Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Secretaria de Educação de Teresópolis entrega premiação do 5° CRIACINE

Alunos, professores e equipes diretivas presentes na cerimônia de premiação do V CRIACINE Teresópolis
Educação entrega premiação do 5° CRIACINE

Teresópolis, 1° de novembro de 2013 - Aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Cerimônia de Premiação do V CRIACINE – Concurso de Curtíssimas Metragens do ano de 2013. O evento, que é uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Teresópolis (NTM), busca estimular novas metodologias e ambientes educativos, fazendo parte das ações da SME que visam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

“Todas as vezes que nossa secretaria puder ofertar para nossos alunos algo além das ferramentas pedagógicas tradicionais, nós nos empenharemos em fazê-lo. O Criacine é uma dessas oportunidades e nós ficamos felizes em constatar o auditório cheio nesta manhã”, disse o secretário Municipal de Educação, professor José Leonardo Vasconcellos, na abertura da cerimônia.

Entendendo que a tecnologia vem, a cada dia, conquistando espaço nas salas de aula e na vida cotidiana dos alunos e professores, o NTM objetiva torná-la também uma ferramenta pedagógica mais eficiente na rede municipal de ensino. Assim surgiu a ideia dos festivais ANIMA TERÊ e CRIACINE, segundo a chefe do Serviço de Tecnologias Educacionais, professora Bernadeth Duarte.

“Buscamos aproximar a educação do município de Teresópolis das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Nós nos inspiramos no Anima Mundi, um Festival Internacional de Animação do Brasil, e na diversidade cultural dessa equipe para preparar a edição deste ano”, explicou Bernadeth.

Com foco nos filmes de curtíssima duração, o CRIACINE aceitou inscrições apenas de filmes de animação gravados com tecnologia digital, na modalidade “stop motion”, animação construída quadro a quadro com modelos reais dos mais diversos materiais. Ao todo, dez unidades escolares competiram em três categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano), Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“Essas crianças são felizardas por terem nascido neste mundo digital, onde a interação com essas novas tecnologias é tão natural para elas. A Secretaria Municipal de Educação fica extremamente feliz em contribuir para o desenvolvimento de uma linguagem universal, incentivando a formação do espectador, como também de novos realizadores”, concluiu a professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME.

Premiação

1ª Categoria – Ensino Fundamental 1:
1° lugar – animação “Aquarela”, da Escola Municipal Pernalonga
2º lugar – animação “Mãos que movimentam, brincam e aprendem”, da Escola Municipal Acliméa Nascimento
3° lugar – animação “Chapeuzinho Vermelho, uma aventura borbulhante”, da Escola Municipal Alice Saldanha

2ª Categoria – Ensino Fundamental 2:
1° lugar – animação “Um dia com Tarsila”, da Escola Municipal Mariana Leite Guimarães
2° lugar – animação “Sonho”, da Escola Municipal Ginda Bloch
3º lugar – animação “De Maurício a Monteiro”, do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima

3ª Categoria – Educação de Jovens e Adultos:
1° lugar – animação “A Casa”, do Centro Educacional Beatriz Silva
2° lugar – animação “Aquarela do Brasil”, da Escola Municipal Maçon Lino Oroña
3° lugar – animação “Grandes Pintores Brasileiros”, do Cerom
Alunos da Escola Municipal Pernalonga recebem sua premiação de 1° colocados
O secretário municipal de Educação, professor José Leonardo Vasconcellos faz a abertura da cerimônia
Alunos e escolas receberam suas premiações
Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário