Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis na Feira de São Cristóvão neste sábado

Projeto Cultura de Raiz de Teresópolis na Feira de São Cristóvão neste sábado
Cultura de Raiz na Feira de São Cristóvão neste sábado

Teresópolis, 27 de junho de 2013 – Neste sábado, 29, os artistas do Encontro de Cultura de Raiz farão um show em um dos maiores eventos representativos da cultura popular brasileira: a Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Consolidado com um dos projetos culturais de maior destaque em Teresópolis, o programa foi convidado a participar da Feira de São Cristóvão devido ao sucesso de suas edições mensais, que cada vez mais valorizam a cultura popular. O show teresopolitano no espaço carioca será realizado das 17h às 20h, na Praça dos Repentistas, dentro da feira, levando para fora da cidade as atrações que tanto agradam o público teresopolitano.

“A participação do projeto Cultura de Raiz na Feira de São Cristóvão é o resultado mais do que concreto do trabalho que realizamos desde 2009, resgatando, valorizando e dando palco ao artista popular. Por outro lado, o evento será também uma grande oportunidade para os nossos artistas, que serão vistos por um novo público, com apresentações de maior visibilidade no cenário cultural, o que pode, inclusive, gerar inúmeras chances de sucesso na carreira destes músicos”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Para a apresentação na Feira de São Cristóvão, a Secretaria de Cultura preparou uma edição especial doCultura de Raiz, reunindo no espaço alguns dos melhores artistas que se apresentam em Teresópolis, ao somde muita sanfona, zabumba e triângulo, além da boa e velha viola. Na caravana, confirmados artistas como Paulo Carminatti, Rogério Barros, Amado Rodrigues, Fernando Mello, Trio Bico Seco, Carlito, Jorge Viajante, Írio Lima, Marcos André, Alexandre Firme, Felipe Rodrigues e o sanfoneiro 'Seu' Timbira, entre outros.

A coordenação da edição especial ficará a cargo do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora e atriz Andréa Sant'Anna, contando também com a intervenção do engenheiro agrônomo Beto Selig,apresentador oficial do evento.

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o projeto Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009, com o intuito de resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 44 edições, de abril de 2009 até hoje, sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

7ª Primavera dos Museus: inscrições começaram dia 17 de junho de 2013

Caxambu do Salgueiro -divulgação
7ª Primavera dos Museus

Foram abertas dia (17/06/13) as inscrições para a 7ª Primavera dos Museus. A tradicional temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) no segundo semestre vai acontecer de 23 a 29 de setembro com o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”.


As inscrições podem ser feitas através do site do Ibram. Exposições, seminários, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns exemplos de atividades que podem ser promovidas pelas instituições participantes.

A efetiva participação do museu dá-se com a inscrição de uma ou mais atividades. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Primavera dos Museus, é necessário realizar uma nova inscrição. Como nas edições anteriores, o Ibram divulgará guia com a programação completa.

Ampliação do olhar – O tema deste ano traz para os museus o desafio de reverberar as contribuições da África para a sociedade brasileira e disseminar conhecimento e reflexão crítica sobre a realidade afrodescendente no país, contribuindo para a ampliação de olhares e a superação de preconceitos e discriminações raciais.

Realizada desde 2007, a Primavera dos Museus é resultado de uma ação conjunta entre o Ibram e instituições museológicas de todo o país. Em sua última edição, a ação envolveu mais de 800 museus e centros culturais, que promoveram cerca de 2.400 eventos.

Para dúvidas ou mais informações, envie e-mail para cpgii@museus.gov.br ou entre em contato através dos telefones (61) 3521.4135 ou 3521.4122.

Fonte: Sistema de Museus do Estado do Rio de Janeiro - SIM-RJ
Boletim eletrônico Nº 459 - Ano X - 14 a 21 de junho de 2013 IBRAM www.museus.gov.br

Comunicado - Recesso Parlamentar Câmara Municipal de Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis
Comunicado

A Câmara Municipal de Teresópolis entrará em período de recesso parlamentar a partir do dia 01.07.13 Durante o período de 30 dias, as Sessões Ordinárias (terças e quintas, às 19h) permanecerão suspensas.

Segundo o presidente da Câmara, Maurício Lopes, a Câmara Municipal vai funcionar em seu expediente com os gabinetes dos vereadores abertos e atendimento ao público. A Sessão Legislativa retornará no dia 01.08.13

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Estudantes do UNIFESO Teresópolis fazem visita noturna ao zoológico do Rio de Janeiro

Estudantes do UNIFESO no zoológico mais antigo do Brasil
Estudantes do UNIFESO fazem visita noturna ao zoológico do Rio de Janeiro

Estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram da quarta visita técnica noturna ao Jardim Zoológico Rio de Janeiro no dia 13 de junho. Eles foram acompanhados pelo professor Luis Paulo Fedullo, que também é médico veterinário e biólogo do RIOZOO e pelo biólogo do zoológico Pedro Paulo Farah, os quais apresentaram inúmeras espécies e promoveram a interatividade entre os estudantes e os animais, como por exemplo o ensino de manejo de serpentes e de antas. O estudante Alex Conceição Pereira, do primeiro período, diz que o passeio "foi muito legal, porque foi a primeira vez que visitei o zoológico e nunca tinha visto animais nem chegado tão perto deles". 

O passeio faz parte de um dos programas da Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro (RIOZOO) e teve como objetivo a observação do comportamento dos animais de hábitos noturnos. A Fundação RIOZOO tem como objetivo desenvolver o respeito pela preservação e conservação do meio ambiente e desenvolver a educação ambiental. O zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil e foi inaugurado em 18 de março de 1945, possuindo uma área de 138 mil metros quadrados na qual vivem mais de dois mil animais, entre répteis, aves e mamíferos. 

Foto: Estudantes do UNIFESO no zoológico mais antigo do Brasil

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

UNIFESO Teresópolis : Oportunidade de emprego

Teresópolis RJ
Oportunidade de emprego

O UNIFESO está oferecendo uma vaga, na área de Tecnologia da Informação, para o cargo de Assistente de Sistemas. São tarefas do cargo prestar suporte e controlar os sistemas corporativos e departamentais; acompanhar as manutenções de sistemas implantados; acompanhar o planejamento e indicadores dos processos de produção; registrar e acompanhar eventuais anomalias, sugerindo as correções necessárias; participar do levantamento de dados e da definição de métodos e recursos necessários para elaboração de relatórios; documentar e manter atualizados os processos implantados. O perfil desejado inclui graduação ou cursando Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou Engenharia da Computação; boa comunicação oral e escrita; facilidade no relacionamento interpessoal. É desejável conhecimento em Oracle/SQL Server. Currículos podem ser entregues na Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos no Campus Sede do UNIFESO (Av. Alberto Torres, 111 – Alto / Teresópolis, RJ) ou enviados para <curriculorh@unifeso.edu.br> com o assunto “Assistente de Sistemas”. Informações: (21) 2641-7047 ou 7055.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nova diretoria do DAHAS -Diretório Acadêmico de Hamilton Almeida de Souza- Teresópolis RJ

Posse DAHAS Medicina
Nova diretoria do DAHAS

A nova gestão do Diretório Acadêmico de Hamilton Almeida de Souza (DAHAS) do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que foi eleita com o slogan “Propostas inovadoras, pessoas ativas”, tomou posse na Sala de Multimídia Biomédicas no dia 3 de junho. A cerimônia foi acompanhada por alunos, professores, funcionários e coordenadores do curso de Medicina. De acordo com o estudante Erick Camargo, Coordenador Social “a nova gestão surgiu a partir da demanda dos alunos que exigiam melhorias imediatas e maior participação do Diretório Acadêmico nas questões estudantis. É a primeira vez que somos eleitos e apesar do pouco tempo de campanha e com o fim de semana atrapalhando o contato com os estudantes, pelas nossas ideias e propostas conseguimos vencer a concorrente que estava no poder há oito anos, a Gestão Integração, com uma margem vantajosa de votos”. 

Os membros que compõem a equipe da nova gestão são: Alex Ramos Ribeiro (coordenador Administrativo), Jaqueline Cardoso da Silva (Coordenador de Ensino), Ana Carolina Tordo Antunes Pereira Oliveira (Secretária Executiva), Victor Hannum Costa (Tesoureiro), Vanessa Moreira (Departamento de Comunicação), Rodrigo Sardenberg Guimarães (Departamento de Esportes), Agnnes Lins Balieiro (Departamento de Disciplinas), Antonio Nicolau Monteiro Velasco Filho (Departamento de Promoções), Roberto Bruno Barreto de Carvalho (Departamento do HCTCO), João Dias Neto (Departamento Cultural) e Alvaro Eduardo Andrade Batista (Departamento Científico).

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Prefeitura de Teresópolis recupera e revitaliza praças

 Reforma da Praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha-antiga entrada túnel da Estrada de Ferro de Therezópolis
Prefeitura recupera e revitaliza praças da cidade

Teresópolis, 27 de junho de 2013 - As praças de Teresópolis estão ficando de cara nova. Reformas e revitalização fazem parte do programa de governo do Prefeito Arlei para deixar os espaços públicos e os pontos turísticos do município mais bonitos e seguros para a população e visitantes. Os projetos de melhorias incluem desde a reforma do piso até as obras de contenção, como é o caso da Praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha.
Por ser o único espaço de lazer dos moradores, o local está sendo totalmente reformado pela Prefeitura e vem ganhando inúmeras melhorias, como a nova cobertura do ponto de ônibus, a construção de um muro de contenção e de uma passarela de pedestre com cerca de 40 metros de extensão, cada. O muro tem base de concreto e, na parte superior, será colocada uma malha de ferro com concreto para evitar o risco de deslizamento de terra. Todas as encostas que circundam a praça receberão o trabalho de contenção.

A Servidão Fernando Fernandes, que fica acima da praça, também ganhou 50 metros de guarda-corpo, para garantir a segurança dos moradores que diariamente passam por ali. A praça contará ainda com uma quadra esportiva e brinquedos para o parquinho infantil. 
Para o Vereador Maurício Lopes, Presidente da Câmara Municipal e morador da comunidade da Beira Linha, a reforma da praça é de grande valor para os moradores e oferecerá muito mais segurança aos usuários
Morador da área, Luiz Carlos Esteves agradeceu e elogiou a iniciativa. “Além de esteticamente favorecer nosso bairro, todos vamos ganhar muito com a obra. Será uma nova praça, com segurança e lazer. É bom votar em um político e ver que ele realmente se preocupa com o bem estar da população e realiza em favor do povo”, comentou.

Para o Vereador Maurício Lopes, Presidente da Câmara Municipal e morador da comunidade da Beira Linha, a reforma da praça é de grande valor para os moradores e oferecerá muito mais segurança aos usuários. “Agradeço ao Prefeito Arlei, ao Secretário Denílson e à equipe do Subsecretário Tião Corrêa pelo projeto de melhoria desta área. Esta praça é o desejo de muitos anos da comunidade, até por ser o único espaço de lazer existente. Espero que, depois de tudo pronto e restaurado, os moradores se empenhem em preservar este espaço conquistado”, disse.

Outra praça que vem ganhando obras de revitalização é a Governador Portella, situada atrás do prédio da Prefeitura, na Várzea. Segundo o Subsecretário de Serviços Públicos, Beto Rosa, responsável pela recuperação, o lugar está recebendo serviços importantes, como a recuperação do piso, dos brinquedos do parque infantil e dos bancos, bem como do muro que cerca a área de lazer. Tratamento paisagístico, com a reforma dos canteiros existentes e a construção de novos, plantio de mudas nativas da região e de grama e poda de árvores, completam a revitalização. 

Em Taumaturgo, a pracinha do bairro também foi contemplada com recuperação de trechos danificados do piso e da pérgula, reforma dos brinquedos do parquinho infantil, capina e limpeza geral, poda de árvores e de grama e plantio de mudas nativas. 
A pracinha de Taumaturgo também foi contemplada com recuperação do piso e da pérgula, reforma dos brinquedos, capina, limpeza, poda de árvores e de grama e plantio de mudas nativas
A revitalização das praças e espaços públicos vem sendo intensificada desde maio, quando o Prefeito Arlei entregou a Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro de São Pedro, totalmente reformada à população.
Outra praça que vem ganhando obras de revitalização é a Governador Portella, situada atrás do prédio da Prefeitura, na Várzea

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis libera salário nesta sexta-feira, 28

Teresópolis RJ
Prefeitura libera salário nesta sexta-feira, 28

Teresópolis, 27 de junho de 2013 – Os funcionários públicos municipais recebem nessa sexta-feira, 28, os salários relativos ao mês de junho. Já os aposentados e pensionistas estão sacando seus proventos nesta quinta, 27. A Prefeitura está liberando os vencimentos ainda no mês trabalhado e antecipando o pagamento em dois dias, visto que 30 de junho cai no domingo.

Salários e proventos podem ser retirados no Posto de Atendimento Bancário do Banco Santander localizado no 1º piso da Prefeitura (Centro), nas agências do Santander na Várzea e também nos caixas eletrônicos instalados na Secretaria de Saúde (Tijuca) e em Bonsucesso, no interior do município.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Obras de revitalização na Beira Linha,em Teresópolis,seguem a todo vapor

 Novo ponto de ônibus e guarda-corpo já podem ser vistos na reforma da Praça Francisco Graciano da Silva
Obras de revitalização na Beira Linha seguem a todo vapor

Teresópolis, 27 de junho de 2013 –. Dando continuidade à obra de revitalização da Praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha, equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos deu início à construção de um muro de contenção na lateral do espaço público, próximo da Servidão Fernando Fernandes. O muro tem base de concreto e tela na parte superior, para evitar o risco de deslizamento de terra. A Servidão está recebendo guarda-corpo em sua extensão, para a segurança dos moradores.

A praça contará, nos próximos 60 dias, com uma quadra esportiva, brinquedos para o parquinho infantil e nova cobertura para o ponto de ônibus, com recuo para a parada do coletivo. O espaço é o único ponto de lazer dos moradores, onde crianças, jovens e adultos se reúnem para a prática de jogos e esportes.

Segundo o subsecretário de Serviços Públicos, Tião Corrêa, a reurbanização do espaço vai garantir conforto e segurança para a diversão familiar. “A recuperação dessa área de lazer é fundamental para a comunidade. É um local para as crianças brincarem, os jovens interagirem uns com os outros e as famílias se reunirem”, ressaltou.

Para a moradora Kátia Cristina Glória, as obras não poderiam vir em hora melhor. “Tenho uma filha de sete anos que adora brincar na praça. A revitalização vai valorizar nosso bairro”, afirmou a moradora. Maria Luiza, de sete anos, filha de Kátia Cristina, aprovou a reforma. “Vai melhorar o lugar e eu vou poder brincar muito mais”, disse.
Funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos dão continuidade às obras; ao fundo, construção do muro de contenção

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Ramon Pozes
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Retirada de ponte da Posse em Teresópolis

Retirada de ponte da Posse em Teresópolis
O bairro da Posse e as mudanças para sua melhoria

Teresópolis,27 de junho de 2013.No dia 18/06/13 foi retirada a ponte da Posse que dá acesso ao antigo Clube do Lago (Sindicato dos Petroleiros-Sitramico) e outras ruas da região. Anteriormente,foi feito um acesso provisório para que os moradores continuassem entrar e sair do bairro; enquanto a obra está sendo realizada pela Dimensional Engenharia.


Martelete retira  ponte da PosseAcesso provisório para ruas da PosseGuindaste ajuda na colocação dos manilhões
 Depois da perfuratriz destruir  a ponte,foi a vez de máquinas e caminhões retirarem o   entulho e a ferragem.Dia 21/06, um guindaste foi usado para recolocação dos manilhões que servirão como ponte e escoamento do Côrrego Antônio José ( renomeado do   Príncipe).       A obra continua em andamento e moradores aguardam colocação de muros para que não haja erosão do leito do rio,ou quando houver uma chuva forte grandes estragos.


Alguns imóveis colados ao leito do rio faltam receber as indenizações para retirada e continuação do trabalho. A Estrada José Gomes da Costa Jr e diversos pontos do canteiro de obras recebem água para evitar poeira e reclamações.

Antiga ponte que resistiu as diversas trombas dáguaCaminhão pipa molha a rua evitando a poeira
Manilhões colocados no local da PonteObras de recuperação do local
25/06/13-Áreas do rio da Posse aguardam contenção
 A área próxima a Igrejinha da Posse também recebe melhorias e as obras continuam 'a todo vapor". Muros de contenção estão sendo levantados. 
Muros de contenção do rio da Posse(prox Igreja)Área colada a Igrejinha da Posse

Fotos e texto:Louis Capelle

Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Teresópolis define data da audiência pública

Comissão de Transportes da Câmara define data da audiência pública

O presidente da Comissão de Transportes, vereador Dede da Barra, o vereador DaPonte, em reunião com o presidente da Câmara, Maurício Lopes, o prefeito Arlei Rosa e grupo de pessoas que integram a manifestação de cidadãos por melhorias em Teresópolis agendaram para o dia 25 de agosto a audiência pública sobre o transporte público na cidade.

Os integrantes da Comissão de Transporte, vereador Dede da Barra (presidente), vereador Dr. Antônio Francisco (relator) e o vereador Da Ponte (membro) vão estudar junto com instituições públicas, empresas de transporte da cidade e representantes da sociedade civil organizada o local, além de organizar as pautas que serão apresentadas para a audiência pública.

A finalidade da Comissão é supervisionar projetos e matérias sobre transportes coletivos, estudar sobre a organização do trânsito e fiscalizar as atividades relativas ao transporte público e à mobilidade urbana.

Estão previstos a promoção e implantação de uma política municipal nessa área que atenda os interesses dos usuários, busque uma política pública, desenvolva programas, projetos, atividades relativas ao transporte, trânsito e mobilidade.

A Comissão de Transporte também irá avaliar a ordenação, exploração, concessão e o funcionamento dos terminais e vias de trânsito, fiscalização e educação para a segurança no transporte e trânsito. A Comissão de Transporte foi criada por unanimidade na Sessão Legislativa do dia 18 de abril.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Teresópolis imunizou 9.168 crianças contra a pólio

Teresópolis RJ
Teresópolis imunizou 9.168 crianças contra a pólio, com 95,41% da meta
Campanha continua até sexta, 28, para aumentar a cobertura nas faixas etárias de 1 e 5 anos incompletos

Teresópolis, 26 de junho de 2013 – Prossegue até esta sexta-feira, dia 28, a 1ª etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. O atendimento acontece das 8h às 17h, em 21 postos de saúde, na cidade e no interior.

Balanço parcial divulgado pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde informa que desde o dia 8 de junho Teresópolis imunizou 9.168 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O número representa uma cobertura de 95,41% do público-alvo. Ou seja, o município atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Inclusive, na faixa etária de 6 meses a 1 ano a meta foi ultrapassada. A determinação era imunizar 1.115 bebês, mas 1.164 crianças receberam a vacina, resultando em 49 a mais do total estipulado. 

Entretanto, nas faixas de 1 ano e de 5 anos incompletos, a cidade registra cobertura de 90,09% e 89,76%, respectivamente. “Pais e responsáveis devem levar suas crianças nestas faixas de idade aos postos de saúde até esta sexta, para mantê-las protegidas contra a poliomielite”, orienta Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização, lembrando que a apresentação do cartão de vacina é obrigatória.

Cobertura em Teresópolis
Faixa etária
Meta
Crianças vacinadas
Cobertura
A vacinar
6 meses a 1 ano
1.115
1.164
104,39%
-
1 ano
2.230
2.009
90,09%
221
2 anos
1.994
1.971
98,85%
23
3 anos
2.072
2.051
98,99%
21
4 anos, 11 meses e 29 dias
2.198
1.973
89,76%
225
Total
9.609
9.168
95,41%
490

Locais de vacinação

Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea; Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Haje, em São Pedro

Interior: Unidades de saúde de Água Quente, Bonsucesso, Pessegueiros, Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 25 de junho de 2013

Inscrição para seleção de professor municipal temporário nestas quinta e sexta em Teresópolis

Teresópolis RJ
Inscrição para seleção de professor municipal temporário nestas quinta e sexta

Teresópolis, 25 de junho de 2013 – Acontecem nestas quinta e sexta, dias 27 e 28 de junho, as inscrições e entrega de documentos para o processo seletivo simplificado realizado pela Secretaria Municipal de Educação para a contratação temporária de 27 professores. São oferecidas 17 vagas para a disciplina de Língua Portuguesa e 10 para Geografia, no Ensino Fundamental.

As inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria de Educação (Av. Feliciano Sodré, 1083/2º andar – Várzea), no horário de 8h às 18h. Não será cobrada taxa de inscrição. Os interessados devem ter curso superior completo, com licenciatura em Língua Portuguesa e Geografia. O salário é de R$ 1.930,17 para jornada de 16 horas semanais. A seleção dos candidatos constará de análise de currículo e prova de títulos, bem como de experiência profissional devidamente comprovada. 

O resultado do processo seletivo simplificado será divulgado no dia 3 de julho, e o recurso, quando necessário, deverá ser apresentado no dia útil seguinte à divulgação do resultado final. A admissão do candidato aprovado será imediata, com contratação por seis meses, podendo ser prorrogada por igual período.

Documentos

O candidato deverá entregar no local de inscrição os seguintes documentos:
  • Currículo profissional;
  • Declaração de acumulação lícita de cargos, empregos ou funções públicas (formulário a ser preenchido no local de inscrição);
  • Comprovante de escolaridade (original e cópia de todos os títulos);
  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Declaração de Regularidade do CPF junto a Receita Federal;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Título eleitoral e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;
  • Cópia do PIS/PASEP;
  • Cópia da certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • Cópia do certificado de reservista, somente para o sexo masculino.
O candidato que não atender a solicitação acima terá sua inscrição CANCELADA, sendo ELIMINADO do processo seletivo simplificado.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sine Teresópolis oferece 32 oportunidades de emprego

Teresópolis RJ
Sine Teresópolis oferece 32 oportunidades de emprego

Teresópolis, 25 de junho de 2013 – O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 32 vagas disponíveis para 15 funções, entre elas, técnico em segurança do trabalho, motoboy, garçom, caseiro e zelador. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento.

O SINE (Sistema Nacional de Emprego) é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da SeTrab/RJ – Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e a Prefeitura de Teresópolis.

O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o estado, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar os Programas de Geração de Emprego, de Trabalho e Renda (Proger) e os de capacitação profissional.

Empresas podem disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do SINE e banco de empregos de Teresópolis que fica na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42 - Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone informações é (21) 2641-0357.

Garçom
 5
Auxiliar de linha de produção
8
Instalador de antenas de TV
1
Promotor de vendas
1
Motoboy
4
Atendente de balcão
      1
Técnico em Segurança do Trabalho
      1
Caseiro
4
Tecnólogo em eletrônica
1
Promotor de vendas
1
Barman
1
Cozinheiro
1
Eletricista auxiliar
1
Zelador
1
Empregado doméstico
1



















Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretaria de Saúde realiza ação integrada no Caleme em Teresópolis

 Agente coleta água de caixa d’água destampada e em uso para verificar existência de foco do mosquito Aedes aegypti
Saúde realiza ação integrada no Caleme

Bairro recebeu desratização, vacinação contra a raiva animal e combate à dengue

Teresópolis, 25 de junho de 2013 – O Caleme, na zona urbana, foi o bairro atendido nesta terça, 25, com mais uma ação integrada realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é reunir agentes de vários setores e intensificar o combate aos principais problemas ambientais que causam agravos à saúde da população, mobilizando e orientando os moradores quanto às medidas de prevenção. A ação reuniu as equipes dos Programas Vigiágua, de Combate à Dengue, de Combate a Roedores e de Vacinação Antirrábica, todos vinculados à Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde.

Visitas domiciliares para localização de caixas d’água destampadas e identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, distribuição de hipoclorito de sódio para desinfecção da água consumida pelos moradores, colocação de raticidas em pontos estratégicos, como margens de rios, para combater roedores, além de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal e informações sobre o descarte adequado do lixo foram os serviços disponibilizados aos moradores.

Estudante do oitavo período do curso de Medicina Veterinária do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Silvana Luz, que mora no Caleme, participou da ação como voluntária. “É uma iniciativa super válida. Acho que a associação de moradores poderia se unir à ação para trazer mais melhorias para o bairro. Também acho que a conscientização deve ser reforçada, para que os moradores passem a tomar certos cuidados no seu dia a dia”, opinou.
Agente do Programa de Combate a Roedores espalha iscas de raticidas no Caleme
Durante o trabalho de campo, os agentes do Programa de Combate à Dengue visitaram algumas casas onde foram localizadas caixas d’água destampadas ou cobertas de forma improvisada. Os proprietários foram orientados a limpar os reservatórios para evitar focos de mosquito e ter água adequada para o consumo. Eles também foram informados que a Secretaria de Saúde distribui capas protetoras de poliéster, basta procurar a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, na Tijuca. “Bom para prevenir problemas de saúde no futuro”, disse Elisiene da Silva Lima, moradora da Servidão Durval Machado.

Também nesta terça, 25, o Caleme, um dos bairros atingidos pela tragédia de janeiro de 2011, recebeu a visita da equipe técnica da Prefeitura que está percorrendo todas as áreas afetadas pela catástrofe natural no município. Formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, de Desenvolvimento Social e de Planejamento, o grupo percorreu a comunidade para fazer um levantamento das casas demarcadas e que ainda não foram demolidas, das pessoas cujas casas foram demolidas e que já foram indenizadas pelo Governo do Estado, bem como das famílias vitimadas pelo temporal e que ainda não recebem aluguel social.
Integrantes do Programa de Combate à Dengue esvazia e vira uma caixa d’água para evitar acúmulo de água e proliferação de mosquitoIntegrantes do Programa de Combate à Dengue esvazia e vira uma caixa d’água para evitar acúmulo de água e proliferação de mosquito
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Estudantes do UNIFESO vão participar de projeto ambiental de Teresópolis

UNIFESO Clipping
Estudantes do UNIFESO vão participar de projeto ambiental de Teresópolis


Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram convidados a participar de um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (SMMADC) de Teresópolis conhecido como Núcleos de Meio Ambiente (NUMA). Este projeto tem como objetivo formar agentes comunitários ambientais que atuarão em seu bairro de origem, capacitando os moradores para separação do lixo e outras atividades.

Mas antes de colocar a mão na massa os estudantes vão ter que fazer um curso de capacitação para agentes ambientais comunitários voluntários que será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do município, ainda sem data definida. O curso de Agente Ambiental Comunitário tem por finalidade propiciar a participação voluntária em atividades de educação ambiental, orientando os participantes sobre como podem atuar na busca de alternativas viáveis para a conservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais. O agente será preparado para identificar e denunciar, na comunidade onde mora, questões como desmatamento, construções em áreas de preservação, focos de incêndio e descarte inadequado de lixo, entre outras situações. A aplicação das penalidades aos infratores cabe à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Câmara de Teresópolis recebe laudo sobre a interdição feita pela Defesa Civil

Foto Câmara Municipal de Teresópolis - arquivo
Câmara de Teresópolis recebe laudo sobre a interdição feita pela Defesa Civil

A Câmara Municipal de Teresópolis recebeu, na tarde desta terça-feira, 25.06, o Registro de Ocorrência e o Termo de Interdição enviados pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o parecer da equipe de engenharia e técnica do órgão, “após análise visual ficou constatada a existência de indícios de ameaça à integridade física de pessoas e bens.” O laudo especifica “danos estruturais na parte posterior da edificação e no corredor anexo (lateral esquerda), a presença de rachaduras e deslocamento de paredes e pisos.”

As áreas demarcadas indicam, no primeiro piso, as salas dos vereadores Dr. Carlão, Dr. Habib e Maurício Lopes, além da Ouvidoria, Imprensa e Almoxarifado. As salas da Administração da Câmara e a cozinha, localizadas no segundo pavimento, também foram interditadas.

A Defesa Civil recomenda providências para desocupação e restrição à circulação nas áreas identificadas. O laudo propõe um estudo técnico do local para, através de uma análise mais criteriosa, encontrar uma solução e sanar os motivos da interdição.

O parecer técnico libera o restante do prédio e afirma não ter sido identificado sinal de comprometimento estrutural no restante da edificação. Portanto, hoje haverá Sessão Legislativa, às 19h.

Foto;Jeferson Hermida (arquivo)
Texto:Karina Martins
Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Sesc Teresópolis - Clube do Blues convida Cecelo Frony

Sesc Teresópolis apresenta:
28/06/13(sex)-21h-Clube do Blues convida Cecelo Frony
Sesc Teresópolis - Clube do Blues convida Cecelo Frony

Fonte:Sesc Teresópolis

segunda-feira, 24 de junho de 2013

3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis acontece 26 de junho de 2013 na Casa de Cultura Adolpho Bloch

3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis
3ª Conferência Municipal de Cultura nesta quarta

Teresópolis, 24 de junho de 2013 - Tudo pronto para a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Teresópolis, que acontece nesta quarta-feira, 26 de junho, das 8h30 às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento tem como objetivo concluir a definição das políticas públicas a serem adotadas para a área cultural em Teresópolis, e conclui a criação do CPF (Conselho, Plano e Fundo) da Cultura de Teresópolis, o que vai viabilizar o repasse de recursos para o desenvolvimento do setor, permitindo inclusive o repasse direto fundo a fundo. 

“É uma das últimas etapas para definir os caminhos no âmbito cultural de Teresópolis pelos próximos 10 anos. É a conclusão de um amplo trabalho, iniciado em 2009 com a participação da sociedade e que, sem dúvida, trará inúmeros benefícios para o setor cultural do município”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Com um dia inteiro de atividades, a conferência terá a participação de representantes de instituições culturais e educacionais, de associações, de organizações não-governamentais, do poder público e da sociedade civil. Estão confirmadas as presenças de Delmar Duarte, coordenador do Sistema Estadual de Cultura, e Marcello Velloso, representante da Regional do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na programação, estão previstas mesa redonda, discussões em grupos de trabalho e apresentações de entidades culturais, nas esferas municipal, regional, estadual e federal, incluindo abordagem da Secretaria de Cultura. Aprovado por unanimidade na última semana, o Plano Municipal de Cultura terá seu texto apresentado no evento.

Em termos de debate, serão abordados os eixos temáticos que compõem a 3ª Conferência Nacional de Cultura, prevista para novembro deste ano, tendo como tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. São eles: I - Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; III - Cidadania e Direitos Culturais; e IV - Cultura como Desenvolvimento Sustentável. Ainda durante o evento, serão eleitos os delegados municipais que representarão Teresópolis durante a Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada agora em julho. A 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis tem apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Estadual de Cultura.

As inscrições para a 3ª Conferência de Cultura de Teresópolis serão realizadas na própria quarta, 26 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), no período de 8h30 às 9h30.
 “A conferência é uma oportunidade para a manifestação dos interessados pela Cultura no município”, lembra o secretário Wanderley Peres

FOTO – Crédito Divulgação
Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis