Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Encontro de Folia de Reis neste fim de semana em Teresópolis

Teresópolis RJ
Encontro de Folia de Reis neste fim de semana

Teresópolis, 10 de janeiro de 2014 - Neste domingo, dia 12 de janeiro, será realizado a partir das 14h, no entorno da Casa de Cultura Adolpho Bloch, na Praça Juscelino Kubitschek, em Araras, o Encontro de Folias de Reis 2014. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento vai reunir quatro folias de reis, de Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim, que irão mostrar ao público esta importante tradição histórica, que mistura arte, cultura e fé.

Para a realização do Encontro de Folias de Reis, a Secretaria de Cultura está preparando uma estrutura exclusiva, que conta com tenda especial na área externa da casa, onde ficará montado o presépio. É ali, ao lado da imagem do Menino Jesus e dos Reis Magos, que as folias farão suas apresentações, entoando louvores, após a chegada à Praça Juscelino Kubitschek através de cortejo.

Será a primeira vez que as folias se apresentam na Praça Juscelino Kubitschek, espaço revelado como ideal para apresentações artísticas após a realização do Festival de Cultura Popular, em agosto do ano passado. E, pela primeira vez, também, as folias farão cortejo antes das apresentações, passando pelas ruas dos bairros Beira Linha e pela Rua São Francisco, comunidades vizinhas da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Participarão do evento: Folia de Reis Estrela Guia, de Cruzeiro (Mestre Reginaldo), e Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas (Mestre Viscondinho), representando Teresópolis, além das convidadas Folia de Reis São Cristóvão, de Nova Friburgo (Mestre Horizonti), e Folia de Reis Estrela do Oriente, de Guapimirim (Mestre Joãozinho).

“Depois de alguns anos em esquecimento, conseguimos, em 2010, a mobilização necessária para resgatar as Folias de Reis. Em 2011, tivemos um grande festival, reunindo mais de 20 folias. Agora, estamos novamente preparando um encontro, valorizando esta extraordinária tradição. Teresópolis já teve cerca de oito folias, e hoje conta com duas, agremiações que contam permanentemente com nosso apoio para a continuidade das suas apresentações. Manifestação artística e religiosa tão antiga, as folias merecem todo o nosso estímulo e fomento por conta de tamanha importância em nossa história”, comenta o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário