Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2013

11ª edição do Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis homenageia Vinicius de Moraes

Afonso Domingues declamou Vinicius de Moraes
Cultura de Raiz homenageia Vinicius de Moraes

Teresópolis, 5 de novembro de 2013 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch ficou em festa no último domingo, 3 de novembro, com a realização da 11ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu diversos artistas, que se revezaram em quase 30 apresentações, em clima de animação e alegria. A própria música de raiz e o centenário do poeta Vinicius de Moraes foram os temas da edição.

“Mais do que nunca, o Cultura de Raiz mostrou sua força como um projeto cultural vitorioso. Mistura de gerações, de estilos e ritmos fizeram parte da edição, que cumpriu com primazia seu objetivo, valorizando com a mesma intensidade o homem do campo e o consagrado Vinicius. Foi, sem dúvida, uma manhã de muita emoção”, comentou o secretário de Cultura, Wanderley Peres, que pela primeira vez participou diretamente do evento como artista, contando um ‘causo’ verídico da política da década de 50 do século passado.

Com formato de programa de auditório e cenário de cozinha de roça, o evento teve a coordenação do subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, e foi comandado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig. Para animar ainda mais a manhã, fez grande sucesso o lanche à moda caipira, com café, sucos, bolos, biscoito, além de aipim e batata doce, itens que sempre agradam em cheio o público presente.

Com relação às atrações musicais, foram quase 30 apresentações, regadas a muitas sanfonas, violas, zabumbas, pandeiros, etc. Entre as atrações, destaque para artistas como os sanfoneiros Timbira e Zé Lopes, além da dupla Moacir e Edson Rosa, que mostraram a boa música de raiz com Menino da Porteira. De volta ao evento, Wanda Pinheiro fez sucesso ao lado de Ayrton Rebello com ‘Beijinho Doce’ enquanto Zé Rodrigues apresentou mais uma canção de seu Cd ‘Passageando as montanhas’.
Afonso Domingues, orgulhoso com o certificado de Artista PopularAmado Rodrigues, sempre presente ao evento
Ayrton Rebello declamou poesia de Lucas CastilhoAyrton Rebello, Fernando Mello, Arnaldo Almeida e Maria do Carmo de Mello
Dezenas de pessoas prestigiaram a edição de novembroDiversos artistas homenagearam Vinicius de Moraes
A aposta no tema em homenagem a Vinicius de Moraes ficou clara na voz de diversos artistas. Vera Borcard, acompanhada por Ayrton Rebello, Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Zé Luiz, Maria Eduarda e Roberto Müller, agradou em cheio com a clássica ‘Eu sei que vou te amar’. E a cantora Mirim Clara Gonçalves encantou com ‘Corujinha’, acompanhada pelo pai Fernando Mello, que também fez parceria com a pequena Ana Laura.

Além da música, o centenário de Vinicius também se fez presente através da poesia, com Afonso Domingues, que declamou ‘O poeta aprendiz’, além de Vidocq Casas e Lucas Castilho, com textos próprios. Fora a poesia, os causos também fizeram sucesso nas vozes de Francisco Gallo e do secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Entre outros artistas, a manhã de festa teve ainda a participação de Írio Lima, Jorge Viajante e Mario do Violão, Francisco Corino e Antônio Ceará e Trio Bico Seco, que agradou com ‘Como dois animais’, de Alceu Valença. Quase no fim, Paulo Carminatti e Rogério Barros encantaram com ‘Cadeira Vazia’. Encerrando o evento em grande estilo, a participação especial do cantor Wenderson Rosa, que cantou a música regional gaúcha ao lado do pai, Edson Rosa.
Na área de circulação, o público pode conferir também o livro de Fernando Mello, 'As aventuras de Mario Mico'O cantor e repentista Zé RodriguesO Secretário de Cultura, Wanderley Peres, participou do evento como artista e divertiu com um 'causo' da década de 50
O público se divertiu e dançou durante todo o eventoPaulo Carminatti e Rogério Barros
Roninho e Paulo Medeiros
Trio Bico SecoZé Lopes, com Ayrton Rebello e Tião do Triângulo
Vidocq Casas declamou poesia
Wenderson Rosa e o pai, Edson, no encerramento do evento
Artesanato

Na sala de dança da Casa de Cultura, mais uma vez o público pode conferir os diversos estandes de artesanato, com diferentes produtos. Estiveram presentes os artesãosLeir Guarilha (bijuterias), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Magno Guimarães Pinho (tapioca), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Lar Tia Anastácia, com o Projeto Costurando o Amanhã, e quatro estreantes: Alba Valéria e Giulia Ramos (peças com aplicação em tie-dye), Alcina Tavares (pregadores e caixas), Maria e Waldirene Chaves (caixas artesanais).

Participantes

Participaram do 11º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Beto Selig, Paulo Medeiros, Roninho, Francisco Gallo, Wanda Pinheiro, Ayrton Rebello, Zé Lopes, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Edson Firmino, Neucy do Acordeon, Francisco Corino, Antônio Ceará, Zé Luiz, Moacir Rosa, Edson Rosa, Amado Rodrigues, Vera Borcard, Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Maria Eduarda, Roberto Müller, Andrea Sant’Anna, Clara Gonçalves, Seu Timbira, Vidocq Casas, Lucas Castilho, Zé Rodrigues, Ana Laura, Maria do Carmo de Mello, Jorge Viajante, Mario do Violão, Zé Paulo, Crésio da Vila, Daniel Vieira, Julicão, Deusecílio, Geraldo Resende, TrioBico Seco (Inácio, Helcir e Julio Cesar), Afonso Domingues, Írio Lima, Paulo Carminatti, Rogério Barros, Wenderson Rosa e o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 49 edições na Casa de Cultura – além das especiais -, ao longo de quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca. A próxima edição do evento é especial, no modelo itinerante, e será realizada no próximo domingo, dia 10 de novembro, em Bonsucesso, a partir das 10h.
Dona Ana Pereira, sempre presente ao evento, comemorou mais um aniversário no Cultura de RaizEdson Firmino e Neucy do Acordeon, com Genaro da Zabumba e Tião do Triângulo ao fundo
Francisco Gallo contou um 'causo'
Genaro da Zabumba, Ayrton Rebello e Seu TimbiraGenaro da Zabumba, Zé Luiz, Antônio Ceará e Francisco Corino
Írio Lima alegrou ao som do forróMario do Violão, Jorge Viajante e Zé Paulo
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário