Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

UNIFESO Teresópolis inicia capacitação de mulheres para o mercado de trabalho

Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais do UNIFESO: “os cursos foram olhados com muito carinho por todos que estão na coordenação”
UNIFESO inicia capacitação de mulheres para o mercado de trabalho

No dia 25 de novembro aconteceu no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) a cerimônia oficial de abertura dos cursos de capacitação e inserção de mulheres no mercado de trabalho, uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e a Instituição. As aulas serão ministradas pelo UNIFESO, que garantiu o direito de execução do projeto ao vencer o processo de licitação realizado pela prefeitura.

A professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, destacou a importância de parcerias como essa: “Em todas elas existe o sentimento de responsabilidade social e uma vontade, que vem ambas as partes, de ver o crescimento da cidade”, salientou.

A professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) do UNIFESO e coordenadora do projeto, lamentou o fato de muitas mulheres ainda encontrarem dificuldade de inserção no mercado de trabalho e terem remuneração inferior à dos homens, e garantiu que “os cursos foram olhados com muito carinho por todos que estão na coordenação”. Na aula inaugural ela esclareceu a metodologia dos cursos, com carga de 200 horas, que contarão com noções de cidadania e empreendedorismo, apresentação pessoal, noções de inglês e de informática, além dos conteúdos específicos para postos de trabalho como garçonete em meios de hospedagem; camareira em meios de hospedagem; organizadora de eventos e produção de eventos sociais em meios de hospedagem; e recepcionista em meios de hospedagem. O UNIFESO, através do curso de Pedagogia, oferecerá ainda oficinas infantis para atender os filhos das alunas durante a realização dos cursos.

A primeira-dama Alessandra Rosa, titular da Secretaria dos Direitos da Mulher, ressaltou que o Rio de Janeiro será palco de grandes eventos esportivos nos próximos anos, o que vai movimentar os meios de hospedagem, foco do projeto. “A secretaria entende que qualificação profissional de mulheres para o mercado formal de trabalho amplia a garantia de direitos e contribui na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Agradecemos à FESO por esta parceria e desejamos sucesso nesta jornada”, disse. Os cursos são gratuitos e têm como foco o incentivo à autonomia econômica e ao empreendedorismo feminino. A iniciativa prioriza a inclusão no mercado de trabalho das mulheres em situação de desemprego e baixo poder aquisitivo.

Entre as alunas que compareceram ao primeiro dia de aula estava Cosma Irailda Soares, de 34 anos, que há tempo busca por um trabalho. Inscrita no curso de camareira, ela agora renova a esperança de mudar sua vida. “É maravilhosa esta oportunidade porque, como muita gente, eu também preciso de trabalho para sobreviver”, disse. Bruna França, de 20 anos, mesmo já empregada quer ter uma especialização e optou pelo curso de recepcionista no qual espera "aprender muito e sair qualificada para o mercado”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário