Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

UNIFESO Teresópolis inaugura centro de treinamento em videolaparoscopia

UNIFESO Teresópolis inaugura centro de treinamento em videolaparoscopia
UNIFESO inaugura centro de treinamento em videolaparoscopia com alta tecnologia

No dia 14 de dezembro o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. Francesco Viscomi inaugurou no Campus Quinta do Paraíso um moderno Centro de Treinamento em Cirurgia Laparoscópica, espaço de grande utilidade para pesquisa e ensino-aprendizagem, onde estudantes do curso de Pós-Graduação em Videoendoscopia Ginecológica – Laparoscopia & Histeroscopia farão treinamento em manequins e cirurgias experimentais com equipamentos de última geração, além de um auditório multimídia projetado para transmitir e receber aulas no mundo inteiro.

A cerimônia

O evento marcou três importantes momentos: a confraternização de encerramento da primeira turma do curso da pós (realizada de janeiro a dezembro de 2013); a inauguração oficial do centro de treinamento; e a celebração de uma nova relação entre os professores do curso e o UNIFESO, como adiantou o professor Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, representando o UNIFESO na cerimônia. “No primeiro momento o Centro de Estudos se aproximou para realizar um curso de pós-graduação no UNIFESO, mas a intenção para o ano que vem é tornar os professores do curso parte da nossa Instituição, pois acreditamos ser um curso promissor, com tradição e produtividade que vem junto a esta equipe altamente gabaritada, e que traz à Instituição uma área muito bem-vinda. E é graças a este esforço conjunto, que envolveu o empenho de setores internos e externos ao UNIFESO, temos hoje este moderno espaço de ensino e pesquisa".

O curso

A Pós-Graduação em Videoendoscopia Ginecológica tem a coordenação geral do especialista Claudio Crispi e a coordenação científica do professor Marco Aurélio de Oliveira. Segundo Claudio Crispi, “já está comprovado que a Videoendoscopia Ginecológica é a melhor maneira de tratar as patologias femininas. No entanto, ainda são poucas as mulheres que podem se beneficiar destas técnicas, pela carência de profissionais habilitados para executá-las. O curso proporciona um treinamento de alta qualidade para cirurgias de todos os níveis, para médicos de todo o país”. Ele agradeceu os esforços e a determinação de todos os envolvidos durante este primeiro ano de curso, e destacou a motivação e generosidade do professor Carlos Romualdo Gama, professor de Ginecologia e Obtstetrícia do UNIFESO, que intermediou o contato para esta parceria. “Foram cerca de 19 equipes trabalhando neste espaço nos últimos seis meses com o curso em andamento, foi muito corrido mas hoje me sinto muito feliz de ter participado deste processo”, relatou o professor Romualdo.

O Dr. Marco Aurelio destacou os benefícios para o ambiente universitário, incluindo a reciclagem de profissionais que poderão investir em pesquisas e o enriquecimento do currículo para os envolvidos. “Tratando-se de um centro universitário, ressalto importância do conhecimento que um curso como este traz, pois ele abre frentes para várias pesquisas e a possibilidade de crescimento, o que faz parte da missão institucional”, considerou. Entre os grandes diferenciais que o curso oferece ele destacou a qualidade e quantidade de professores, a estrutura e o potencial de parceiros como o UNIFESO.

Equipamentos de ponta

Os aparelhos do Centro de Treinamento são da tecnologia da primeira empresa brasileira a desenvolver equipamentos de videolaparoscopia com tecnologia digital, a Astus Medical Technology. De acordo com Gleison Horn, diretor administrativo da empresa, o investimento no centro de treinamento Astus Experience é de cerca de um milhão de reais. O espaço conta com mais de dez equipamentos de videolaparoscopia completos, sendo cinco para o centro cirúrgico principal, quatro para a utilização em histeroscopia diagnóstica e cirúrgica e mais quatro na parte de treinamento de caixa preta (bonecos onde se treina laparoscopia sem a necessidade do uso de animais), tudo em três ambientes que contarão com uma estrutura moderna para o treinamento nas mais diversas áreas. “Hoje estamos juntos ao curso que abrange a área de Ginecologia, mas futuramente o centro de treinamento também poderá receber procedimentos videolaparoscópicos em toda a sua complexidade, independente da área da Medicina, haja visto que todo o corpo humano pode ser trabalhado na cirurgia minimamente invasiva”, adiantou Gleison.

Ele ressalta a relevância da parceria entre o UNIFESO, o curso de Pós-Graduação emVideoendoscopia Ginecológica e a Astus, que somam a estrutura e a experiência em ensino superior com o treinamento especifico da endoscopia ginecológica e o investimento em equipamentos, uma iniciativa inovadora e um diferencial na capacitação de profissionais. O diretor comercial da Astus, Weslei Morais Borges, reforçou que “o nosso desafio é mostrar que o Brasil tem capacidade e expertise para produzir tecnologia, e estar junto a profissionais de respeito e esta Instituição é muito importante para nós como empresa”.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário