Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Prevenção: Defesa Civil implanta mais um núcleo comunitário no interior de Teresópolis

TERESOPOLIS
Prevenção: Defesa Civil implanta mais um núcleo comunitário no interior

Teresópolis, 1° de novembro de 2013 – Na próxima segunda-feira, dia 4, a Defesa Civil Municipal realiza um ciclo de palestras para a implantação de mais um NUDEC (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) no município. Desta vez, a comunidade contemplada com a ação de prevenção é a de Arrieiros, no 2° Distrito. A palestra será realizada no Sítio Beija-Flor, a partir das 19h.

Os NUDECs são unidades formadas por grupos comunitários, que participam de atividades de defesa civil como voluntários. O curso tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

O curso preparatório detalha o projeto de instalação dos NUDECs e orienta os moradores a monitorar as condições climáticas para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. O acompanhamento pode ser feito pela internet e também por mensagem via telefone celular. Neste caso, as pessoas interessadas podem se cadastrar através do blog da Defesa Civil – www.dcteresopolis.blog.br. No blog também é possível acompanhar todas as ações de educação e de prevenção da Secretaria.

Primeiros socorros, risco geológico e hidrológico também são abordados no curso preparatório. No final, os moradores percorrem o bairro para mapear as áreas de risco e definir as rotas de fuga até os pontos de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário