Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

IV Encontro Técnico Agrícola do CIA José Francisco Lippi reúne especialistas em Teresópolis

A abertura do encontro contou com a presença do fundador do CIA, o professor e escritor Arnaldo Niskier
IV Encontro Técnico Agrícola do CIA José Francisco Lippi reúne especialistas em Teresópolis-Evento conta com participação de profissionais da Embrapa, Emater e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Teresópolis, 7 de novembro de 2013 – O Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi promove nesta quinta e sexta-feira, em sua unidade, localizada em Venda Nova, no 3º Distrito de Teresópolis, o IV ENCOTEC CIA. Com o tema ‘Solos, Meio Ambiente e Ações Antrópicas’, o evento reúne profissionais da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Emater-Rio e da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) em palestras e oficinas.

“Há quatro anos tivemos a ideia de promover um encontro reunindo alunos do CIA e de outras unidades escolares, produtores rurais e técnicos do setor agrícola, além do público em geral. O ENCOTEC tem como proposta ampliar o conhecimento sobre as relações que o homem tem com o ambiente e os solos, fortalecer as atividades agrícolas e promover a integração desses jovens estudantes”, pontuou a diretora do CIA José Francisco Lippi, Marlene Cupertino.

A abertura do encontro contou com a presença do fundador do CIA, o professor e escritor Arnaldo Niskier, secretário estadual de Educação na ocasião da construção da unidade de ensino, em 1983. “Como secretário estadual de Educação tive a oportunidade de acompanhar pessoalmente todo o processo de construção do Centro Interescolar de Teresópolis e hoje vejo a escola com quase mil alunos, muito bem conduzida e direcionada para o ensino de qualidade. Isso me deixa bastante satisfeito”, frisou Niskier, que foi homenageado pela escola. O laboratório de informática recebeu o nome do professor.
Arnaldo Niskier é homenageado durante o ENCOTEC
Palestras e oficinas

Destinado a estudantes de Ensino Técnico, de Nível Superior das áreas agrárias e afins, técnicos agrícolas, professores, agricultores e público em geral, o evento conta com a participação de profissionais da Embrapa, da Emater-Rio e da UFRRJ.

Nesta quinta, 7, a Doutora Adriana de Aquino, da Embrapa Agrobiologia, fala sobre a Importância da Matéria Orgânica para conservação dos solos; Margarete Satisumi Tiba Ferreira, da UFRRJ, trata da Adubação verde como recuperação de solo degradado após tragédia de 2011. Construção de solos férteis pelo homem dos antrossolos do passado ao tecnossolos do presente é o tema da palestra do Doutor Wenceslau G. Teixeira; e a Doutora Alba Martins, também da Embrapa Solos, aborda O cultivo em aléias como agricultura de base ecológica em substituição ao corte e a queimada.

Na sexta, 8, o engenheiro e agricultor João Éboli trata da Tecnologia do Sistema Vetiver (TSV) - visão geral dos benefícios ambientais, sociais e econômicos - ênfase na estabilidade e reabilitação de taludes e encostas. Representando a Embrapa Solos, o Doutor Daniel Perez disserta sobre a Produção de Alimentos e Sustentabilidade Ambiental; o tema da palestra do Doutor Cláudio Capeche, da Embrapa, será Impacto das queimadas na qualidade do solo, da água e na biodiversidade.

As oficinas têm como temas Cotidiano na Psicultura; Produção de Composto Orgânico; Hidroponia: como implantar e adubar; Cultivo de Bromélias e Orquídeas; Mata Ciliar; Princípios Básicos de Física do Solo; entre outros assuntos. Para Mariana Dállia, aluna do Curso Técnico e do Ensino Médio do CIA, o evento é uma ótima oportunidade de aprendizado. “Com o encontro, a gente tem a chance de interagir com profissionais da área agrícola que trazem novos conhecimentos que agregam ao nosso currículo”, comentou.

A programação inclui ainda a Feira de Produtos e Artesanato das Mulheres Rurais do 3º Distrito e do Curso Técnico do CIA. A renda da feira será revertida para a Pastoral da Criança da igreja Nossa Senhora da Conceição.

Ensino de excelência

Referência estadual de ensino, o Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi é destinado às atividades agrícolas. Na unidade são desenvolvidos os projetos de horta escolar, estufa de hidroponia, fruticultura e estufa de produção de mudas de hortaliças e plantas ornamentais, que são posteriormente plantadas na própria escola. Em diversos pontos da escola, encontram-se jardins onde é desenvolvido um trabalho de embelezamento do espaço escolar com plantas ornamentais.

O CIA atende aos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico em Agropecuário, que na sua maioria é formada por filhos de produtores e trabalhadores rurais, residentes na localidade ou nas comunidades adjacentes.
 Feira de Produtos e Artesanato das Mulheres Rurais do 3º Distrito e do Curso Técnico do CIA
Doutora Adriana de Aquino, da Embrapa, fala sobre a importância da matéria orgânica para conservação dos solos
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário