Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sai a lista dos finalistas do Concurso de Sonetos da Cultura de Teresópolis

Teresópolis RJ
Sai a lista dos finalistas do Concurso de Sonetos da Cultura

Teresópolis, 27 de novembro de 2013 - Foi divulgada na segunda-feira, 25 de novembro, a lista com os finalistas do Concurso de Sonetos da Cultura. Os poemas inscritos foram avaliados pela comissão organizadora e os finalistas serão declamados na noite desta sexta-feira, 29, a partir das 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, quando será conhecido o grande vencedor do concurso idealizado pela Cultura com o objetivo de estimular e divulgar a produção poética construída em língua portuguesa. A iniciativa homenageia o poeta e músico Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013.

Seis sonetos foram selecionados como finalistas da competição. São eles: Renovação; Além das fronteiras; Imaginação; Soneto da tarde esquecida; Ayrton; e Soneto da felicidade. Todos estes sonetos deverão ser declamados na sexta-feira, por intérpretes indicados pelos autores. Os intérpretes poderão utilizar recursos audiovisuais, como som, slides, figurino etc. A partir da leitura, serão definidos os vencedores, tendo com base os seguintes critérios: originalidade, beleza, qualidade literária e/ou poética.

Os vencedores serão agraciados com a seguinte premiação: 1º lugar – uma filmadora Full HD; 2º lugar – uma câmera fotográfica 14; 3º lugar – um porta-retratos digital 7”. O melhor intérprete da grande final também ganhará um porta-retratos digital 7”. Os demais finalistas receberão um pendrive de 8GB.

Além dos seis finalistas, outros 12 sonetos foram selecionados pela comissão: seis como classificados e outros seis como participação especial, que estarão expostos na área de circulação da Casa de Cultura durante o evento. Os 12 selecionados, ao lado dos seis finalistas, vão integrar a antologia que será publicada pela Secretaria de Cultura, como previsto no regulamento, com os melhores sonetos do concurso, incluindo foto e biografia dos autores. Os autores dos 18 sonetos selecionados receberão ainda certificado de participação.

A grande final do Concurso de Sonetos será realizada nesta sexta, 29, a partir das 19h, na Casa de Cultura, integrando a programação da I Semana Literária de Teresópolis, que será realizada entre quinta e sábado (28 a 30), na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento vai reunir em um mesmo local diferentes entidades e personalidades que têm em comum o gosto ou a vocação para a literatura. Serão três dias, com diversas atividades, como lançamentos de livros, exposição, encontro com artistas e encontro de academias.

Confira a lista completa dos sonetos selecionados, em exposição no hall da Casa de Cultura Adolpho Bloch e no perfil da Secretaria de Cultura de Teresópolis no Facebook.

Finalistas:

Renovação (Pseudônimo – Nirvana), Além das fronteiras (Pseudônimo – O poeta), Imaginação (Pseudônimo – Pérola), Soneto da tarde esquecida (Pseudônimo – Meg), Ayrton (Pseudônimo – Walkyria) e Soneto da felicidade (Pseudônimo – Lino Campos).

Classificados para antologia:

O voo de um valente (Pseudônimo – Palhaço), Lembranças (Pseudônimo – Walkyria), Sem Título (Pseudônimo – Estrela do Mar), Eu quero amor (Pseudônimo – Luíza Monteiro), Soneto da busca (Pseudônimo – Meg) e Estra-Flora (Pseudônimo – Júnior Notório Célebre).

Participação Especial (não concorrentes):

Carpe diem, O amor que eu nunca tive e Erótica, de Sírius Melo e, A vontade do povo, Cultura de Raiz e Minha Inspiração, de Yel Der Naw.

Fonte:Assessoria de Comunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário