Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Secretaria dos Direitos da Mulher de Teresópolis promove confraternização de encerramento do curso de Alfabetização

Professoras elogiam a dedicação e a força das alunas
Secretaria dos Direitos da Mulher promove confraternização de encerramento do curso de Alfabetização

Teresópolis, 13 de dezembro de 2013 – A Secretaria M. dos Direitos da Mulher realizou nesta quinta-feira, 12, em sua sede, nas dependências do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, uma confraternização de encerramento do Curso de Alfabetização para Mulheres, promovido em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria). A festa contou com troca de presentes do Amigo Oculto e um lanche.

Presente à confraternização, a primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, ressaltou a importância do projeto para as mulheres. “Além da parte educacional, o curso funciona como uma terapia para as alunas. Elas fazem questão de estarem presentes às aulas e participar de todas as atividades”, comentou Alessandra Rosa.

A professora Gabrielle Dias também destacou o empenho das alunas. “Para mim, é um presente dar aulas para essas mulheres. Elas são dedicadas, guerreiras e capazes de fazer uma grande mudança em suas vidas. A maioria não teve oportunidade de estudar quando jovens, pois se dedicava a cuidar da casa, marido e filhos. Então essa é a chance que elas têm e aproveitam bastante”, disse Gabrielle.

A história de Iracema Bernadino é um bom exemplo dessa dedicação à família. “Trabalho desde muito jovem, casei cedo, tive seis filhas. Só agora pude voltar a estudar, mas nunca é tarde”, frisou a cozinheira de 63 anos.

A pedagoga do Sesi, Denise Braga, também participou da comemoração e afirmou que a parceria com a Prefeitura continua em 2014. “O Sesi firma convênios com diversos tipos de instituições para promoção do projeto da EJA, voltado para elevação da escolaridade de jovens e adultos para que consigam melhorar suas vidas, alcançado conquistas como melhores empregos ou até mesmo para o dia a dia, conseguindo ler o letreiro de um ônibus ou entendendo o teor de um documento que precisam assinar, por exemplo”, pontuou.

Também foram finalizadas as reuniões da Terapia Comunitária Integrativa, oferecida pela Secretaria para mulheres acometidas por algum sofrimento. “Esse tipo de terapia acontece há cerca de 20 anos no Brasil e foi expandido para diversos países, como Argentina, Estados Unidos e Israel. Convidamos a todas as mulheres que quiserem participar do grupo de acolhimento e apoio para que nos façam uma visita e conheçam a terapia comunitária”, mencionou a terapeuta comunitária, Sandra Regis. Os encontros acontecem semanalmente, às quintas-feiras, das 15h às 17h, na sede da Secretaria dos Direitos da Mulher.
Amigo Oculto anima confraternização do curso de Alfabetização
Para se inscrever para os cursos promovidos, basta comparecer à Secretaria a partir do dia 15 de janeiro de 2014, munida de um documento de identidade e comprovante de residência. A mulher passará pelo setor de Serviço Social para avaliação e será encaminhada para as atividades. A Secretaria dos Direitos da Mulher oferece ainda acompanhamento com assistente social, atendimento jurídico e massoterapia.
 A primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, ressalta a importância do projeto para as mulheres​

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário