã do último domingo, 6 de outubro, também foi realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch a 10ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu diversos artistas, apresentando o melhor da música do homem do campo. A edição, desta vez, teve como tema o Dia das Crianças. E para tornar a data ainda mais especial, diversos artistas mirins estiveram se apresentando. 

Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, o evento seguiu em formato já tradicional de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig. Entre as muitas atrações especiais infantis, teve Bia Morgan, cantando Aquarela, e Clara Gonçalves, filha do cantor Fernando Mello. O Coral Cantar é Viver, composto pelos integrantes da Universidade da Terceira Idade (Univerti / FESO) também se apresentou. Canções que remetam à infância ou às crianças também fizeram parte do repertório. O lanche à moda caipira, com café, sucos e bolos, servido logo no início da manhã, também agradou o público presente. 
Ainda no domingo, 6 de outubro, foi realizada também mais uma edição do projeto Música na Matriz, promovido pela Secretaria de Cultura de Teresópolis. Desta vez, o projeto teve como atração o Coral Feminino dos Arautos do Evangelho, de Nova Friburgo. O grupo foi formado em 2001 e se apresentou sob a regência de Cristiane Marques. O concerto foi realizado na Matriz de Santa Teresa, localizada na Praça Balthasar da Silveira, no Centro. 

Crédito das fotos para Regina Tavares
Texto – Geórgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário