Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Últimos dias de inscrições para concurso de poesias da Cultura em Teresópolis

Teresópolis RJ
Últimos dias de inscrições para concurso de poesias da Cultura

Teresópolis, 01 de novembro de 2013 - Atenção! Terminam dia 7 de novembro as inscrições para o Concurso de Sonetos da Cultura. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a iniciativa tem como objetivo estimular e divulgar a produção poética construída em língua portuguesa, com ênfase principalmente entre os adolescentes, alunos das escolas teresopolitanas. O concurso homenageia o poeta e músico Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013. A grande final será realizada no dia 29 de novembro, quando serão entregues as premiações, integrando a I Semana Literária de Teresópolis.

“O Concurso de Sonetos tem a proposta de descobrir e incentivar os poetas, partindo do princípio de que, também para a literatura, residem inúmeros talentos em Teresópolis. Já temos inscritos um bom número de candidatos, mas, quanto mais talentos o concurso revelar, melhor. Participem! E lembrem-se: são os últimos dias de inscrições”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Qualquer pessoa que escreva poesias em língua portuguesa pode participar do concurso. Contudo, só valerão sonetos com formação clássica, ou seja, dois quartetos e dois tercetos. Cada participante pode inscrever até três poemas, com temática livre, em forma de soneto e assinado com pseudônimo, desde que sejam inéditos e obrigatoriamente de sua autoria.

As inscrições vão até o próximo dia 7, podendo ser feitas das 9h às 18h, em uma das três unidades da Secretaria de Cultura: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro) e Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja – Alto).

No ato da inscrição, o participante deverá entregar dois envelopes: 1 – um envelope lacrado, identificado apenas com o pseudônimo do participante e o nome do concurso, contendo a ficha de inscrição devidamente preenchida com os dados biográficos do autor e uma foto; 2 – um envelope identificado apenas com o pseudônimo e o nome do concurso, contendo cinco cópias de cada soneto participante.

As inscrições podem ainda ser feitas via Correios, seguindo o mesmo procedimento e tendo como destinatário a Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro – CEP: 25.953-190). Contudo, é imprescindível que o material seja recebido no destino final até o dia 7. A ficha de inscrição pode ser retirada via internet, através do site da Secretaria de Cultura de Teresópolis: www.culturateresopolis.com

Avaliação e premiação

Todos os sonetos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco artistas atuantes no meio cultural e artístico de Teresópolis, tendo como critérios originalidade, beleza, qualidade literária e/ou poética. Entre os dias 21 e 25 de novembro, serão selecionados pela comissão julgadora os melhores sonetos e, no dia 25, serão divulgados os 10 sonetos finalistas do concurso.

Na grande final, dia 29 de novembro, às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, os 10 poemas finalistas serão devidamente declamados por intérpretes. E, por fim, serão conhecidos os três primeiros colocados e ainda o melhor intérprete.

Os vencedores serão agraciados com a seguinte premiação: 1º lugar – uma filmadora Full HD 14MP Zoom 8x; 2º lugar – uma câmera fotográfica 14,2MP Zoom 5x; 3º lugar – um porta-retratos digital 7”. O melhor intérprete também ganhará um porta-retratos digital 7” e os demais finalistas, do 4º ao 10º lugar, receberão um pendrive de 8GB.

Após a conclusão do concurso, a Secretaria de Cultura promoverá a publicação de uma antologia com os melhores sonetos do concurso, incluindo foto e biografia dos autores, que receberão ainda certificado de participação.

Além da ficha de inscrição, o regulamento do Concurso de Sonetos da Cultura também está disponível para o público na internet, através do site da Secretaria de Cultura de Teresópolis: www.culturateresopolis.com.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário